sexta-feira, 31 de julho de 2009

Multidão empurra donas da casa e Talita/Maria Elisa fica em quinto

Talita e Maria Elisa se despediram hoje (sexta-feira) da disputa do último Grand Slam do Circuito Mundial 2009. Uma verdadeira multidão lotou a arena em Klagenfurt (Áustria) para assistir ao duelo válido pelas quartas-de-final. Empurradas pela torcida local, as austríacas Barbara Hansel e Sara Montagnolli acabaram levando a melhor diante de Talita/Maria Elisa.

No primeiro confronto do dia, a dupla brasileira venceu o duelo caseiro, válido pelas oitavas, sobre Maria Clara/Carol. Em uma hora e dois minutos, as líderes do ranking mundial venceram as irmãs cariocas por 2 sets a 1 (17-21, 21-19 e 15-11).

Na sequência foi a vez de enfrentar as donas da casa Hansel e Montagnolli. Em jogo que valia vaga na semifinal da competição, Talita e Maria Elisa não mantiveram o bom ritmo das partidas anteriores e acabaram surpreendidas com a derrota por 2 sets a 0. Dominando o placar desde o início, o time austríaco impôs as parciais de 21-14 e 21-17.

“Não jogamos bem. Erramos muito e elas aproveitaram isso e a ajuda da torcida para ditar o ritmo da partida”, analisou Talita.

Mesmo com a derrota, Talita e Maria Elisa terminam a sequência de Grand Slams (torneios com maior pontuação), como líderes do ranking mundial. Entretanto, as atletas pretendem melhorar sua pontuação e esperam a partir da próxima quarta (05/08), na etapa da Polônia, aumentar a diferença sobre os outros times.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Duelo caseiro é o próximo desafio de Talita/Maria Elisa na Áustria

Depois de um estreia impecável, com duas vitórias por 2 sets a 0 no primeiro dia em Klagenfurt, na Áustria, Talita e Maria Elisa nem precisaram entrar em quadra nesta quinta-feira (30/07) para assegurar a vaga antecipada às oitavas-de-final do último Grand Slam da temporada. Com a desistência da dupla chinesa Xue/Zhang, motivada por uma lesão, as líderes do ranking mundial confirmaram o primeiro lugar do grupo A.

Mesmo sem jogar, o dia não foi de folga para as brasileiras. Aproveitando a desistência das adversárias, Talita e Maria Elisa treinaram na quadra onde a partida seria realizada, e depois foram à academia para aprimorar a parte física. Segundo o técnico Abel Martins, o objetivo do trabalho foi manter a dupla em atividade.

“Essa quebra no ritmo de jogo é ruim. Quando não se joga um dia no meio da competição, é necessário fazer um trabalho de movimentação com as atletas para manter o ritmo do dia anterior”, explicou o técnico.

O treino serviu ainda para aprimorar alguns detalhes observados pelo time brasileiro nas etapas anteriores. Sendo assim, foi feito um treinamento específico de levantamento de contra-ataque. Segundo Talita e Maria Elisa, tal fundamento ainda pode ser melhorado.

A dupla volta a competir nesta sexta-feira (31/07), pelas oitavas-de-final, em horário ainda a ser definido. O duelo será contra as compatriotas Maria Clara e Carol. Apesar de terem vencido os seis confrontos contra as adversárias nesta temporada, Talita e Maria Elisa esperam um jogo equilibrado.

“Normalmente, nosso jogo contra elas é bem equilibrado. O que aconteceu semana passada, em Marselha (vitória por 2 sets a 0), é incomum. Os dois times se conhecem bem e isso torna a partida sempre disputada”, lembra Talita.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Talita/Maria Elisa tem estreia impecável na Áustria

Sem dar chance às adversárias. Foi assim a estreia da dupla Talita/Maria Elisa no Grand Slam de Klagenfurt, na Áustria. As cabeças-de-chave número um da competição venceram seus dois primeiros jogos, nesta quarta-feira (29/07), por 2 sets a 0, e são as únicas no grupo A com duas vitórias.

O primeiro jogo foi contra as tchecas Slukova e Kolocova. Em apenas trinta e dois minutos, as brasileiras, líderes do ranking mundial, venceram com parciais de 21/12 e 21/18. Na partida seguinte, o desafio parecia ser maior. Jogando pela terceira vez na temporada contra as chinesas Zhang Xi e Huang, tendo vencido os dois confrontos anteriores por 2 sets a 1, as brasileiras entraram em quadra concentradas e mais uma vez não deram chances às adversárias.

