sábado, 31 de outubro de 2009

Talita e Maria Elisa fazem a quinta final consecutiva

Mantendo uma invencibilidade, que agora soma quatorze partidas, as campeãs brasileiras Talita e Maria Elisa chegaram, neste sábado (31/10), a quinta final consecutiva no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2009. Campeãs das duas últimas etapas – Fortaleza e João Pessoa – as jogadoras querem agora conquistar o terceiro ouro consecutivo, brindando o título brasileiro, conquistado no primeiro dia de disputa no Recife.

Para chegar à decisão, Talita/Maria Elisa venceu mais dois jogos por 2 sets a 0. Nas quartas-de-final, a dupla voltou a enfrentar Cida/Érica Freitas – dupla que foi adversária na segunda partida do dia anterior – e impôs a vitória com parciais de 18-11 e 18-13. A vaga na decisão foi conquistada ao superar Sandra Mathias/Elaine (18-16 e 18-12) - adversárias também derrotadas nas duas etapas anteriores.

“A Sandra e a Elaine jogaram muito. Defenderam muitas bolas e sacaram bem, o que nos complicou um pouco no início do confronto. Mas soubemos manter a calma e virar as bolas decisivas. Foi um jogo de defesa. Aproveitamos os contra-ataques”, analisou Talita.

A decisão da décima etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia será contra Ângela e Vivian. A partida, que terá início às 10h (horário de Brasília), será o sexto confronto entre os times. O histórico é favorável às campeãs brasileiras: foram quatro vitórias e apenas uma derrota.

“Estou feliz por ter chegado à final e garantido a primeira medalha, aqui em Pernambuco, para uma atleta que representa os pernambucanos. Entrei para a história do estado, entretanto quero o ouro amanhã. Será uma final disputada, e que vença o melhor, contou Maria Elisa.

Torcedor não agüenta esperar etapa seguinte e vem ao Recife de moto torcer por Talita

Uma força especial apoiou Talita/Maria Elisa na semifinal realizada nas areias da praia da Boa Viagem. Das arquibancadas, um torcedor vibrava a cada ponto de seu time favorito. Apesar da próxima etapa ser em Maceió, Claudistone Ramalho – oriundo de Alagoas - não controlou a ansiedade e veio de moto até Recife torcer por Talita.

“Sei que ela não nasceu em Alagoas, mas adotou nosso estado de coração. Acompanho a Talita desde 2007 e não agüentei esperar 15 dias para conferir de perto. Estou super feliz, a Talita é uma referência no vôlei de praia”, disse Claudistone.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Talita e Maria Elisa são campeãs brasileiras

Talita e Maria Elisa faturaram o título do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2009 com duas etapas de antecipação. Nesta sexta-feia (30.10), a parceria formada no início do ano venceu os dois jogos do torneio principal. Com as vitórias, a dupla garantiu o quinto lugar na etapa do Recife, resultado que a credencia como campeã. Nesta temporada, além do título nacional, Talita e Maria Elisa foram vice-campeãs do Circuito Mundial e medalhistas na Copa do Mundo de Vôlei de Praia realizada na Noruega.

O dia na capital pernambucana começou com a vitória por 2 sets a 0 sobre Carol/Mirlena (18-07 e 18-13). O segundo compromisso do dia, que valeu o título nacional, foi mais complicado. Mesmo assim, Talita e Maria Elisa impuseram um duplo 18-15 sobre Cida/Erica.

Visivelmente emocionada, Maria Elisa falou da importância da companheira Talita e da comissão técnica. “A segunda partida foi tensa. Até porque a ansiedade pelo título era natural. Quero agradecer a Talita que me escolheu como parceira e a comissão técnica que me recebeu de braços abertos. O título coroa todo nosso trabalho sério realizado ao longo de 2009”.

Talita ratificou as palavras de Maria Elisa em relação ao trabalho bem feito e fez questão de destacar que o título não irá desmotivar seu time para o restante da etapa Pernambucana, nem para as duas próximas etapas do Circuito Brasileiro.

“É maravilhoso ganhar o título, mas viemos aqui para subir no lugar mais alto do pódio. Sei que essa conquista é importante, mas a intenção é evoluir mais e mais. Portanto, quero usar esse triunfo como estimulo para novos desafios”.

As campeãs creditaram o título à comissão técnica, familiares, patrocinadores e torcedores.

