domingo, 30 de agosto de 2009

Talita e Maria Elisa voltam pra casa com a prata

Finalizando uma temporada de mais de dois meses na Europa - pelo circuito mundial - Talita e Maria Elisa disputaram ontem (29/08) a final da etapa de Haia (Holanda). A dupla, que chega ao Brasil na próxima segunda venceu um dos dois jogos disputados nesse sábado e assegurou, com a conquista da prata, a nona medalha na temporada internacional.

No dia em que Talita completou 27 anos, sua dupla começou vencendo o duelo caseiro contra Ângela/Vivian. A semifinal, que teve 40 minutos de duração, foi vencida por Talita/Maria Elisa com parciais de 21-18 e 21-16. Porém, na decisão pelo ouro e outro duelo contra uma dupla brasileira não obtiveram o mesmo resultado: perderam para Juliana/Larissa por 2x0 (21-16/21-15).

Mesmo derrotadas e com a perda da liderança do ranking mundial para as campeãs na Holanda, Talita e Maria Elisa fizeram um balanço positivo dessa temporada fora de casa.

“Fomos pro Mundial pra ajustar nosso jogo e tentar nos manter entre as três duplas brasileiras que disputam direto o main draw. Depois de dois meses voltamos com resultados acima da nossa expectativa. Por isso, é óbvio, que estamos felizes com o que fizemos até aqui”, analisou a aniversariante Talita.

Mas, as vice-líderes do ranking mundial querem mais pras próximas semanas. Já a partir da próxima sexta-feira (04/09) Talita e Maria Elisa disputam a sexta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, em Belém (PA).

“Estamos em segundo lugar no ranking brasileiro e queremos brigar pelo título. Por isso, mesmo com essa etapa entre duas aqui na Europa – na semana seguinte à Belém a dupla disputa o Aberto de Barcelona - decidimos voltar para lutar por esses pontos importantes”, explicou Maria Elisa.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Talita e Maria Elisa vencem e terão duelo caseiro na semifinal em Haia

As brasileiras Talita e Maria Elisa continuam acumulando vitória na etapa de Haia (Holanda) do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Depois de três triunfos seguidos, sendo a última por desistência do time adversário, a dupla entrou em quadra nesta sexta-feira (28/08) para garantir vaga em sua quarta semifinal consecutiva.

Debaixo de um forte vento, constante nesses dias de torneio na cidade holandesa, Talita e Maria Elisa tiveram a revanche frente às gregas Arvaniti/Tsiartsiani, suas algozes na etapa de Brasília, no último mês de abril. Em trinta e oito minutos, venceram o jogo por dois sets a zero (parciais de 21-18 e 21-17) e se classificaram à semifinal da competição.

“Tivemos um pouco melhor no saque do que elas, mas o que nos deu a vitória foi nosso controle de bola, que com esse vento é fundamental”, analisou o técnico da dupla brasileira, Abel Martins.

Neste sábado (29/08) - dia do aniversário de Talita -, as atuais líderes do ranking mundial terão uma jornada dupla. O primeiro desafio, às 6h (de Brasília), válido pela semifinal, será um duelo caseiro contra Renata/Val ou Ângela/Vivian, que se enfrentam três horas antes, em partida adiada por causa da forte chuva e dos raios que castigaram Haia na noite desta sexta. Superando as compatriotas, Talita espera, na sequência, comemorar os seus 27 anos conquistando o quinto título da temporada internacional.

“Com certeza fazer um jogo antes é ruim por causa do desgaste, mas elas também podem vir embaladas. De qualquer forma, nossa semifinal será muito difícil. Todos os times brasileiros jogam em alto nível e, por isso, precisamos estar 100% para garantir vaga em mais uma final.”, diz Talita.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sem precisar jogar, Talita e Maria Elisa se classificam às quartas-de-final

As líderes do ranking mundial, Talita e Maria Elisa, não precisaram entrar em quadra para garantir a vaga nas quartas-de-final da etapa de Haia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Ao menos para jogar, já que o técnico Abel Martins aproveitou o dia de folga para dar treino às suas jogadoras.

Beneficiadas pela desistência do time norueguês Nila/Ingrid, as brasileiras enfrentam nessa sexta (28/08) as gregas Arvaniti/Tsiartisiani. O jogo, que vale vaga na semifinal da competição, poderá ser uma revanche para Talita/Maria Elisa, já que o único confronto entre as duplas até agora foi o que eliminou as brasileiras da etapa de Brasília.

