domingo, 22 de março de 2009

Segundo lugar assegura a liderança do ranking

Depois de dois títulos, Talita e Maria Elisa acabaram conhecendo sua primeira derrota na temporada na final da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Jogando contra suas ex-parceiras Renata/Val – adversárias também das duas primeiras finais do ano – a dupla foi derrotada por dois sets a um, mas se manteve como líder do ranking brasileiro.

Com um início arrasador de partida Talita e Maria Elisa não deram chance as adversárias e abriram de cara 4-0. Com um bom saque e firmes na defesa as líderes do ranking não tiveram dificuldade em fechar a primeira parcial por 18-11.

No set seguinte tudo parecia se encaminhar para a terceira vitória consecutiva, quando Talita/Maria Elisa tiveram com o placar favorável em 17-14. Mas, após dois erros não forçados da dupla elas viram as adversárias empatar em 17, quando um ataque de Talita na diagonal colocou a sua dupla novamente em vantagem. A bola seguinte foi uma das mais polêmicas da etapa: Depois de encerrar o jogo em um ataque pra fora de Val, o árbitro voltou atrás e deu toque na rede de Talita. Aproveitando o momento, Val fez dois pontos seguidos e levou o jogo ao set desempate (21-19).

O tie-break seguiu equilibrado com os dois times se alternando com a vantagem no placar. Após o empate em 12 pontos, dois contra-ataques de Val deram ao seu time a vantagem (14-12). Administrando o placar Renata/Val venceram o jogo em 15-13.

“- Estivemos com o placar favorável pra gente fechar o jogo e não conseguimos. Vôlei é um esporte de oportunidades. Elas (Renata/Val) conseguiram aproveitar melhor as delas”, analisou o técnico Abel Martins ao término do jogo. Para ele o saque de Val fez a diferença. Talita acredita que sua dupla pecou justamente nesse fundamento: “- Hoje não conseguimos sacar tão bem, isso fez a diferença”.

A próxima etapa do circuito nacional ocorre entre os dias 01 e 05 de abril na cidade paulista de São José dos Campos.

sábado, 21 de março de 2009

Pela terceira vez Talita e Maria Elisa enfrentam ex-parceiras na final

Assim como nas duas primeiras etapas, a final feminina do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá na decisão o confronto de ex-parceiras. Talita/Maria Elisa e Renata/Val se classificaram para a terceira decisão consecutiva ao vencerem nessa tarde de sábado as semifinais da etapa de Curitiba.

As primeiras a entrar em quadra foram Talita e Maria Elisa. Jogando na quadra central da arena montada no Parque Barigui elas venceram as irmãs Maria Clara/Carol – mesmas adversárias da semifinal da etapa anterior.

No início do jogo as líderes do ranking brasileiro pareciam que iam dominar por completo a partida, mas uma seqüência de pontos das rivais cariocas fez o placar sair de 17-13 para 17-16. Mesmo assim, Talita e Maria Elisa souberam manter a calma e fecharam em 18-16. Já no set seguinte o jogo teve um ar dramático. Depois de saírem perdendo de 4-1, Talita/Maria Elisa viraram a partida em 14-13. A partir de então a parcial seguiu equilibrada, com os dois times tendo seguidas chances de vencer o set. No final, vitória das campeãs das duas primeiras etapas do circuito por 30-27.

“- Os dois times jogaram muito bem, por isso o equilíbrio da partida. O ponto positivo dessa nossa vitória foi a calma que mantivemos mesmo com a pressão de seguidos set points contra”, analisou Talita. Já sua parceira, Maria Elisa, destacou o saque como ponto forte do seu time no jogo: “- Os saques, tanto os meus quanto os da Talita, surtiram efeito. Esse fundamento fez a diferença no final do set”.

Dupla garante vaga na semifinal em Curitiba

Após vencerem seus dois primeiros jogos da etapa paranaense do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Talita e Maria Elisa voltaram no início dessa tarde à quadra central da arena montada no Parque Barigui e garantiram a classificação à semifinal.

Assim como nos jogos de sexta-feira, as líderes do ranking brasileiro venceram mais um jogo sem perder um set. Jogando contra Bárbara Seixas/Neide, a dupla teve maior dificuldade no primeiro set – vencido por 18-15 – mas após uma segunda parcial mais tranqüila conseguiu a classificação a fase semifinal do torneio.