“Nossos patrocinadores - Banco do Brasil e Chemtech - são campeões também. Acreditaram nesse time no começo do trabalho”, lembrou Maria Elisa.

“Certamente nossa família, comissão técnica e torcedores em diferentes pontos do país estão comemorando muito essa conquista. Isso me faz muito feliz. Dedico essa vitória a eles”, disse Talita.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Em casa", Maria Elisa busca seu primeiro título brasileiro

A etapa de Recife do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2009 poderá se tornar muito especial para Maria Elisa. Caso vença os dois primeiros jogos do torneio principal, na próxima sexta-feira (30/10), na arena montada na Praia da Boa Viagem, a atleta – junto com a sua parceira, Talita – irá conquistar o título nacional pela primeira vez na carreira, justamente no estado que a acolheu para o vôlei de praia. Apesar de ter nascido em Resende, no sul fluminense, Maria Elisa foi registrada pela federação de Pernambuco na CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).

“No início da minha carreira, jogava com uma atleta de Pernambuco que era minha amiga e, para participar de uma etapa importante, eu precisava me registrar em alguma federação. Pernambuco abriu as portas para mim e ainda me ajudou financeiramente em um período difícil da minha vida. Sou muito grata a este estado, que me traz sorte e me faz sentir em casa”, explica Maria Elisa.

Segundo a jogadora, o título brasileiro seria a coroação de um bom trabalho realizado logo na primeira temporada de dupla com Talita. Próxima da primeira conquista relevante como profissional, Maria, assim como a parceira, ainda procura controlar a ansiedade.

“Tivemos um ano muito bom, acima das expectativas, e essa conquista serviria de estímulo para mantermos o nível no próximo ano. Mas procuramos não pensar nisso com antecedência, para não criar ansiedade. A gente precisa conseguir manter o atual ritmo de jogo, entrar em quadra tranquila e jogar de forma alegre para comemorar no final”, declara Maria Elisa.

domingo, 18 de outubro de 2009

Talita e Maria Elisa conquistam a etapa de João Pessoa sem perder um set

Talita e Maria Elisa, líderes do ranking brasileiro, conquistaram hoje, 18.out, a etapa de João Pessoa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Na partida, disputada na manhã desse domingo, a dupla venceu pela segunda vez consecutiva Juliana/Larissa em uma final da competição nacional. Com o título, elas somam agora 3.280 pontos, contra 2.480 de Maria Clara/Carol (dupla que ocupa o segundo lugar do ranking nacional).

A vitória por 2x0 foi a quinta na etapa sem perder um set. O bom aproveitamento da dupla foi evidenciado na decisão do título, quando dominaram a partida e impuseram as parciais 18-16 e 18-12 sobre Juliana/Larissa. Para Maria Elisa o entrosamento da dupla vem sendo o diferencial para esses últimos resultados.

“Apesar de sermos uma dupla formada no início do ano, jogamos muito ao longo dessa temporada e isso ajudou ao nosso entrosamento, o que é fundamental para que possamos alcançar essas vitórias. Além disso, Talita sacou muito bem, inspira confiança”, comentou Maria Elisa.

O resultado de hoje coloca Talita e Maria Elisa cada vez mais perto do título nacional. Mesmo assim, as atletas têm os pés no chão e preferem não pensar nisso por enquanto.

“Ainda faltam três etapas para acabar o ano. Temos que obter bons resultados pra conquistar o título. Nosso objetivo é sempre entrar em quadra pra chegar às decisões e conquistar o melhor o lugar mais alto do pódio. Se fizermos isso, o título será conseqüência”, analisou Talita.

O próximo desafio será a etapa de Recife, entre os dias 28/10 a 01/11. Maria Elisa joga representando o estado de Pernambuco e espera contar com a torcida local para mais uma conquista.

sábado, 17 de outubro de 2009

Invictas, Talita e Maria Elisa chegam a sétima final da temporada nacional

Em um torneio marcado pela eliminação de vários favoritos, a final feminina da 9ª etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia terá, ao menos, um duelo esperado por todos. Pela terceira vez consecutiva as líderes do ranking brasileiro Talita e Maria Elisa enfrentam Juliana e Larissa na decisão do título. Como nas finais anteriores, cada time venceu uma partida, esse próximo jogo será uma espécie de tira-teima.