“As gregas sacam muito bem e, como está ventando aqui, isso se torna uma arma poderosa. Assistimos o jogo contra a Ângela/Vivian e pude observar algumas jogadas”, comentou o técnico Abel Martins.

Por isso mesmo, Abel aproveitou o dia de folga para dar treino. O técnico lançou mão das observações feitas do jogo das adversárias e, durante o treino, focou em fundamentos específicos.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Estreia impecável coloca Talita/Maria Elisa nas oitavas na Holanda

A estreia da dupla líder do ranking mundial, Talita/Maria Elisa, foi sem surpresas. Favoritas nos seus dois jogos, as brasileiras se impuseram em quadra e conquistaram a vaga nas oitavas-de-final da etapa de The Hague (Holanda) do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

O primeiro jogo foi um duelo caseiro. Estreando contra Neide/Bárbara Seixas, Talita e Maria Elisa precisaram de trinta e seis minutos para vencer as adversárias por 2 sets a 0 (parciais de 21-14 e 21-11), além do forte vento que chegou à arena no momento do jogo. Na sequência, conseguiram a quarta vitória na temporada sobre as belgas Van-Breedam/Mouha, também por 2 a 0 (21-18/21-15), mantendo a invencibilidade no confronto entre as duplas.

“Jogamos bem as duas partidas. Mesmo no início do segundo jogo, quando erramos algumas viradas de bola, mantivemos a calma e conseguimos virar o placar”, analisou Maria Elisa.

Para chegas às semifinais e seguir na disputa do título da etapa sem precisar da repescagem, Talita e Maria Elisa esperam terminar a próxima quinta-feira (27/08) com mais duas vitórias. O primeiro desafio será contra as norueguesas Nila/Ingrid, contra quem venceram os três jogos disputados até agora.

“Espero manter essa invencibilidade, assim como fizemos hoje. Mas todo jogo no Circuito Mundial é sempre um desafio, e precisamos nos manter focadas”, completa Maria Elisa.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Talita busca o ouro na Holanda como presente de aniversário

No próximo sábado (29/08), a cidade de The Hague, famosa por sediar o Tribunal Internacional de Crimes de Guerra, irá conhecer a primeira dupla feminina campeã de uma etapa na Holanda do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Para uma jogadora brasileira, porém, ganhar esse torneio pode ser ainda mais especial por outro motivo. É que a sul-mato-grossense Talita Antunes estará completando 27 anos exatamente no dia da decisão feminina.

“Ganhar é sempre bom, não importa o dia. Mas é claro que se puder começar meu aniversário com um título será ainda mais especial”, comenta a jogadora.

No entanto, para alcançar a decisão e poder lutar pelo título, Talita e sua parceira, Maria Elisa, terão que vencer no mínimo cinco jogos. A estreia acontece nesta quarta-feira (26/08), contra as compatriotas Neide e Bárbara Seixas, às 10h (de Brasília). Apesar de o time adversário ter vindo do qualifying, e do histórico do confronto ser totalmente favorável (duas vitórias em dois confrontos), as líderes do ranking mundial esperam uma partida equilibrada.

“É uma dupla nova, mas que já tem bons resultados. Nesse torneio, venceram duas duplas brasileiras fortes no country-quota e passaram bem pelo qualifying. Certamente vai ser um jogo duro, como sempre é entre brasileiras”, completa Talita.

domingo, 23 de agosto de 2009

Talita e Maria Elisa se recuperam e conquistam o bronze em Aland

Depois da decepção com a derrota de sexta-feira (21/08) na semifinal para Ross/Kessy, Talita e Maria Elisa se recuperaram e conquistaram a medalha de bronze da etapa da Finlândia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A oitava medalha na temporada internacional veio com a vitória sobre as compatriotas Ana Paula/Shelda.

Dominando a partida, a dupla Talita/Maria Elisa não teve dificuldades em conquistar a terceira vitória no histórico do confronto contra as compatriotas. Mantendo a invencibilidade contra as atuais campeãs do circuito mundial, precisaram de quarenta e dois minutos para garantir o bronze com a vitória por dois sets a zero – parciais de 21-15 e 21-18.

“Ontem erramos muitas viradas de bola. Hoje, conseguimos manter o ritmo que estávamos tendo no torneio e vencemos”, analisou Talita Antunes. Para a jogadora a vitória sobre Ana Paula e Shelda foi um resultado positivo: “Ganhar de uma dupla brasileira é sempre complicado, porque nos conhecemos muito. E, além disso, essa vitória nos deu mais uma medalha”.