O início de partida foi arrasador. No início do set, Maria Elisa marcou quatro pontos em sequência, abrindo 4-0. Forçando bem o saque e com o bloqueio inspirado, a parceria não teve problemas para fechar o primeiro set em 21/13. Na parcial seguinte, as chinesas dificultaram um pouco mais em alguns momentos, mas as brasileiras impuseram outro placar elástico: 21/15.

“Jogamos muito bem hoje. Nosso saque estava bom e o bloqueio também fez a diferença no segundo jogo”, analisou Talita. Na visão da jogadora, o bom volume de aproveitamento no ataque também foi importante para as vitórias.

Nesta quinta-feira (30/07), Talita e Maria Elisa decidem o primeiro lugar do grupo A contra o time chinês Xue/Zhang, às 4h (horário de Brasília). Para avançar direto às oitavas-de-final, as brasileiras esperam manter o retrospecto – até o momento, foram dois confrontos contra a dupla asiática, ambos vencidos por 2 sets a 0.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Talita e Maria Elisa buscam abrir vantagem no Circuito Mundial

Depois de conquistarem 560 pontos no último fim de semana, com o quarto lugar obtido em Marselha (França), Talita e Maria Elisa embarcaram nesta terça-feira (28/07) para Klagenfurt, na Áustria, de olho nos pontos do último Grand Slam da temporada. Com pontuação superior às demais etapas (Open) do Circuito Mundial, a competição encerra uma sequência de quatro torneios deste tipo.

Liderando a disputa feminina, Talita/Maria Elisa soma 4.560 pontos, seguida pela dupla compatriota Juliana/Larissa (4.080) e a parceria norte-americana Ross/Kessy (3.680). Para manter essa diferença, Talita e Maria Elisa esperam conquistar outro bom resultado em Klagenfurt.

“Queremos sempre estar nas finais, ainda mais nos Grand Slams”, comenta Talita. A questão dos pontos não é a preocupação principal da jogadora, que tem como prioridade a evolução do time. “Claro que a possibilidade de ser campeã mundial me estimula, mas o que busco agora é ajustar a nova parceria. Melhorar a cada etapa é o objetivo e o ranking acaba sendo uma consequência”.

Desde que alcançaram a primeira posição do ranking, em Osaka - terceira etapa do Circuito Mundial 2009 -, o time formado no início do ano vem sendo bastante estudado pelas adversárias. “É natural esse tipo de pressão, pois construímos os resultados dentro de quadra. O importante é usar esse aspecto de forma positiva”, afirma Talita.

Talita e Maria Elisa estreiam no torneio principal do Grand Slam de Klagenfurt nesta quarta-feira (29/07), com adversárias e horário ainda a serem definidos.

sábado, 25 de julho de 2009

Talita e Maria Elisa brigam pela sexta medalha no Circuito Mundial em Marselha

Finalistas em Marselha respectivamente em 2007 e 2008, Talita e Maria Elisa não conseguiram repetir o feito da última vez em que cada uma disputou uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia na cidade francesa. As brasileiras foram derrotadas neste sábado (25/07) pelas norte-americanas e atuais campeãs mundiais Ross/Kessy por 2 sets a 0, parciais de 21-16 e 21-13, e terão que lutar pelo terceiro lugar neste domingo (26/07).

Em jogo disputado na quadra central e sob forte vento, a dupla dos EUA dominou toda a partida. No primeiro set, Talita e Maria Elisa até esboçaram uma reação, mas, apesar de empatarem em 15 pontos, foram derrotadas por 21-16. Na parcial seguinte, Ross e Kessy mostraram por que são as atuais campeãs da Copa do Mundo. Dominando o placar desde o início, impuseram uma tranquila vitória por 21-13.

“Não conseguimos jogar hoje. Erramos muito no passe e levantamento, enquanto isso elas estavam conseguindo virar as bolas. A gente não se entregou em momento algum, mas não conseguimos fazer o nosso jogo”, lamentou Maria Elisa.

Para as líderes do Circuito Mundial, resta agora lutar pelo bronze. Essa será a sexta vez que Talita e Maria Elisa terão a chance de subir ao pódio, conseguindo uma medalha nas outras cinco oportunidades. Para manter esse aproveitamento, elas terão que vencer as alemãs Goller/Ludwig, neste domingo, às 9h (de Brasília). O jogo será o segundo entre as duplas. No primeiro, na etapa de Xangai (China), vitória das brasileiras por 2x1.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Talita e Maria Elisa representam o Brasil na semifinal em Marselha

Com duas vitórias nessa sexta, Talita e Maria Elisa chegaram à semifinal do Grand Slam de Marselha. A dupla, que lidera o ranking mundial, é a única representante do país nos jogos de sábado. As outras duplas femininas e todas as duplas masculinas do país perderam seus jogos hoje e foram eliminadas.

