sexta-feira, 26 de março de 2010

Invictas, Talita e Maria Elisa estão nas quartas em Goiânia

Dupla líder do ranking de entradas, Talita/Maria Elisa venceu os dois primeiros jogos da etapa de Goiânia do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia e está classificada para as quartas-de-final da competição. Apesar de não ter perdido nenhum set – as duas vitórias foram por 2 sets a 0 – o time teve de virar o placar na primeira parcial de cada jogo.

O primeiro desafio do dia, contra Naiara e Mirlena Santos, foi o mais complicado. As adversárias tiveram duas oportunidades de fechar o primeiro set, quando venciam por (17-15). Mas com uma sequência de bons saques de Maria Elisa, as atuais campeãs brasileiras viraram o placar para (18-17). E foi com um ace – ponto direto de saque – que Talita/Maria Elisa fechou o placar da primeira parcial (21-19).

Já no segundo set, o domínio ficou visível desde o começo. Sem ameaças no marcador, Talita e Maria Elisa encerraram o jogo com o dilatado placar (18-12).

“A Maria está com uma regularidade boa no saque. Este fundamento fez a diferença em um momento adverso. Nunca tínhamos enfrentado Naiara/Mirlena Santos. Isso acabou dificultando nossas ações no início da partida”, explica Talita.

A segunda partida, diante de Luiza Amélia e Izabel, também teve uma virada no primeiro set. Porém, ocorreu no meio da parcial, diminuindo a pressão sobre Talita/Maria Elisa. Após estar perdendo por (10-07), a parceria virou o placar (11-10). Com um ataque na paralela, Maria Elisa fez o último ponto do set (18-13).

A vitória parecer ter animado de vez a dupla, que não deu chances para as adversárias e fechou a partida com uma diferença de dez pontos no segundo set (18-08).

“Estou satisfeita com o rendimento da dupla. O time esteve bem nos dois duelos. Os bloqueios e os saques da Talita foram impecáveis. Agora, o pensamento já está nas quartas-de-final”, diz Maria Elisa.

O próximo desafio será amanhã (sábado), com horário e adversárias ainda indefinidos. O jogo valerá vaga para a semifinal da quinta etapa do Circuito Brasileiro.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Talita e Maria Elisa buscam mais um título na temporada

Depois de conquistarem a etapa mineira do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2010, Talita e Maria Elisa lutarão pelo título da etapa de Goiânia, a quinta da temporada. As campeãs brasileiras aparecem em segundo lugar na classificação geral da competição. A estréia da dupla será na sexta-feira (26.03), primeiro dia do Torneio Principal. Os duelos acontecerão na Arena montada no estacionamento do Shopping Flamboyant, situado no bairro Jardim Goiás.

Nas duas primeiras etapas do Circuito Brasileiro, Caxias do Sul (RS) e Balneário Camboriú (SC), a parceria foi vice-campeã. Em São José dos Campos, um tropeço. Talita/Maria Elisa acabou em quinto lugar.

Para Talita, melhor ataque brasileiro do ano passado, Goiás remete boas recordações. Ao lado de Taís, a sul-mato-grossense, venceu a etapa goiana em 2003. “Foi o primeiro título como profissional. Com certeza, muito marcante na minha carreira. Adoro jogar em Goiás, tenho grandes amigos lá. Eles estarão nos jogos torcendo bastante por mim e pela Maria”.

Ao contrário de sua companheira de time, Maria Elisa – atual Rainha da Praia -, fará sua estréia em Goiás. “Ainda não joguei em território goiano. A Talita falou muito bem da atmosfera do lugar. Estou otimista para essa etapa. O título em Uberaba (MG) nos deu mais confiança para fazermos bonito”.

domingo, 14 de março de 2010

Talita e Maria Elisa vencem de virada e conquistam primeiro título da temporada

Depois de três etapas afastadas do lugar mais alto do pódio, Talita e Maria Elisa voltam a conquistar uma etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Mostrando um poder de recuperação incrível, Talita/Maria Elisa sagrou-se campeã da etapa de Uberaba (MG) ao vencer Thati/Taiana por 2x1.

“Começamos o ano um pouco mais tarde, por isso sabíamos que ia demorar um pouco a voltar ao que foi o nosso final do ano passado (a dupla venceu as cinco últimas etapas do circuito). Ainda podemos melhorar bastante, mas essa vitória nos anima para o ano inteiro que ainda temos pela frente”, comentou Maria Elisa.

Para sua parceira Talita o título tem um gosto ainda mais especial graças a excelente atuação das adversárias: “A Thati e a Taiana fizeram um grande torneio e uma ótima final. Soubemos manter o foco nos pontos decisivos, e isso nos ajudou. Mas o que elas fizeram em quadra valoriza ainda mais a nossa vitória”, afirma a atleta.

O jogo

O primeiro set da decisão começou dando a impressão que Talita/Maria Elisa seria a dupla a vencedora (7-4). Mas, com uma exibição impecável, Thati e Taiana conseguiram virar a partida (14-11) e administrar o placar, apesar de uma reação das adversárias no final do set, até fechar em 18-16.