O resultado garantiu à dupla a 12ª semana na liderança do ranking mundial. Mesmo com o ouro conquistado por Juliana/Larissa – que venceram Ross/Kessy por 2x0 na final – Talita e Maria Elisa continuam na primeira posição do tour mundial com 6.600 pontos.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Talita e Maria Elisa vão brigar pelo bronze na Finlândia

Talita e Maria Elisa perderam hoje (21.08) a invencibilidade que vinham mantendo por onze jogos. A derrota para as campeãs mundiais Ross/Kessy, na semifinal do Aberto de Aland do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, foi a primeira da dupla na cidade finlandesa.

Sem manter o mesmo ritmo que vinha apresentando no torneio – foram quatro vitórias sem perder um set até o jogo de hoje – a dupla Talita/Maria Elisa teve dificuldades contra as americanas. No primeiro set, apesar de empatar em diversos momentos, as brasileiras não conseguiram ficar a frente do placar sendo derrotadas por 21-16. Na parcial seguinte, mesmo com o começo desfavorável (0-6), Talita e Maria Elisa conseguiram reagir e chegaram a estar com apenas um ponto de desvantagem (18-19). Mas, no final nova vitória de Ross/Kessy por 21-18.

Apesar do resultado negativo, a dupla promete entrar amanhã (22/08, às 9h, horário de Brasília) em quadra com a mesma garra de uma disputa final. Para alcançar o terceiro bronze da temporada internacional, Talita e Maria Elisa terão de manter a invencibilidade no confronto contra as compatriotas Ana Paula/Shelda – foram três vitórias por 2x0 até agora.

“Dessa vez temos um dia para nos prepararmos para a disputa do bronze (nas etapas anteriores a semifinal e final foram no mesmo dia). Agora é esquecer esse jogo, corrigir os nossos erros e lutar por esse bronze que é muito importante para a nossa dupla”, analisou Talita.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Com mais duas vitórias, Talita e Maria Elisa estão na semifinal em Aland

Mais um dia perfeito para Talita/Maria Elisa. Assim foi essa quinta-feira (20/08) para as líderes do ranking mundial, que com duas vitórias asseguraram vaga na semifinal da 11ª etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2009, em Aland, na Finlândia.

O dia começou com um triunfo sobre as norte-americanas Akers/Turner por 2 sets a 0 (21-16/21-15), em 35 minutos. Depois, no jogo válido pelas quartas-de-final, Talita e Maria Elisa tiveram um duelo caseiro contra as veteranas Ana Paula e Shelda, e dominaram a partida. Aproveitando bem os contra-ataques, precisaram de 34 minutos para garantir vaga na semifinal com outra vitória por 2 sets a 0 (21-13/21-14).

“Jogamos bem as duas partidas. Conseguimos melhorar nosso aproveitamento de contra-ataque nessa etapa e isso vem nos ajudando muito a conquistar cada vitória”, afirmou Talita.

Prova disso é que Talita/Maria Elisa é a única dupla que não perdeu nenhum set no torneio finlandês. Mesmo assim, as jogadoras sabem que terão um duelo duro para garantir vaga na decisão da etapa, nesta sexta-feira (21/08), às 13h (de Brasília). As adversárias saem da repescagem, no jogo entre as alemãs Goller/Ludwig e a dupla vencedora do jogo entre as americanas Akers/Turner e Ross/Kessy.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Talita e Maria Elisa mantêm série invicta e estão nas oitavas na Finlândia

O primeiro dia de disputa da etapa de Aland (Finlândia) do Circuito Mundial de Vôlei de Praia foi tranquilo para Talita e Maria Elisa. Nesta quarta-feira, sem muitas dificuldades, as brasileiras, campeãs em Kristiansand (Noruega) no último fim de semana, conseguiram vencer os seus dois primeiros jogos do torneio por 2 sets a 0.

A primeira partida foi contra a dupla Blundell/Scarlett, da Nova Zelândia, e a vitória veio em 35 minutos com as parciais de 21-16 e 21-17. No jogo seguinte, uma vitória ainda mais fácil. Dominando o jogo com um bom aproveitamento de saque – foram sete aces – Talita e Maria Elisa conquistaram a segunda vitória, em 34 minutos, com as parciais de 21-11 e 21-17.

“É sempre bom começar com vitórias no primeiro dia. Ainda mais sobre o time suíço, que nos venceu na etapa do Brasil”, comentou Talita.