O primeiro desafio do dia foi contra as belgas Mouha/Van Breedam. Em jogo disputado na quadra cinco do complexo montado na costa francesa, as brasileiras não tiveram dificuldades em fechar com 2x0 – parciais de 21-14 e 21-12. Na seqüência foi a vez de um duelo caseiro. Jogando a sexta vez contras Maria Clara/Carol na temporada, Talita e Maria Elisa mantiveram a invencibilidade no confronto com mais uma vitória por 2x0 (21-16/21-18).

“Jogamos muito bem os dois jogos de hoje. Tivemos um bom volume, erramos pouco e dominamos o placar nos dois jogos, o que nos deu tranqüilidade”, analisou o técnico Abel Martins.

Amanhã o desafio será contras as americanas Boss/Ross (11h de Brasília). Valendo vaga na decisão do terceiro Grand Slam do ano, Talita e Maria Elisa tentam repetir o sucesso que tiveram nos dois anos anteriores: em 2007 Talita chegou à final em Marselha, jogando ao lado de Renata, e em 2008 foi a vez de Maria Elisa ser finalista, ao lado de Val.

Para Talita, o saque pode ser a arma para vencer as campeãs mundiais: “Sacamos muito bem nos jogos de hoje, e esse também é um ponto forte delas. Nesse alto nível o saque é a primeira arma na disputa de cada ponto”.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

TALITA E MARIA ELISA ESTÃO NAS OITAVAS-DE-FINAL

Depois da estreia no Grand Slam de Marselha ficar ameaçada por conta dos fortes ventos, Talita e Maria Elisa começaram a competição com o pé direito. Em 31 minutos de partida a dupla superou as polonesas Sowala e Brzostek por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/18.

A dupla da Polônia começou na frente, mas logo a parceria líder Circuito Mundial impôs seu jogo e virou o marcador (9-8) não permitindo mais qualquer reação adversária. Com um ataque de Talita na paralela, o primeiro set foi sacramentado (21-16).

No segundo set, Talita e Maria Elisa começaram na frente (3-1) e ao longo do duelo o quadro não mudou. As brasileiras chegaram a abrir cinco pontos de diferença (8-3). Assim como no primeiro set, o segundo foi encerrado com um ataque na paralela, mas desta vez com Maria Elisa (21-18).

Talita avaliou o desempenho do time no primeiro compromisso em Marselha: “Fizemos uma boa partida. Por incrível que pareça, na hora do jogo não ventou muito. E isso facilitou as ações.”

Para a atelta o pior no dia de hoje (quinta-feira) foi controlar a ansiedade. O jogo da segunda rodada do torneio estava programado para 9h (horário de Brasília), e só foi realizado às 15h (horário de Marselha).

Amanhã (sexta-feira), pelas oitavas-de-final do Circuito Mundial, Talita/Maria Elisa enfrenta Van Breedam/Mouha, da Bélgica, às 06h (Brasília).

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Talita e Maria Elisa esperam repetir bons resultados em Marselha

Entre os dias 19 e 26 de julho, a cidade de Marselha, na França, receberá pela primeira vez um Grand Slam do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Nas oportunidades anteriores, o local recebeu apenas etapas Open, que oferecem pontuação e premiação inferiores. E a cidade, localizada na costa do mediterrâneo, traz boas lembranças para Talita e Maria Elisa.

Em 2008, Maria Elisa foi finalista do torneio atuando ao lado de Val, sua antiga parceira. Talita chegou ao lugar mais alto do pódio em 2007, quando formava dupla com Renata.

Primeira colocada no ranking mundial, Talita/Maria Elisa estreia na quarta-feira, na condição de segunda cabeça-de-chave. A etapa de Marselha conta com duas peculiaridades: os ventos são fortes e a areia fofa. O técnico da dupla, Abel Martins, comentou sobre essa situação adversa:

“O evento acaba sendo nivelado por baixo com esse vento. Hoje (segunda-feira) ainda não tem vento intenso, mas a arena encontra-se em um ponto onde venta bastante e isso prejudica o jogo".

