sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

TALITA E MARIA ELISA VENCEM DUAS E ESTÃO NAS QUARTAS-DE-FINAL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Foi mais difícil do que o esperado, mas Talita e Maria Elisa ganharam as duas primeiras partidas em São José dos Campos (SP) e avançaram às quartas-de-final da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Em busca do primeiro título da dupla na temporada – foram vice-campeãs nas duas primeiras etapas do ano – as atuais campeãs brasileiras precisaram disputar seis sets nesta sexta-feira.

No primeiro duelo do dia, Talita e Maria Elisa saíram na frente (18-11, no primeiro set). Em uma marcação equivocada da arbitragem, marcando dois toques de Talita, Bruna e Chell fecharam em (16 -18). No tie-break, as jogadoras que defendem o título nacional não tiveram dificuldades (15 – 07), placar final 2 a 1.

A segunda vitória também foi por 2 sets a 1, mas desta vez de virada. Irreconhecível no primeiro set, Talita/MariaElisa foi facilmente derrotada por Neide/Érica Freitas (12-18). Mas, a recém empossada Rainha da Praia – Maria Elisa – alterou o estilo do saque e comandou a virada (18-15 e 15-08).

“Não jogamos bem esse segundo jogo. Porém, tivemos calma para mudar a partida e conseguir o resultado positivo. Não saquei bem hoje (sexta-feira)”, comentou Maria Elisa.

Para Talita, a vitória foi conquistada graças à dedicação do time.“Quando estávamos mal, falei com a Maria que precisávamos querer ganhar mais do que as adversárias. Colocamos essa vontade em quadra e ganhamos”.

Com os resultados, Talita e Maria Elisa avançaram direto às quartas-de-final e esperam a definição de suas próximas adversárias no jogo que será disputado na manhã de sábado.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Com responsabilidade de Rainha, Maria Elisa busca mais um título ao lado de Talita

A cidade de São José dos Campos receberá pelo segundo ano consecutivo uma etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, a terceira da temporada 2010. Talita e Maria Elisa – atual Rainha da Praia - irão buscar o título inédito nas areias de São Paulo. Em 2009, as campeãs brasileiras ficaram com a quinta posição no Vale do Paríba. Vice-campeãs em Caxias do Sul (RS) e Balneário Camboriú (SC), a dupla está em segundo lugar na classificação geral da competição. Talita/Maria Elisa estreará sexta-feira (26.02) no Torneio Principal.

Depois de conquistar a coroa, a etapa paulista será o primeiro torneio que Maria Elisa disputará. Para a jogadora, este triunfo significa confiança e motivação para o restante do ano.

“A conquista do Rainha da Praia foi muito importante para mim, mas tenho consciência que preciso corrigir algumas coisas. A temporada está apenas começando. Serão mais dez etapas do Circuito Nacional e todo o Circuito Mundial. Com o título, ganhei mais confiança e motivação para os treinos e jogos”, explicou Maria Elisa.

Amanhã (quinta-feira), a Rainha da Praia 2010, Maria Elisa, completará 26 anos. A atleta comentou sobre o grau de maturidade atingido ao completar mais uma primavera.

“No vôlei de praia atuei com jogadoras e comissões diferentes. Aprendi um pouco com cada um deles. Hoje, sou mais centrada dentro e fora de quadra. Esta maturidade vem com o tempo. O atleta profissional precisa se sacrificar para ter êxito. Em alguns momentos, o contato com a família e a vida social fica prejudicada”.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Maria Elisa é a Rainha da Praia 2010

Em uma final eletrizante, Maria Elisa sagrou-se, neste domingo (14.02) a Rainha da Praia 2010 ao vencer por 2 sets a 1 (26/28, 27/25 e 15/10). Na grande final, a nova detentora da coroa escolheu Vivian para ser sua parceira. Larissa, a outra finalista, escolheu Val como companheira de time. O torneio foi disputado na Praia de Ipanema, próximo ao Posto 10.