Com esse resultado, a dupla soma agora nove partidas invictas – a última derrota foi na semifinal da etapa de Stare Jablonki (Polônia). Para manter esse aproveitamento, as líderes do ranking mundial esperam passar às quartas-de-final vencendo, nesta quinta-feira (19/08), o confronto contra as norte-americanas Akers/Turners, às 6h (de Brasília).

“Elas são fortes e eficientes no ataque. Por isso, precisamos nos concentrar na nossa virada de bola”, analisou a sul-mato-grossense Talita. No único jogo entre as duas duplas, na semifinal da etapa de Osaka (Japão), vitória das brasileiras por 2 sets a 0, parciais de 21-15 e 21-11.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Liderança do Circuito Mundial não ilude Talita e Maria Elisa

Quando resolveram formar uma nova dupla, Talita e Maria Elisa sabiam que teriam um desafio grande pela frente. Mesmo começando a parceria com resultados positivos - a conquista de duas etapas do Circuito Brasileiro -, as atletas tinham como objetivo para o Circuito Mundial se manter entre as três melhores duplas brasileiras (que garantem acesso direto à fase principal dos torneios). Onze etapas depois, a dupla soma sete pódios, sendo quatro ouros, uma prata e dois bronzes, e lidera o ranking mundial.

Mesmo assim, as jogadoras continuam mantendo o objetivo traçado no começo do ano. Por ser a primeira temporada em que atuam juntas, Talita e Maria Elisa acreditam que 2009 servirá para ajustar o jogo da dupla, e ainda que os resultados obtidos sirvam como estímulo, não podendo mascarar o que precisa ser melhorado.

“Lógico que estamos satisfeitas com os resultados. Porém, o mais importante agora é melhorar a cada jogo”, comenta Talita. A jogadora acredita que buscar esse aprimoramento é fundamental sempre: “O dia que acharmos que está tudo perfeito é quando precisaremos nos esforçar mais para melhorar. Esse é o segredo de quem quer atingir seus objetivos”.

Detectar onde melhorar é mais complicado ainda quando se atinge um resultado tão positivo em pouco tempo. Por isso, o técnico da dupla sempre prefere conversar com as atletas após uma vitória do que em uma derrota.

“Normalmente, quando se perde um jogo fica fácil ver onde erramos. O difícil é na euforia da vitória conseguir enxergar o que precisa ser melhorado. Além disso, depois de uma derrota, sempre se está com a estima baixa, por isso prefiro guardar o que observei e falar em um momento melhor”, explica Abel Martins.

Foi o que aconteceu no treino desta terça-feira (18/08). Depois do título da etapa de Kristiansand (Noruega), no último fim de semana, o técnico cobrou de suas jogadoras um melhor aproveitamento no passe. Para Abel, essa foi a principal falha do seu time, mesmo com a conquista.

“Nessas horas fica mais fácil elas assimilarem o que estou falando, porque não estão chateadas com o resultado”, afirma, fazendo questão de elogiar a compreensão de suas jogadoras: “É necessário ter maturidade para entender cobranças após um ouro”.

Com a estima em alta e as cobranças assimiladas, Talita e Maria Elisa prometem entrar em quadra nesta quarta-feira (19/08) lutando por mais um bom resultado. A dupla disputa nesta semana a etapa de Aland (Finlândia) do Circuito Mundial.

“Nossa dupla sempre entra em uma etapa com o objetivo de disputar as finais, mas sabemos o quanto o Circuito Mundial é disputado. Por isso, nos preocupamos com um jogo de cada vez, e em todos procuramos fazer o nosso melhor”, diz Maria Elisa.

sábado, 15 de agosto de 2009

Talita e Maria Elisa vencem em Kristiansand e ampliam vantagem no ranking mundial

Com seis vitórias em seis jogos, Talita e Maria Elisa conquistaram a etapa de Kristiansand. O ouro na décima primeira etapa do Circuito Mundial – a dupla soma quatro títulos na temporada – assegurou, ainda, à Maria Elisa uma invencibilidade de 12 jogos na cidade norueguesa. Assim como sua parceira Talita, que conquistou o bi-campeonato no início do ano em Xangai, dessa vez Maria Elisa garantiu o segundo título consecutivo – ano passado ela venceu em Kristiansand ao lado de sua ex-parceira Val.

“Eu gosto muito daqui. Me sinto bem e isso traz uma energia boa”, comemorava a bi-campeã Maria Elisa. Para a jogadora a cidade sempre será um lugar especial.

