domingo, 24 de maio de 2009

Prata em Osaka, mas liderança no circuito mundial

A dupla Talita/Maria Elisa assumiu essa madrugada a liderança do ranking mundial de vôlei de praia. Formada apenas no começo dessa temporada, a parceria garantiu o feito ao se classificar à decisão da etapa de Osaka, vencendo as americanas Akers/Turnes. A partida, vencida em apenas 34 minutos, foi mais fácil do que o esperado. Com bons bloqueios e volume no contra-ataque, as brasileiras não tiveram dificuldade em impor as parciais de 21-15 e 21-11.

“ – Jogamos muito bem a semifinal. Não demos chances as adversárias. Nos impusemos desde o início e controlamos o placar do jogo”, lembrou a sul-mato-grossense Talita Antunes.

Ela e sua parceira, Maria Elisa, ainda voltaram em quadra para a disputa da grande decisão. E, pela segunda vez na etapa, tiveram pela frente as tri-campeãs mundiais Juliana/Larissa. Jogada sob um céu nublado, com chuva durante um período da partida, a disputa pelo ouro foi digna do encontro de duas das melhores duplas do Brasil. Com três sets bastante disputados, o jogo acabou tendo mais de uma hora de duração.

No primeiro set, após abrirem o placar em 07-04, Talita e Maria Elisa viram as adversárias virarem o jogo (17-13) mas souberam se recuperar e empatar o set em vinte e um pontos. Disputadíssima, a primeira parcial só foi vencida por Juliana e Larissa em 26 a 24. Já no set seguinte, foi a vez das vencedoras do primeiro se recuperarem – Talita e Maria Elisa abriram 15-11 mas foram ameaçadas no 17-16. No fim porém, assim como no primeiro, a recuperação não surtiu efeito, e dessa vez foram as novas líderes do ranking mundial que fecharam em 21-19.

A partida foi então para o set desempate. No tie-break parecia que Talita/Maria Elisa ganhariam a partida de virada – chegaram a ter três pontos de vantagem (11-08). Mas, com poder de recuperação, Juliana e Larissa salvaram dois match points e viraram o jogo (18-16), conquistando assim o ouro na etapa do Japão.

“ – Ao contrário das quartas-de-final (as finalistas também se enfrentaram nessa fase do torneio), dessa vez as quatro jogadoras apresentaram um ótimo voleibol. Tivemos a chance de fechar a partida, mas nesse nível ganha quem erra menos.”, analisou Talita.

As jogadoras seguem essa noite para a Coréia do Sul, aonde tentarão garantir a vaga na Copa do Mundo, que será disputada em Stavanger (Noruega) entre os dias 25 de junho e 04 de julho. Para assegurar participação na principal competição da temporada, sem depender do resultado das adversárias, Talita e Maria Elisa precisam de no mínimo o nono lugar nessa próxima etapa.

“ – Nosso foco agora é garantir a vaga na Copa do Mundo, mas é muito bom ter conseguido chegar a liderança do ranking mundial. Sabemos que ainda tem muita coisa pra acontecer, e que estamos apenas no início da temporada. Mas, isso demonstra que estamos no caminho certo”, comentou feliz Talita, que ao lado de Maria Elisa chegou a segunda decisão em três etapas do Circuito Mundial disputadas até agora.

2 comentários:

  1. Quero parabenizar a Talita e Maria Elisa pela final de Osaka, pois mesmo não conseguindo a vitória, conseguiram disputar um jogo em que foi decidido por detalhes e enfrentaram nada menos de Larissa e Juliana.
    Tenho um olhar/pensamento que na próxima etapa, acontecendo um jogo entre elas, a Talita e Maria Elisa sairão vitoriosas, pois estarão mais entrosadas e acredindo qué é possível uma vitória até em função do último jogo.
    Talita e Maria Elisa, a força Chemtecheana estará com vocês na próxima etapa.
    Tudo de bom para vocês e muitos abraços com energia positiva,
    Luciano Galvão

    ResponderExcluir
  2. Taís Icety Antunessegunda-feira, 25 maio, 2009

    É isso aí! Com certeza vcs estão no caminho certo! Parabéns!

    ResponderExcluir