Maria Elisa havia disputado o Rainha da Praia em duas outras oportunidades. No ano de estreia (2008), Talita convidou Maria Elisa para jogar a final do torneio. Ano passado foi eleita a princesa – ficou com a segunda colocação – e, em 2010 chegou ao posto máximo na hierarquia do vôlei de praia brasileiro.

Bastante emocionada após o desfecho feliz, Maria Elisa creditou a conquista aos familiares, comissão técnica e a Talita.

“Minha comissão técnica é nota dez. Todos trabalham com muito profissionalismo e acreditam no meu potencial e no da Talita. É fundamental ter um bom nutricionista, fisioterapeuta, técnico, preparador físico e por aí vai. O Abel é um cara fantástico, além de ser competente como treinador ele é amigo. Sempre tem críticas construtivas e com isso saio ganhando para evoluir a cada dia”, diz Maria Elisa.

“A Talita é a parceira que sempre sonhei. Agente se da bem dentro e fora de quadra. Ela também tem uma parcela considerável para eu ter sido campeã. Claro que não posso me esquecer dos meus familiares. Desde pequena acreditaram em mim e foram grandes incentivadores”, conta Maria.

Vivian, parceira na decisão de hoje (domingo) também recebeu inúmeros elogios da campeã. “A Vivi jogou demais. Foi perfeita em todos os fundamentos. Quando ela chegou na Arena ela falou que eu sairia vitoriosa. Ou seja, ela comprou a idéia de colaborar”.

A campeã olímpica Sandra Pires comentou a competição pelo canal Sportv e falou sobre a evolução do jogo da Rainha 2010.

“Tenho imenso prazer de passar a coroa para ela. A Maria está traçando o caminho certo na carreira e, com certeza, outras conquistas significativas também vão vir. Com o passar do tempo está ganhando confiança e experiência”, relata Sandra, que foi a Rainha da Praia 2009.

O JOGO

O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio, as duplas se alternaram na frente do marcador. Quando o confronto estava 24 a 24, Larissa fez um ponto de saque e virou o placar. Deste momento até o fim do set, Maria Elisa e Vivian não conseguiram mais ficar na frente. Com uma bola no fundo de quadra, Val encerrou o set (26-28).

No segundo set, a tônica foi a mesma: os times se alternaram na frente, mas sem abrir larga vantagem. Em uma bonita largada de Maria Elisa, o time vencedor empatou o duelo em um momento importante do set (25-25). O cansaço e a alta temperatura atrapalhavam as jogadoras. O encerramento do set veio através de um bloqueio realizado por Vivian (27-25).

Diferentemente dos sets anteriores, Maria Elisa e Vivian não tiveram sustos e foram absolutas no tie-break. Chegaram a abrir seis pontos de vantagem (7-1). Em um ataque no fundo de quadra, a Princesa transformou-se em Rainha (15-10).

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Talita e Maria Elisa lamentam ausência de Sandra Pires

Sandra Pires, primeira mulher brasileira a ser campeã olímpica ao lado de Jackie Silva, em Atlanta (1996), fará falta no campeonato. A atual Rainha da Praia se despediu das quadras ao lado de Talita contra Branagh/Youngs (EUA) em jogo realizado no Distrito Federal (2009).

Talita comenta sobre a ausência de Sandra Pires no torneio

“É ruim não contar com a Sandra. Ela é uma referência no vôlei de praia mundial. Ganhou todos os campeonatos que disputou na carreira (Jogos Olímpicos, Campeonato Mundial, Circuito Mundial, Rainha da Praia e Circuito Brasileiro). Agora esta grande figura encontra-se em um outro estágio e com novos projetos. Os amantes do vôlei agradecem a enorme contribuição dela à modalidade”, comenta a vencedora do Rainha da Praia edição 2008.

Com 11 participações e três coroas, a Rainha afirma que continuará colaborando para o fortalecimento do vôlei de praia. Sandra Pires, inclusive, será a comentarista do Rainha da Praia 2010, com transmissão ao vivo do Sportv. A vitoriosa atleta aconselha às competidoras:

“A fórmula é simples: ter concentração e forçar o saque deixando a adversária insegura”.