Para chegar ao título, Talita e Maria Elisa precisaram vencer seus dois jogos de hoje. No primeiro, debaixo de chuva, as brasileiras venceram as donas da casa Nila/Ingrid. Com a primeira parcial impecável (Talita/Maria Elisa abriu 04-01 logo no início), as líderes do ranking mundial não tiveram dificuldades em fechar com 21-14. Já no segundo set, depois de estar perdendo por 07-10, as campeãs da etapa norueguesa viraram o placar e fecharam o jogo em um contra-ataque de Maria Elisa (21-19).

Na disputa pelo ouro, o jogo parecia que seria tranqüilo novamente. Mas, depois do primeiro set – quando venceram por 21-14 – Talita e Maria Elisa acabaram perdendo seu primeiro set na competição para as irmãs Schwaiger (21-18). Em um tie-break emocionante, com as duas duplas se alternando a frente do placar, melhor para as brasileiras que fecharam o jogo com 15-12, em um erro de ataque das austríacas.

A conquista solidificou ainda a dupla como líder do ranking mundial. Com os seiscentos pontos conquistados, Talita e Maria Elisa somam agora 6.120 e se mantêm a onze semanas no primeiro lugar do ranking.

“É bom saber que estamos tanto tempo nessa posição, ainda mais no primeiro ano da dupla. Isso serve como motivação, mas nosso principal objetivo essa temporada é ajustar nosso jogo”, comentou Talita.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Talita e Maria Elisa vencem ex-parceiras e estão na semifinal em Kristiansand

Como previu ontem (13/08) Maria Elisa, o jogo contra Renata/Val foi um dos mais disputados da etapa de Kristiansand do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Mas, com sua nova parceira Talita, a jogadora garantiu a vaga na semifinal da competição e, ainda, manteve uma invencibilidade de dez jogos na cidade norueguesa. Ano passado, ao lado de Val, a resendense ganhou a etapa local de forma invicta.

Disputada em trinta e oito minutos, a partida foi bastante equilibrada. Com as parciais de 21-19 e 24-22, as líderes do ranking mundial Talita e Maria Elisa mantiveram o retrospecto na competição e conquistaram a quarta vitória consecutiva sem perder um set.

“O jogo foi bastante disputado. Nos conhecemos muito bem (as adversárias são as ex-parceiras de Talita/Maria Elisa) e isso torna o jogo tenso. Além disso, era uma partida que valia muito: vaga na semifinal e, ainda, escapar do jogo da repescagem contra as vencedoras de Montagnolli/Hansel e Juliana/Larissa”, comentou Maria Elisa.

Satisfeita com o resultado, a jogadora enfrenta amanhã, às 6h30min de Brasília, as donas da casa Nila/Ingrid. Para conquistar o bi-campeonato em Kristiansand, Maria Elisa, ao lado de Talita, precisará vencer os dois jogos desse sábado (15/08). E a jogadora promete brigar pelo título.

“Gosto muito desse lugar. Ganhei aqui minha primeira etapa de Circuito Mundial e isso me traz uma energia boa. O clima da cidade é ótimo e a torcida é animada. Tudo isso me faz crescer em quadra. Espero que amanhã isso também me ajude”, completou.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Kristiansand assistirá duelo entre campeãs de 2008

Campeãs da etapa de Kristiansand em 2008, Maria Elisa e Val tentam chegar nesta sexta-feira, às 9h (de Brasília), ao décimo jogo de invencibilidade na cidade norueguesa. Porém, apenas uma das duas irá atingir essa marca, e ainda se classificar à semifinal da edição de 2009, já que neste ano as ex-parceiras jogam com um novo time. Curiosamente, Maria Elisa joga atualmente com Talita, que tinha como dupla Renata. Essa é exatamente a atual parceira de Val.

Por isso mesmo, o jogo desta sexta-feira promete muitas emoções. Será a sexta vez que as ex-parceiras se enfrentam, e apesar de estar com o histórico do confronto a seu favor (quatro vitórias e uma derrota), Maria Elisa acredita em uma partida bastante equilibrada.

“Qualquer jogo entre brasileiras é sempre complicado porque nos conhecemos muito bem. Esse jogo, então, os dois times se conhecem em detalhes. Temos que entrar concentradas e errar o menos possível”, comentou.