A etapa testará uma possível nova fórmula de disputa para a edição 2010 do Circuito Mundial. O country-quota e o qualifying estão sendo disputados no dia de hoje (segunda-feira). Amanhã (terça-feira), será o primeiro dia de torneio principal. Entretanto, os 16 times mais bem posicionados no ranking da FIVB não estreiam, ficando no aguardo dos duelos envolvendo as 32 parcerias restantes. Os cruzamentos do torneio principal serão olímpicos, no formato mata-mata, sem repescagem.

“A concentração terá de ser redobrada. Esse regulamento não permite deslize algum. Perdeu, está fora. Em relação ao problema do vento, o segredo é procurar controlar a bola mais do que em condições normais”, diz Talita.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Talita e Maria Elisa são surpreendidas em Moscou

Em jogo válido pelas quartas-de-final do Grand Slam de Moscou do Circuito Mundial, Talita e Maria Elisa foram surpreendidas, nesta sexta-feira (17.07), por 2 sets a 0 (17/21 e 18/21) pela dupla alemã Holtwick/Semmler, e ficaram com a quinta colocação no torneio. Antes, porém, a dupla brasileira havia vencido as norueguesas Nila/Ingrid (2x0 – 22-20/21-18).

No início do primeiro set, do segundo jogo, o time líder do Circuito Mundial teve um apagão - Holtwick e Semmler chegaram a abrir sete pontos de vantagem (7-0). Em seguida, veio a reação das brasileiras, que chegaram a diminuir a diferença para dois pontos (7-9). Entretanto, não foi suficiente para a virada e o set foi fechado com o seguinte placar: 17-21.

No segundo, as medalhistas de bronze no Campeonato Mundial saíram na frente (2-1). Daí em diante, o duelo foi disputado ponto a ponto, até Talita e Maria Elisa permitirem a virada (9-10). A tônica da partida não foi alterada e o time alemão encerrou a parcial e o jogo com dois pontos de vantagem: 18-21. Após o fim do jogo, Talita admitiu a má atuação.

“Não estivemos bem. Elas sacaram e fizeram virada de bola muito melhor que o nosso time, mas muito melhor mesmo”, enfatizou. Para a atleta o time não soube reverter o placar: “Chegamos a buscar o resultado, mas nas horas decisivas acabamos errando”.

Com o resultado, a parceria brasileira está fora da etapa de Moscou e volta a sua atenção para o Grand Slam de Marselha, na França, entre os dias 21 e 26 de julho.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vitória suada coloca Talita/Maria Elisa nas oitavas-de-final

O segundo dia do Grand Slam de Moscou começou com um susto para as líderes do ranking mundial: Talita e Maria Elisa. Já classificadas à segunda fase, as brasileiras entraram na quadra três para a definição do primeiro colocado do grupo A. A vitória que valia também a vaga antecipada na segunda rodada da fase eliminatória, quase ficou do lado adversário.

Atentas no jogo e forçando bem o saque, as chinesas Zhang Xi/Huang abriram logo no início 3-0. E foi essa diferença que deu a vitória às orientais no primeiro set (21-18). No set seguinte, porém, foi a vez das brasileiras começarem na frente (4-1). Mas, com aproveitamento melhor de contra-ataque as chinesas empataram a partida (8-8) e levaram a decisão do set para um placar alto. Em um contra-ataque de Maria Elisa vitória por 32-30.

O tie break teve os times de alternando na frente do placar. As chinesas abriram o placar (06-04), mas depois as brasileiras viraram em 10-09. Mantendo o equilíbrio no jogo e aproveitando melhor os contra-ataques, no fim, vitória de Talita e Maria Elisa por 15-12.

“Demoramos a entrar na partida. Fizemos uma estratégia de saque no meio das duas que elas estavam conseguindo pegar. Depois que começamos a jogar elas pra linha forçamos erros e conseguimos virar”, comentou Talita Antunes.

O próximo jogo será nessa sexta-feira, às três da madrugada (horário de Brasília), contras as norueguesas Nila/Ingrid.

Talita e Maria Elisa avançam ao segundo dia com duas vitórias

Depois de conquistarem o ouro de Gstaad, Talita e Maria Elisa começaram nessa quarta a disputar o segundo Grand Slam da temporada. Em Moscou, a dupla venceu seus dois primeiro desafios, e decide amanhã o primeiro lugar do grupo A.