Maria Elisa é apontada como favorita

Mais votada em pesquisa realizada entre as oito jogadoras que disputarão o Rainha da Praia 2010, Maria Elisa endossou as palavras da parceira de time.

“A Sandrinha sempre será um dos maiores nomes da história do vôlei de praia mundial. O título olímpico conquistado por ela foi um marco”.

Maria Elisa disputou o Rainha da Praia pela primeira vez, em 2008. A atual campeã brasileira relembrou o convite para estrear na competição.

“Lembro que fiquei três noites sem dormir, após ter sido chamada. A ansiedade foi enorme. Este campeonato é muito legal. As rivalidades das duplas oficiais ficam de lado. É cada uma por si. Logicamente vou lutar pelo título, mas se ficar de fora vou torcer pela Talita. Ano passado bati na trave”.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Talita e Maria Elisa já estão na atmosfera do Rainha da Praia

No próximo fim de semana, dias 13 (sábado) e 14 de fevereiro (domingo), não só os tradicionais blocos de carnaval agitarão a Zona Sul do Rio de Janeiro. O Rainha da Praia 2010, torneio mais charmoso do vôlei de praia nacional, será realizado na Praia de Ipanema, próximo ao Posto 10. Esta será a décima-segunda edição da competição. Os jogos estão programados para 10h nos dois dias de disputa e a entrada é gratuita.

Maria Elisa, atual campeã do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia ao lado da parceira Talita, foi apontada como a favorita para conquistar a coroa. Em uma pesquisa realizada entre as oito competidoras, Maria foi a mais votada. Ano passado, ela foi a Princesa (vice-campeã).

“Fico feliz de ser apontada como a favorita, porém não acho que tenha alguém largando na frente. São atletas de excelente nível. O fato de jogarmos com adversárias que enfrentamos ao longo do ano no Circuito Brasileiro e Mundial é interessante. De jogo para jogo temos que nos habituar e buscar o melhor entrosamento”, explica Maria Elisa.

Talita, que foi Rainha em 2008 (campeã), comentou das particularidades que o Rainha da Praia proporciona. “É o torneio mais esperado por todas as jogadoras. Jogamos sem o peso das demais competições, mas as atletas querem ganhar. O clima descontraído do Rainha é muito gostoso. Na minha visão, a competição já faz parte do calendário do carnaval carioca. Quem vem passar o carnaval no Rio para curtir o desfile das escolas de samba e os blocos também logo lembra que vai ter vôlei de praia. É uma parada quase obrigatória em Ipanema”, diz Talita.

A atual princesa está no Grupo A ao lado de Maria Clara, Vivian e Juliana. Talita encontra-se no Grupo B acompanhada de Val, Carol e Larissa.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

"Duelo de titãs" decide mais uma etapa do Brasileiro

Balneário Camboriú (SC) irá assistir amanhã, 07/02, a mais um capítulo do que está sendo o principal duelo do vôlei de praia brasileiro. Pela oitava vez, Talita/Maria Elisa e Juliana/Larissa irão disputar uma final. Assim como na primeira etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia em 2010, disputada em Caxias do Sul (RS), as duplas irão definir quem fica com o título nesse fim-de-semana.

Atuais campeãs brasileiras, Talita e Maria Elisa se classificaram à final após vencerem mais dois jogos nesse sábado (06/02). No primeiro duelo do dia passaram pelas irmãs Maria Clara/Carol por 2x0 (parciais de 18/15 e 18/11). Na sequência venceram Neide/Érica Freitas com as parciais de 18/06 e 19/17.

“Impusemos nosso ritmo de jogo e isso facilitou nossa vitória. Mesmo nos momentos mais complicados soubemos nos manter unidas e isso facilitou”, comentou Maria Elisa.

Na final, Talita e Maria Elisa vão tentar devolver a derrota sofrida na etapa anterior. Para isso, a dupla espera minimizar os erros cometidos na final anterior e conquistar o bi-campeonato da etapa de Balneário Camboriú.