Para chegar às quartas-de-final da etapa de Kristiansand, Maria Elisa e sua atual parceira, Talita, venceram os três jogos anteriores sem perder um set. O último, hoje, foi contra as britânicas Mullin/Dampney (21-17/21-13). Já Renata/Val, apesar da invencibilidade em jogos, acabaram perdendo um set na segunda rodada. Mesmo assim, chegaram à quarta rodada com uma vitória por 2 sets a 0 (21-18/21-17) sobre as italianas Gioria/Momoli.

Quem vencer o duelo brasileiro assegura vaga na semifinal da competição. A dupla derrotada ainda poderá chegar ao final four através da repescagem. Mesmo caso de Juliana/Larissa, que perderam por 2 sets 0 (21-17/21-13) para as irmãs austríacas Schwaiger, e Ângela/Vivian, que avançaram na chave dos perdedores vencendo as holandesas Mooren/Wesselink (2x0 – 21-17/21-13) e as suíças Kuhn/Zumkehr (2x0 – 21-19/21-16).

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Talita e Maria Elisa não dão chance às adversárias e estão nas oitavas-de-final

Líderes do ranking, Talita e Maria Elisa começaram bem a etapa de Kristiansand (Noruega) do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Sem dar chance às adversárias, as brasileiras precisaram de apenas 36 minutos em cada partida para vencer seus primeiros confrontos no torneio, nesta quarta-feira (12/08).

A estreia foi contra as donas da casa Aas/Bjorkesett. Dominando o jogo desde o início, Talita e Maria Elisa atropelaram as norueguesas com o placar de dois sets a zero, parciais de 21-13 e 21-12. Na sequência, outra vitória sem grandes dificuldades, desta vez sobre as suíças Forrer/Schmocker, também por dois a zero – 21/17 e 21-14.

“Jogamos muito bem hoje (quarta-feira). Teoricamente, esses primeiros jogos são fáceis, mas é preciso entrar em quadra e confirmar isso. Já vimos muito time bom sendo surpreendido. Não se ganha jogo antes do apito do juiz”, comentou Talita.

É com esse pensamento que a dupla parte para mais dois jogos nesta quinta-feira (13/08). Só que desta vez as adversárias prometem dar mais trabalho. Nas oitavas-de-final, Talita e Maria Elisa terão pela frente as britânicas Mullin/Dampney, que bateram as brasileiras Vivian/Ângela na segunda rodada. Se vencerem, há a possibilidade de enfrentarem Renata e Val, suas antigas parceiras. Se isso ocorrer, Kristiansand irá ver frente a frente as duas campeãs da etapa em 2008: Maria Elisa e Val.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Maria Elisa busca o bi-campeonato em Kristiansand

A cidade de Kristiansand, na Noruega, terá sempre um lugar reservado no coração de Maria Elisa. Foi lá, ano passado, que a atleta ganhou sua primeira etapa de Circuito Mundial, ainda o lado de Val, sua ex-parceira. Agora, jogando com Talita e com alguns troféus a mais no currículo, a jogadora volta a disputar o torneio e acredita que as boas lembranças do passado sejam a inspiração para um novo sucesso este ano.

“É muito bom chegar a Kristiansand e lembrar o ano passado. Aquela conquista foi emocionante e com certeza servirá de estímulo para esse ano. Gosto da cidade, gosto da torcida, e o evento promete ser muito bacana. Quero sair com outro título, desta vez com outra parceira”, declara a atleta.

Com três etapas do Circuito Mundial conquistadas e na liderança do ranking, Maria Elisa chega a Kristiansand este ano de uma maneira bem diferente de 2008. Se naquela época o principal objetivo era adquirir experiência internacional, agora ela almeja conquistar mais um bom resultado na temporada.

“O meu objetivo mudou. No ano passado, cheguei a Kristiansand apenas para aprender e descobrir como funcionava o Circuito Mundial. Hoje eu quero firmar o que aprendi e continuar tendo bons resultados com a Talita. Isso não quer dizer que eu já saiba tudo, ainda estou aprendendo muito, mas com certeza estou mais madura”, afirma a jogadora.

Sua dupla estreia na etapa de Kristiansand do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2009 nesta quarta-feira (12/08), às 7h (de Brasília), contra as norueguesas Aas/Bjørkesett.

sábado, 8 de agosto de 2009

Talita e Maria Elisa ficam com o bronze em Stare Jablonki

Depois de três etapas afastadas do pódio, Talita e Maria Elisa conquistaram hoje (08/08) a medalha de bronze da etapa de Stare Jablonki do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. O resultado garantiu ainda a liderança do ranking mundial. Talita e Maria Elisa somam 5.520 pontos contra 5.480 de Juliana/Larissa – que ficaram com o ouro na Polônia.