As atuais campeãs brasileiras precisavam vencer a parcial seguinte para forçar o tie-break. Maria Elisa começou a forçar o saque. A estratégia deu certo e com dois pontos desse fundamento sua dupla abriu o placar (5-3). A partida, então, seguiu equilibrada até a vitória por 18-14.

O set desempate foi administrado por Talita/Maria Elisa. Na frente do placar desde o início (3-1), as campeãs brasileiras usaram toda a sua experiência para se manter à frente. Com um ataque de Maria Elisa, fecharam a partida com 15-12 e conquistaram o primeiro título da temporada.

sábado, 13 de março de 2010

Talita e Maria Elisa disputam terceira final na temporada

Depois de um breve intervalo – a dupla ficou em quinto lugar na etapa passada – Talita/Maria Elisa volta a disputar mais uma final no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. As campeãs brasileiras, que até São José dos Campos acumulavam oito finais consecutivas, terão, porém, adversárias inéditas nessa final.

A classificação veio com mais duas vitórias nesse sábado. Depois de uma virada sobre Ângela/Val (2x1 – 17-19/18-15 e 15-10), Talita e Maria Elisa tiveram mais facilidade na semifinal: vitória por 2x0 sobre Vivian/Bárbara Seixas, com parciais de 18-16 e 18-10.

“Em São José não merecemos ir a final, porque não jogamos bem. Mas, dessa vez, entramos mais concentradas e fizemos bons jogos. Por isso voltamos a disputar uma final do Circuito Banco do Brasil”, avalia Talita Antunes.

A final desse domingo (14/03), às 9h no horário de Brasília, será contra Taiana/Thati, que bateram Luana/Lili na semifinal por 2x1. Será a primeira vez que as duplas se enfrentam e o resultado pode significar mais que o ouro para Talita/Maria Elisa. Caso vença, a dupla voltará a liderar o ranking de entradas e será a cabeça-de-chave número um na quinta etapa do circuito, disputada entre os dias 26 e 28/03 em Goiânia.

“Não pensamos nisso agora, mas vamos entrar em quadra buscando esse título. Se ele vier, a liderança no ranking vai ser conseqüência do que apresentamos em quadra”, completou a sul-mato-grossense.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Sem sustos, Talita e Maria Elisa avançam invictas às quartas-de-final

Depois do quinto lugar, resultado da última etapa em São José dos Campos (SP), as atuais campeãs brasileiras - Talita e Maria Elisa – parecem ter re-encontrado o caminho das vitórias em Uberaba (MG). Diferente do primeiro dia em São Paulo, quando precisaram jogar seis sets, dessa vez a dupla venceu seus dois primeiro compromissos sem perder um set.

Sem muita dificuldade Talita/Maria Elisa avançou às quartas-de-final do torneio ao bater as adversárias Isabel Grael/Fernanda Nunes (com duplo 18-12) e Lívia/Michele Carvalho (18-12 e 18-09). Cabeça-de-chave número dois da competição, a dupla não precisará disputar as oitavas por ter vencido seus dois jogos de hoje (12/03).

“No primeiro jogo as meninas estavam nervosas, por conta do resultado da última etapa. Mas, depois conversamos e a postura do time foi outra na segunda partida. Voltaram a ser a Talita e Maria Elisa soltas em quadra”, analisou o técnico Abel Martins.
O próximo desafio acontece nesse sábado às 13h30 (horário de Brasília). As adversárias serão definidas nos jogos da repescagem, que acontece na manhã do mesmo dia.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Talita e Maria Elisa buscam reabilitação em Uberaba

Após a quinta colocação na etapa de São José dos Campos (SP) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2010, Talita e Maria Elisa irão lutar pelo lugar mais alto do pódio em Uberaba (MG) – a quarta da temporada.

Melhor bloqueio e ataque do Circuito Nacional 2009, Talita não esconde que a dupla está na dívida com os torcedores. “Tivemos uma posição ruim em São José dos Campos. Nas duas últimas semanas intensificamos os treinamentos, a vontade de ganhar está ainda maior. Estamos devendo. Eu e Maria saímos de São Paulo sem a sensação de dever cumprido. O time pode até perder, mas perder jogando bem. Esse espírito não vai faltar em Uberaba”.

Maria Elisa, Rainha da Praia 2010 e melhor jogadora do Brasil 2009, conta que a falta de ritmo de jogo prejudicou o time nas areias de São Paulo e aposta em um melhor desempenho no território mineiro. "Fomos para a etapa paulista sem treinar juntas por duas semanas. Eu e Talita tivemos uma virose às vésperas da competição. Isso acabou atrapalhando, principalmente, na condição física. Agora, voltamos a treinar forte e esperamos retornar à final".

Nas duas primeiras etapas do ano - Caxias do Sul (RS) e Balneário Camboriú (SC) – as atuais campeãs brasileiras ficaram com o vice-campeonato.

Talita/Maria Elisa estreará na sexta-feira (12.03), primeiro dia do torneio principal. Os jogos serão realizados na Arena montada no Parque Fernando Costa. Localizada no triangulo mineiro, Uberaba, recebe pela primeira vez uma etapa do Circuito Brasileiro. Minas Gerais não recebe a competição desde 2007, na última oportunidade Juiz de Fora foi a cidade anfitriã.