“Os jogos entre nossos times sempre são bem disputados. Ganhamos na última etapa, mas elas têm um retrospecto melhor. Por isso, é importante entrar super concentrada e errar o menos possível”, comentou Maria Elisa.

Para chegar à decisão, a dupla Talita/Maria Elisa não teve dificuldades. Sem perder um set ainda no torneio, as vencedoras da etapa anterior do circuito (em Fortaleza) conquistaram a vaga na final atropelando suas adversárias.

No primeiro jogo do dia a vitória foi fácil, 18-07 e 18-11 sobre Sandra Mathias/Elaine. Na partida noturna, mais uma vitória incontestável, dessa vez, com as parciais de 18-15 e 18-06 sobre Cris/Andrezza.

“A Maria jogou muito bem hoje. Especialmente na semifinal. Ela não deixava a bola cair. Defendeu muito”, elogiou Talita.

E os números comprovam essa exibição da atleta de Resende (RJ). Dos 72 pontos conquistados nos dois jogos de hoje (17/10), Maria Elisa fez 32 pontos, Talita 17 e os outros 23 foram em erros das adversárias.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Com duas vitórias, Talita e Maria Elisa se classificam em João Pessoa

Confirmando o favoritismo, Talita e Maria Elisa venceram as duas partidas desta sexta-feira (16/10) e estão classificadas às quartas-de-final da nona etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, disputada em João Pessoa (PB). As líderes do ranking brasileiro passaram sem perder um set sequer e esperam a definição de suas adversárias nos jogos que acontecerão neste sábado pela manhã.

O diferencial a favor de Talita/Maria Elisa foi o bom volume de saque. No primeiro jogo, contra Marcella/Aline, foram três aces que ajudaram a construir a vitória com parciais de 18-10 e 18-13. Porém, o melhor estava para vir na segunda partida, diante de Michelle Carvalho/Lívia. O primeiro set foi fechado com um ace de Maria Elisa, marcando o elástico placar de 18-06. Na parcial seguinte, com mais três pontos diretos de saque da jogadora, a dupla abriu 3-0 e administrou o placar até fechar o jogo em 18-15.

“Estava bem confiante no jogo e isso ajudou no saque. Mesmo assim, acabei cometendo alguns erros nesse fundamento no final e isso não é bom”, analisou a exigente Maria Elisa, que marcou, ao todo, nove aces nesta sexta-feira.

- Torcedor vai de Recife à João Pessoa para acompanhar sua dupla favorita.

Apesar de formada apenas no início desta temporada, os bons resultados e a simpatia da dupla Talita/Maria Elisa já vêm rendendo frutos. A cada etapa jogada, as atletas contam com o apoio de mais torcedores, e em João Pessoa não foi diferente.

Entre a primeira e a segunda partida desta sexta-feira, Talita e Maria Elisa conheceram Fernandes, um simpático torcedor que viajou 123 km de Recife (PE) à capital paraibana especialmente para acompanhar a sua dupla favorita. No encontro, as jogadoras foram presenteadas com um DVD de Luiz Gonzaga e puderam autografar a camisa especial feita pelo fã com uma foto da dupla.

“É muito legal esse carinho. Ele nos acompanha antes mesmo de nos tornarmos uma dupla, já que sabia tudo sobre nossos resultados nos anos anteriores. Mas agora disse que curte ainda mais porque estamos juntas”, comentou Talita, que considera essa admiração um estímulo fundamental para continuar buscando resultados cada vez melhores.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

No Dia do Mestre, Talita e Maria Elisa falam sobre a importância dos seus professores em suas carreiras

No dia do mestre, as líderes do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, Talita e Maria Elisa, aproveitam a data para creditar o bom momento da dupla a professores do passado e do presente. As atletas rasgaram elogios aos seus ‘tutores’ da época de infância e adolescência, Shirley Gastão e Luiz Alberto Antunes, e ao atual técnico Abel Martins.

Desde cedo, Talita e Maria Elisa tinham um objetivo em comum: tornarem-se jogadoras de vôlei profissionais. Maria destaca a importância da professora Shirley Gastão para ter tornado o sonho em realidade. Foi através dela que a atleta teve a sua primeira oportunidade em um clube, no BCN/Osasco, aos 15 anos.

“A Shirley é muito mais que uma ex-professora de educação física. É uma grande amiga da minha família. Tive aula com ela dos 11 aos 17 anos, no Colégio Salesianos de Resende, e aprendi valores fundamentais para a vida, como humildade, acreditar no meu sonho, treinar muito e ter postura profissional desde cedo. Ela nunca mediu esforços para eu virar profissional. Passava treinos extras inúmeras vezes, mas sempre querendo o melhor para mim”, declara a atleta.