Foi justamente um confronto entre as duas primeiras duplas do ranking que abriu o dia na cidade polonesa. Em jogo válido pela semifinal, Talita e Maria Elisa venceram o primeiro set por 21-14, e estavam vencendo o segundo por 12-08, mas sofreram a virada. Com 21-19 no segundo set e 15-09 no tie-break, Juliana e Larissa venceram o duelo brasileiro e se classificaram à final.

“Ainda não absorvemos o que aconteceu. Um jogo entre as duas duplas é sempre disputado, mas perdemos um jogo que estava em nossas mãos”, comentou Talita.

Mesmo com a derrota, Talita e Maria Elisa souberam reagir para buscar o bronze. Em novo duelo entre brasileiras, as líderes do ranking mundial devolveram a derrota sofrida nas quartas-de-final frente Ânegla/Vivian. Dominando o jogo, a dupla Talita/Maria Elisa não teve dificuldade em fazer 2x0, com parciais de 21-18 e 21-13.

“Tivemos que em menos de uma hora esquecer a semifinal, esquecer a derrota pra elas (Ângela/Vivian) ontem e entrar em quadra pra brigar por essa medalha. Se podemos tirar algo de positivo nesse dia, certamente foi esse nosso poder de recuperação”, destacou a sul-mato-grossense.

O próximo desafio será a partir de quarta-feira em Kristiansand. Essa será a segunda vez que o Circuito Mundial passa pela Noruega. Na primeira, quando Stavanger recebeu a Copa do Mundo, Talita e Maria Elisa ficaram com o bronze. A cidade traz ainda boas lembranças para Maria Elisa, que conquistou lá, no ano passado, o seu primeiro título do Circuito Mundial, ao lado de sua ex-parceira Val.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Talita e Maria Elisa estão na semifinal da etapa da Polônia

O dia foi mais longo do que o esperado para Talita e Maria Elisa. A dupla que lidera o ranking mundial precisou disputar dois jogos nesta sexta-feira (07/08) para conquistar uma vaga na semifinal da etapa de Stare Jablonki (Polônia) do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Na primeira partida do dia, pelas quartas-de-final, Talita e Maria Elisa foram surpreendidas pelas compatriotas Ângela e Vivian. Em 41 minutos, as brasileiras que vieram do qualifying venceram por 2 sets a 0, parciais de 21-18 e 21-17, e asseguraram antecipadamente uma vaga na semifinal.

“Não conseguimos manter o nosso padrão de virada de bola. Elas fizeram um bom jogo e acabamos não conseguindo reverter essa situação desfavorável”, analisou o técnico Abel Martins após o jogo.

Para Talita e Maria Elisa restava, então, disputar a repescagem. E no confronto que definiu outra vaga nas semifinais da etapa polonesa, as brasileiras tiveram pela frente as austríacas Montagnolli e Hansel, suas algozes no Grand Slam de Klagenfurt (Áustria), na semana passada. Porém, desta vez, Talita e Maria Elisa conseguiram impor seu ritmo de jogo, e com duplo 21-15 asseguraram a permanência no torneio.

“As duas duplas jogaram bem, mas estávamos bem ligados na defesa e tivemos maior volume de contra-ataques. Nesse jogo, não erramos as viradas de bola, com isso construímos o placar”, completou o técnico Abel Martins.

Para alcançar a decisão, as atuais líderes do Circuito Mundial terão que vencer o duelo caseiro contra Juliana e Larissa, neste sábado (08/08). No último confronto entre as duplas, na final do Grand Slam de Gstaad (Suíça), vitória de Talita e Maria Elisa por 2 sets a 1.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Duelo brasileiro decidirá vaga na semifinal da Polônia

Talita e Maria Elisa garantiram hoje (06/08) a vaga nas quartas-de-final da etapa polonesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A dupla, líder do ranking mundial, enfrentará agora as brasileiras Ângela/Vivian no jogo válido pelas quartas-de-final da competição.

Para assegurar a terceira vitória consecutiva no torneio, Talita e Maria Elisa precisaram de trinta e nove minutos. Dominando o placar nos dois sets da partida, as brasileiras tiveram um susto no final de cada parcial. No primeiro set, as australianas Palmer e Bawden chegaram a encostar no placar – depois de estar perdendo por 20-16, fizeram 20-19 -, mas a dupla Talita/Maria Elisa fechou com 21-19. No segundo, foram sete match points perdidos, até fechar a partida em 21-17.