“No jogo passado as duas duplas cometeram muitos erros. Acredito que nessa etapa o jogo tenha um nível melhor. De qualquer maneira é uma disputa de alto nível e os detalhes fazem a diferença”, afirma Talita.

A briga pelo ouro da segunda etapa do circuito brasileiro será disputada amanhã, 07/fev, às 9hs. O jogo terá transmissão ao vivo pelo site da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) –
www.cbv.com.br

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Talita e Maria Elisa estão nas quartas-de-final

Nesta sexta-feira (05.02),Talita e Maria Elisa encerraram a jornada noturna do primeiro dia do torneio principal feminino. Com duas vitórias, a parceria garantiu presença nas quartas-de-final da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2010 (Balneário Camboriú-SC). As adversárias das atuais campeãs sairão hoje no começo do dia.

Na primeira partida, Talita/Maria Elisa superou Luciana/Lú por 2 sets a 1, parciais de 18/9, 13/18 e 15/8.

“No segundo set erramos muito e elas aproveitaram. Quando voltamos para o tie-break melhoramos nosso aproveitamento na virada de bola e isso contribuiu para a vitória”, analisou Talita.

O susto no primeiro compromisso parece ter acordado a dupla. No segundo jogo, Talita e Maria Elisa venceram Chell e Bruna por 2 sets a 0 (18/10 e 18/16).

“Meu saque entrou bem. Também tivemos um aproveitamento considerável nos contra-ataques. Isso foi fundamental para manter o placar a nosso favor”, disse Maria Elisa.

Jogadoras dedicam as vitórias à Nereu Marques

Mesmo com bons resultados no primeiro dia de disputa em Santa Catarina, Talita e Maria Elisa não esconderam a tristeza com o falecimento de Nereu Marques (coordenador de arbitragem do vôlei de praia). Após o jogo, as atletas dedicaram as vitórias a essa figura querida do esporte.

“Desde que eu comecei a jogar o Nereu estava no circuito. Estou bastante triste com o acontecimento, mas vou lembrar dele sempre com muito carinho”, contou Talita.

Maria Elisa endossou as palavras da parceira. “Considerava o Nereu um grande amigo. O vôlei de praia vai sentir a ausência dele”

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

É hora de retornar à vitória

Depois de serem vice-campeãs na primeira etapa – Caxias do Sul - do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2010, Talita e Maria Elisa irão buscar o lugar mais alto do pódio nas areias da Barra Sul, em Balneário Camboriú (SC). As atuais campeãs brasileiras estrearão na competição na sexta-feira (05.02), primeiro dia do Torneio Principal.

O local da competição remete boas lembranças à dupla. Em 2009, Balneário Camboriú recebeu a etapa inaugural do Circuito Nacional e Talita/Maria Elisa conquistou o primeiro lugar. Esta etapa também marcou a estréia da parceria. Com estes aspectos positivos, Talita e Maria apostam que a estada em território catarinense representará a arrancada para o bi-campeonato brasileiro.

“Com certeza Santa Cantarina traz bons fluidos para nós. Em 2009, não só vencemos o torneio, mas também jogamos muito bem. Em relação à Caxias do Sul observei os times com exibições abaixo do que poderiam render. Agora, acredito que as duplas já estarão em um nível técnico e físico superior”, diz Talita.

“Em Caxias do Sul os times erraram muito. Inclusive os que chegaram às fases finais. Mas isso é bem natural. Foi apenas a primeira de 12 etapas que estão programadas. Acredito que em Balneário Camboriú as equipes apresentarão exibições de alto nível. Nesta edição, vejo um circuito marcado pelo equilíbrio. A disputa será mais acirrada comparada aos anos anteriores”, afirma Maria Elisa.

Nos dias 13 e 14 de fevereiro (sábado e domingo de carnaval), Talita e Maria Elisa disputarão o Torneio Rainha da Praia, uma das competições mais tradicionais do vôlei de praia nacional. O evento será realizado na Praia de Ipanema, próximo ao Posto 10. Em 2008, Talita sagrou-se rainha da praia e ano passado Maria Elisa foi princesa.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010