O início da partida foi bastante equilibrado, e as adversárias chegaram a estar na frente do placar em 11-10. Mas, um ace de Maria Elisa, na linha, colocou a sua dupla na dianteira do placar (13-12). A partir daí o domínio foi todo de sua equipe que fechou o primeiro set em um ataque curto de Talita.

A parcial seguinte, porém, foi diferente. Com a vantagem de um ponto antes mesmo de começar a disputa em quadra – graças a um cartão vermelho dado ao técnico adversário – Talita e Maria Elisa dominaram todo o set. Com um volume de jogo melhor não deram chance as adversárias e fecharam em 18-10.

O resultado deu a vaga na semifinal da etapa à dupla, que pela segunda vez nessa temporada irá enfrentar as irmãs Maria Clara/Carol nessa fase da competição. Na etapa anterior, disputada no Rio Grande do Sul, a vitória foi de Talita e Maria Elisa (2x1 – 18-20/18-13/15-13).

sexta-feira, 20 de março de 2009

Talita e Maria Elisa passam ao segundo dia sem perder um set

Um começo de etapa impecável. Com duas vitórias, e sem perder um set, Talita e Maria Elisa se classificaram para as quartas-de-final da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que está sendo disputada em Curitiba (PR).

Na primeira partida do dia a dupla líder do ranking brasileiro venceu Julia/Mirlena, com parciais de 18-12 e 18-10. Dominando o jogo desde o início, Talita/Maria Elisa só tiveram em desvantagem no placar no início do segundo set, quando após um erro de recepção de Talita as adversárias abriram 3-1. Na disputa de bola seguinte, um novo erro de recepção da sul-mato-grossense parecia que ia ampliar a vantagem das oponentes. Mas, com uma levantada recuperada na lateral da quadra de Maria Elisa, Talita soltou o braço e marcou um ponto que parecia perdido. A partir daí a reação das vencedoras não deu mais chances as adversárias.

“- Essa dupla (Julia/Mirlena) tem o ponto forte no saque. Por isso, era natural que em parte do jogo isso contasse a favor delas. Mas, o bom é que soubemos reverter essa situação e ganhar a partida”, analisou o técnico Abel Martins sobre o primeiro jogo.

Ainda na quadra central, Talita e Maria Elisa voltaram para a segunda partida do dia. Jogando contra Shaylyn/Fabi elas tiveram uma das melhores apresentações da dupla, que se juntou apenas no início desse ano. Contado com o bom saque de Maria Elisa e com Talita inspirada no bloqueio – foram seis pontos dela nesse fundamento na partida – elas garantiram a vaga antecipada as quartas-de-final com mais uma vitória por dois sets a zero (18-11 e 18-10).

“- Foi um jogo muito bom. Nós jogamos bem, mas o mais importante é que a Shaylyn e a Fabi também fizeram uma ótima partida. Era um jogo complicado pra segunda rodada do torneio, mas conseguimos sair com uma boa vitória”, comentou Abel.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Talita e Maria Elisa vão a Curitiba tentando prolongar marca inédita

Juntas desde janeiro deste ano, Talita e Maria Elisa já fazem história no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Pela primeira vez em 16 edições femininas do torneio, uma nova dupla conquista as duas primeiras etapas. As atletas foram campeãs em Balneário Camboriú (SC) e Santa Maria (RS), batendo nas duas finais, coincidentemente, as antigas parceiras Renata e Val.

Os títulos logo no início deste novo ciclo não poderiam deixar de animar as jogadoras. No entanto, sabendo que ainda há muito pela frente, elas preferem não considerá-los um feito histórico.

“- Esse ano houve muitas mudanças de duplas, então o equilíbrio acabou sendo maior. As duas primeiras finais foram disputadas por quatro jogadoras de alto nível individualmente, acho que isso fez a diferença para os bons resultados. Mas todos os times novos ainda estão buscando um melhor entrosamento e ainda é cedo para dizer se deram certo”, diz Talita.

A partir da etapa de Curitiba (PR), que começa nesta quinta-feira (19/03) e vai até o próximo domingo (22/03), Talita e Maria Elisa terão mais uma concorrência de peso para superar e, assim, prolongar a marca inédita. Juliana, parceira oficial de Larissa, está recuperada de uma grave lesão no joelho direito e volta às areias na capital paranaense após oito meses de tratamento.