“Cometemos alguns erros na virada de bola no final do jogo, talvez pela ansiedade em fechar. Mas, como estávamos com uma boa vantagem (20-11) isso não atrapalhou”, afirmou Maria Elisa. A jogadora creditou ao saque e ao bom volume de defesa a vantagem conquistada.

O próximo desafio será um confronto caseiro. Amanhã (07/08), Talita e Maria Elisa enfrentam Ângela e Vivian, que venceram outro duelo brasileiro – duplo 21x19 sobre Ana Paula/Shelda. Apesar de se conhecerem bem, esse será o primeiro confronto entre os dois times.

“Elas estão vivendo o mesmo que eu vivi ano passado, ao lado da Val (primeiro ano no circuito mundial). Mas, é uma dupla com um bom volume de jogo. Como em todo duelo contra brasileiras, precisamos tomar cuidado. Impor o ritmo da partida e dominar o placar”, analisou Maria Elisa.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Talita e Maria Elisa avançam às oitavas invictas

O primeiro dia de disputa do Aberto de Stare Jablonki do Circuito Mundial de Vôlei de Praia foi tranqüilo para a dupla Talita/Maria Elisa. Líderes do ranking mundial, as brasileiras não tiveram dificuldades em vencer por 2x0 seus dois primeiros jogos da competição.

Na estreia, a dupla enfrentou debaixo de chuva as austríacas Swoboda/Jasper. Em apenas vinte e oito minutos Talita e Maria Elisa fecharam a partida com parciais de 21-14 e 21-15.

Na sequência foi a vez de jogar contra as brasileiras - naturalizadas pela Geórgia - Cris/Andrezza. Apesar de terem dominado o placar desde o início dos dois sets, no primeiro a dupla opositora chegou a virar (18-17), depois de estarem perdendo por três pontos de diferença. Mas o saque de Maria Elisa fez a diferença e sua dupla fechou em 21-19. Na parcial seguinte, vitória mais tranqüila (21-17).

“Jogamos bem os dois jogos. Nosso saque foi importante, principalmente no segundo jogo, quando Cris e Andrezza conseguiram virar o placar”, analisou o técnico Abel Martins.

Para ele, essa será a chave do sucesso para a próxima partida (amanhã, 06/08, às 8h, horário de Brasília). As próximas adversárias serão Palmer/Bawden, uma dupla nova da Austrália.

“Elas irão entrar em quadra sem pressão. Por isso, assim como hoje, temos de fazer prevalecer o nosso jogo. Nos impor em quadra e ditar o ritmo da partida”, completou Abel.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Missão: Retorno ao pódio

Depois da estreia em Brasília, quando ficaram em décimo terceiro lugar, Talita e Maria Elisa tiveram uma sequência impressionante de cinco pódios seguidos no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, incluindo três medalhas de ouro, levando-as à liderança do ranking. Porém, nas últimas três competições, as brasileiras não conseguiram ficar entre as três primeiras colocadas, e a partir desta quarta-feira (05/08), terão a chance de acabar com esse jejum na etapa de Stare Jablonki, na Polônia.

“Tivemos uma sequência boa, e ficar fora do pódio nunca é bom. Mas sabemos também que um quarto lugar e ficar duas vezes em quinto não chega a ser um desempenho ruim. Lógico que queremos voltar a ganhar uma medalha, e sabemos que nosso time pode render mais”, comenta Talita.

Mesmo valendo menos pontos que os Grand Slams, a etapa polonesa será essencial para a dupla manter a primeira posição no ranking mundial. Com 5.040 pontos, Talita e Maria Elisa estão 160 a frente das compatriotas Juliana/Larissa. Já as parcerias que ocupam o terceiro e o quarto lugar, respectivamente as norte-americanas Ross/Kessy e as alemãs Goller/Ludwig, não irão participar dessa etapa, o que irá aumentar a distância das brasileiras.

“As americanas não jogam todas as etapas do mundial porque tem o circuito doméstico, que é muito forte. Já as europeias escolhem algumas etapas para voltar para casa e treinar. Nós, brasileiros, é que acabamos optando por jogar tudo, até por já estarmos longe”, explica Talita.

A estreia de Talita/Maria Elisa na etapa de Stare Jablonki será às 8h (horário de Brasília), contra as austríacas Jasbar/Swoboda. Se vencerem, enfrentam na sequência as vencedoras do confronto entre Cris/Andrezza, brasileiras que representam a Geórgia no Circuito Mundial, e as alemãs Lehmann/Sude.