Apesar do talento acima da média, Shirley revela que Maria Elisa precisou ser advertida algumas vezes para não desperdiçar a chance de seguir carreira no vôlei.

“A Maria Elisa sempre teve técnica e estilo. Já no primário dava para notar a diferença dela para as demais alunas. Aos 14 anos, quando foi para a Seleção de Resende, ela relaxou e diminuiu o ritmo de treinos. Tive quer dar um puxão de orelha, mas valeu a pena. A Maria sempre foi muito persistente e merece o sucesso no vôlei”.

Assim como a companheira de time, Talita apontou um responsável por sua carreira ter se concretizado. Trata-se do professor de educação física e tio Luiz Alberto Antunes, mais conhecido no meio do vôlei como Melão. Luiz é técnico da seleção masculina do Mato Grosso do Sul há 20 anos.

“Meu tio me observou nos Intercolegiais e nas ‘peladas’ de vôlei e viu que eu tinha um diferencial em relação às outras meninas. Digo que ele teve o feeling. Pelo fato do Melão ser técnico, conseguiu ter um olhar crítico sobre minhas atuações desde nova”, lembra Talita, que teve a primeira experiência no vôlei aos 15 anos, defendo o CRB de Alagoas.

Melão via em Talita uma enorme determinação já em suas primeiras cortadas, saques, passes e manchetes. “Convivo com a Talita desde pequena. Quando ela estava com 12 anos, observei que ela poderia atuar em nível profissional. Tinha altura, talento e determinação de sobra. No colégio, ela não só treinava com as meninas, mas também com os meninos. Nunca teve medo da pancada deles”, revela Melão.

O atual técnico, Abel Martins, não poderia ser esquecido pelas jogadoras no Dia do Mestre. Apesar de trabalharem juntos há menos de um ano, Maria Elisa afirma que a relação entre eles parece ser de longa data.

“O interessante neste trabalho é que estou absorvendo uma nova forma de pensar o jogo em si, a vida, o dia-dia e o lado profissional. Uma característica bacana do Abel é saber ouvir o atleta e não ser aquele técnico que só faz mandar. Em algumas oportunidades, traçamos uma determinada tática para um jogo, mas pelo decorrer das jogadas eu e a Talita sentimos na quadra que a tática combinada poderia ser mudada. Se achar que é bom para o time, ele aceita numa boa”.

Talita vê Abel como técnico e amigo. “O Abel é uma peça fundamental para o time funcionar. Acredito cegamente nas orientações dele. Já vi na prática que dá certo. Uma prova disso foi minha classificação para a Olimpíada de Pequim. Quero muito estar com ele em Londres-2012 também. Posso dizer que o Abel é um amigo”, declara Talita

domingo, 4 de outubro de 2009

Talita e Maria Elisa vencem de virada e ficam com o ouro em Fortaleza

Quem assistiu o primeiro set da final feminina da etapa 8ª etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia (Fortaleza) provavelmente não imaginava que o ouro seria conquistado por Talita e Maria Elisa. Depois de perderem por 18-08, a dupla conseguiu de virada conquistar pela quarta vez ficar no lugar mais alto do pódio no circuito nacional nessa temporada.

“O jogo foi estranho. No primeiro set não conseguimos acertar nosso jogo e acabamos perdendo por um placar elástico. Mas, depois entramos na partida mais concentradas e conseguimos manter um bom ritmo”, comentou Talita.

A jogadora ressaltou o bom saque de sua parceira como um dos pontos decisivos para a arrancada a partir do segundo set, vencido por 18-11. Já Maria Elisa elogiou a recuperação de Talita na partida.

“A Talita está de parabéns. Depois de ter passado por dificuldades no primeiro set soube reagir. O bloqueio dela foi perfeito nessa partida”, elogiou Maria Elisa. A jogadora fez questão de destacar que esse fundamento ajudou a conseguir as defesas no fundo de quadra.

Depois de duas parciais com placar atípico, o tie-break foi emocionante. As líderes do ranking brasileiro chegaram a abrir 11-07, mas Juliana e Larissa reagiram e empataram. Firmes no jogo, Talita e Maria Elisa conseguiram a vitória em um erro de ataque de Larissa (15-12).