“- Com certeza será mais uma dupla forte na competição. A Juliana ainda vai precisar recuperar a forma física e o ritmo de jogo, mas, sem dúvidas, ela e a Larissa vão conseguir bons resultados logo. Fico feliz pela volta dela, é uma jogadora guerreira, que já superou duas lesões graves no joelho”, afirma Talita.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Talita e Maria Elisa voltam aos treinos

Depois de vencerem as duas primeiras etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Talita e Maria Elisa ganharam uma espécie de presente do seu técnico Abel Martins e puderam aproveitar o fim-de-semana para visitar as suas famílias.

Como as duas jogadoras não são cariocas, e com a proximidade do início do Circuito Mundial, Abel fez a programação da semana passada com uma folga para que as duas pudessem ir as suas cidades-natal. Talita aproveitou para ir a Aquidauana (MS), onde pode comemorar o aniversário da sua mãe Consuelo. Enquanto isso, Maria Elisa foi para o sul-fluminense onde pode descansar ao lado de seus familiares – em Resende.

Mas, já nessa segunda, a dupla voltou ao ritmo normal no centro de treinamento localizado em Ipanema, visando à preparação para a etapa de Curitiba do circuito nacional. As jogadoras aproveitaram para fazer um balanço do início da parceria. Juntas a menos de três meses elas avaliam de forma positiva esses primeiros dias.

“ – Os resultados das duas primeiras etapas nos mostram que estamos no caminho certo”, analisou Maria Elisa que teve que se adaptar ao trabalho desenvolvido pela sua nova comissão técnica. Mas um possível favoritismo da dupla para a próxima etapa é descartado pela jogadora: “ – Ainda temos muito a melhorar. Da primeira para a segunda (etapa) já houve uma melhora importante, mas não podemos achar que já chegamos ao máximo”.

Para Talita o resultado é reflexo do bom relacionamento com sua nova parceira: “ – Estamos nos adaptando bem. Sempre fomos amigas e isso ajuda”. Para Curitiba a sul-mato-grossense acredita em uma etapa mais equilibrada ainda: “ – A volta da Juliana vai deixar as coisas ainda mais emboladas. Não há dupla favorita ao título”.

- Início arrasador empolga, mas jogadoras mantêm pés no chão.

“ – Ganhar assim logo na estréia é bom porque da moral. Mas sabemos que ainda precisamos melhorar muito, principalmente por conta do mundial”.

É com esse pensamento que Talita acredita que sua dupla poderá render ainda mais do que nesses dois primeiros desafios da temporada. A falta de entrosamento, natural para um time recém-formado, parece não ter atrapalhado na conquista dos títulos. Mas, mesmo assim as jogadoras sabem que esse aspecto é um dos que mais precisa ser ajustado.

“ – Na primeira etapa cometemos erros bobos por conta do entrosamento. Ganhamos a etapa pelo talento individual de cada uma de nós. Já na segunda eu acredito que o título veio como equipe”, analisou Maria Elisa. Para ela, essas primeiras etapas juntas são um excelente treino para o desafio maior que serão as disputas internacionais.

domingo, 8 de março de 2009

Invictas, Talita e Maria Elisa ganham mais uma etapa

Quando se juntaram, no início dessa temporada, Talita e Maria Elisa não imaginavam que a nova parceria fosse render bons resultados tão cedo. Mas, passadas duas disputas do circuito brasileiro, a nova parceria já colhe frutos impressionantes: dois títulos.

O último foi conquistado nessa manhã, em Santa Maria – Rio Grande do Sul. Em mais uma final contra suas ex-parceiras - Renata/Val – as líderes do ranking brasileiro fecharam a etapa com uma vitória por dois sets a zero. Apesar do placar a disputa no dia internacional da mulher foi emocionante.

“ – Precisei de um pouco mais de tempo pra entrar no ritmo do jogo”, analisou Talita sobre o começo da partida, quando sua dupla chegou a estar perdendo o primeiro set por 8-3. Mas, com a parceira Maria Elisa firme na defesa, logo as campeãs conseguiram reverter a vantagem e fechar a primeira parcial em 20-18. “ – A Maria Elisa me ajudou muito, esse é o espírito de uma parceria”.

Já no segundo set o domínio veio desde o início. Com o placar de 18-14 a dupla fechou o jogo e garantiu o título da segunda etapa. Com o resultado, além de se manterem na dianteira do ranking brasileiro a dupla chega a marca de 10 jogos oficias juntas sem derrotas (ao todo elas só perderam dois sets – um em cada etapa do circuito brasileiro).

“ – Os resultados dessas duas primeiras etapas foram os melhores possíveis. Esses títulos nos dão confiança para acreditar que o trabalho está sendo bem-feito”, comemora Maria Elisa. Mas, apesar do retrospecto favorável ela acredita que ainda há ajustes a serem feitos: “ – Já evoluímos da primeira etapa pra essa, principalmente no entrosamento, mas ainda há muito que melhorar”.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Invencibilidade garante primeiro lugar do grupo

Apesar do susto no primeiro jogo, quando venceram as duas parciais com a vantagem mínima, Maria Elisa/Talita ganharam os dois jogos de hoje na segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, e garantiram assim a primeira colocação do grupo A. O resultado classificou, ainda, a dupla campeã da etapa de Santa Catarina para as quartas-de-final do torneio, que essa semana está sendo disputado em Santa Maria (RS).

Na estréia elas tiveram pela frente as indicadas pela federação local. E, empurradas pela torcida, Leize/Josi fizeram jogo duro contra as líderes do ranking brasileiro (2x0 – 20-18/19-17). Para a sul-mato-grossense Talita o placar não foi incomum por considerar as adversárias uma dupla forte – Na sequência as catarinenses venceram Taiana/Elize Maia por dois sets a um.

“ – Elas vieram com tudo. Essas duplas que são indicadas não tem nada a perder em quadra e por isso jogam mais soltas”, analisou a atleta.

Já na segunda partida do dia a história foi diferente. Com uma atuação impecável de Maria Elisa no saque e nos contra-ataques, a vitória veio com mais facilidade: parciais de 18-08 e 18-12. Para Talita esse jogo foi a melhor atuação do time que se juntou no início dessa temporada.

“ – Na primeira etapa estávamos errando por falta de entrosamento umas bolas. O normal é que isso vá melhorando aos poucos”.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Talita e Maria Elisa buscam evolução

O título conquistado logo na primeira competição como dupla oficial - a etapa de Balneário Camboriú (SC) do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia - animou, mas não iludiu Talita e Maria Elisa. Juntas há quase dois meses, as atletas, primeiras colocadas no ranking nacional, ainda buscam um melhor entrosamento e sabem que terão de superar muitas dificuldades, além de manter os pés no chão, para que as conquistas passem a ser mais frequentes.

“- Não podemos pensar que esse primeiro título já coloca a gente lá em cima. É mais difícil manter um bom resultado do que conquistá-lo, pois a cobrança e a responsabilidade aumentam muito. Estamos com os pés no chão, todo mundo está querendo mais e essa conquista na primeira etapa só mostrou que estamos no caminho certo”, declara Maria Elisa, que aproveita para destacar a sua evolução nos primeiros meses com a nova equipe.

“- Eu me adaptei rápido ao trabalho da minha nova comissão técnica, me identifiquei muito com o sistema de treinamento e a maneira como todos pensam. Melhorei um pouco em tudo, pois eles eram meus adversários, sabiam os meus pontos fracos, trabalharam em cima deles e mostraram que eu poderia fazer melhor”.

O técnico da dupla, Abel Martins, também segue um discurso cauteloso após o título em Balneário Camboriú. Entretanto, ele não deixa de acreditar em um bom resultado na segunda etapa do Circuito Banco do Brasil, em Santa Maria (RS), onde Talita e Maria Elisa estreiam na próxima sexta-feira (06/03).

“- Esse título foi bom porque mostrou que estamos fazendo um bom trabalho, mas não pode mascarar algumas de nossas deficiências. Acredito em um bom resultado agora na segunda etapa, porém não vamos como favoritos, e sim para ficar entre os quatro primeiros, que será sempre o nosso objetivo. Elas tiveram uma adaptação rápida, estão treinando bem e isso tende a melhorar cada vez mais”, afirma Abel.