“É muito bom ganhar uma final assim. Não pelo fato de estarmos na casa delas, mas sim por voltarmos a ganhar um jogo contra esse time, que é excelente”, comemorou Maria Elisa.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Talita e Maria Elisa terminaram primeiro dia em Fortaleza com sensação de vitória tripla

Essa sexta-feira (02/10), que teve a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, teve um gosto especial também para Talita e Maria Elisa. As jogadoras que moram e treinam no Rio de Janeiro estava em quadra, jogando a segunda partida do dia no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, quando foi anunciada a sede. Uma explosão de gritos na arena montada no Aterro de Iracema, em Fortaleza, anunciou para as atletas que o Rio havia sido eleito.

“Todos nós vivemos essa expectativa. Quando ainda estávamos aquecendo pro jogo – contra Sandra Mathias/Elaine – nossa equipe ficava informando as cidades que saíram da disputa. A expectativa foi crescendo, e quando no tempo técnico do segundo set ouvimos aquela gritaria era a certeza de que o Rio tinha sido escolhido”, lembrou Talita.

A jogadora que participou dos Jogos de Pequim-08, quando terminou na quarta colocação, não escondia a expectativa em receber a Olimpíada em seu país. A festa presenciada por ela no ano passado promete ser ainda mais bonita na “cidade maravilhosa”.

“Quem já foi a uma Olimpíada sabe que é especial aquele clima. Ter a oportunidade de presenciar isso no Rio vai ser maravilhoso. A cidade certamente vai estar em festa para receber os atletas do mundo inteiro”, completou.

Maria Elisa, que busca ao lado de Talita a vaga em sua primeira Olimpíada em Londres-2012, também comemorou o resultado. A jogadora, natural do Estado do Rio de Janeiro, não escondia sua expectativa em lutar para representar o Brasil em 2016.

“Foi até difícil, depois de perceber a festa, ter que voltar a se concentrar no jogo. Certamente essa vitória irá incentivar não só melhorias na cidade do Rio de Janeiro, como servirá de impulso para o esporte brasileiro”, analisou.

As duas atletas comemoraram e ressaltaram que saiam da arena com a sensação de vitória tripla: 2x0 (18-16/18-09) sobre Mirlena Santos/Mônica, 2x1 sobre Sandra Mathias/Elaine (18-16/20-22/15-08) e a vitória carioca na luta pelos Jogos de 2016.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Talita e Maria Elisa jogam de olho na disputa pelos Jogos de 2016

Amanhã (02/10), quando o Brasil irá parar para assistir o anúncio da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, a dupla Talita e Maria Elisa estará se juntando à torcida, ao menos em pensamento. É que essa sexta-feira marca também o início da disputa da etapa de Fortaleza do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, e por isso as jogadoras terão que dividir a atenção à torcida pelo Rio de Janeiro com os jogos da primeira fase da competição.

“Estaremos em quadra, focadas em nossos jogos. Mas nosso pensamento estará junto com os milhares de brasileiros que esperam que o Rio saia vencedor dessa disputa”, comentou Talita Antunes.

A jogadora que teve sua primeira experiência olímpica ano passado, quando terminou os Jogos de Pequim na quarta colocação, acredita que a cidade onde mora e treina tem total capacidade de realizar o evento. Natural do Mato Grosso do Sul, a atleta acredita que os benefícios da vinda dos Jogos Olímpicos irão se estender além das fronteiras da cidade maravilhosa.

“Será como no Pan, em 2007, quando o Brasil inteiro pode participar dessa festa esportiva”, completou. Talita acredita ainda que essa vitória será uma motivação a mais para os atletas brasileiros: “Ir a uma Olimpíada já move qualquer atleta, mas disputar em casa seria mais do que especial”.

Para sua parceira, Maria Elisa, a vitória brasileira traria ainda outros benefícios além dos já propagados pelos responsáveis pela candidatura carioca. A jogadora acredita que os Jogos serviriam de impulso para o esporte nacional como um todo.

“Certamente será um grande estímulo para o esporte brasileiro. Os investimentos irão aumentar e todos os atletas terão melhores condições em brigar por resultados internacionais”, analisou.

A dupla espera encerrar essa sexta-feira comemorando três grandes vitórias: dos dois primeiros jogos da etapa do Ceará e da eleição do Rio de Janeiro como cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016.