Cabeças-de-chave número um da competição, Talita e Maria Elisa precisaram de pouco mais de meia hora para vencer na estréia. Jogando contra as donas da casa Vozakova/Khomyakova, as brasileiras mostraram porque lideram o ranking mundial. Depois de vencerem o primeiro set por 21-17, impuseram uma vitória de 21-06 na parcial seguinte.

O segundo jogo do dia, porém, foi mais complicado. Mesmo derrotadas no primeiro set (21-17), as americanas Fendrick/Ivy levaram a partida ao tie-break, ao devolverem a derrota no segundo set (21-19). No set desempate, com três bloqueios de Talita, as brasileiras fecharam com 15-12.

“Elas (americanas) jogaram muito bem. Erramos muitos contra-ataques e isso complicou um pouco a partida. Mas, no final, soubemos administrar bem nossos pontos e fechamos”, comentou o técnico Abel Martins.

O próximo jogo será contras as chinesas Zhang Xi/Huang. A partida, marcada para as 02h50min de Brasília, irá definir o primeiro lugar do grupo. Quem conseguir essa vitória avança direto as oitavas-de-final.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Com os pés no chão, Talita e Maria Elisa tentam o título de mais um Grand Slam

Vivendo um momento especial desde a formação da dupla, no início do ano, Talita e Maria Elisa estão com a moral em alta para buscar o título de mais um Grand Slam e seguirem com folga na liderança do Circuito Mundial. Campeãs em Gstaad, na Suíça, no último sábado, as atletas também querem o ouro em Moscou, na Rússia, mas mantém os pés no chão apesar da confiança obtida com os últimos resultados.

“Gstaad foi o nosso primeiro Grand Slam juntas e começamos com o pé direito. Esses resultados nos dão confiança e mostra que estamos focadas no que queremos e que o trabalho está sendo bem executado. Mas esta confiança não mascara os erros que cometemos. O pé no chão agora é fundamental para conseguirmos manter o ritmo”, enfatiza Maria Elisa.

Além de evitar se iludir com o próprio favoritismo, Talita e Maria Elisa lutam contra o desgaste com a maratona de jogos a que vem sendo submetidas. Desde a disputa do Campeonato Mundial, na Noruega, que começou no fim de junho, as jogadoras tiveram poucos dias de folga e, após Moscou, ainda disputarão os Grand Slams de Marselha (França) e Klagenfurt (Áustria) em sequência.

“O ritmo do Circuito Mundial é sacrificante, pois são muitas semanas jogando quase sem parar. Mas a nossa vontade em ter bons resultados em todas as etapas supera tudo isso. No fim dessa maratona de Grand Slams, acho que estaremos um pouco esgotadas, o que é normal e deve acontecer com todas as duplas”, diz Talita.

No Grand Slam de Moscou, Talita e Maria Elisa são as cabeças-de-chave do Grupo A. As brasileiras estreiam nesta quarta-feira, às 5h30min (de Brasília), contra as russas Vozakova e Khomyakova. No mesmo dia, enfrentam as americanas Fendrick e Ivy. A participação na primeira fase será encerrada na quinta, diante da dupla Zhang Xi/Y. Huang, da China.

sábado, 11 de julho de 2009

Talita e Maria Elisa vencem, invictas, o Grand Slam de Gstaad

Talita e Maria Elisa conquistaram com 100% de aproveitamento o primeiro Grand Slam do ano. A dupla, que lidera o ranking mundial, venceu todos os sete jogos do torneio levando a terceira medalha de ouro no Circuito Mundial.

Para conseguir alcançar o lugar mais alto do pódio, a dupla teve que vencer dois jogos nesse sábado. Primeiro, pela semifinal, uma virada espetacular sobre as americanas Branagh/Youngs. Depois de estar perdendo o primeiro set por 15-10, Talita/Maria Elisa conseguiram uma arrancada impressionante fechando em 21-18. O resultado colocou a dupla brasileira na liderança do jogo e, com uma parcial mais tranqüila, Talita e Maria Elisa fecharam o jogo com 21-17 no segundo set.

Na decisão, porém, era preciso quebrar uma invencibilidade. Até o jogo de hoje Juliana/Larissa haviam vencido todos os cinco confrontos entre as duplas. Forçando bem o saque, Maria Elisa (que chegou a sacar a mais de 80km/hora) e Talita conseguiram construir uma vitória tranqüila no primeiro set (21-17). Mas, Juliana e Larissa mostraram porque são tri-campeãs do Circuito Mundial e devolveram a derrota com 21-16 no set seguinte. No tie-break o jogo seguiu equilibrado, com as equipes se revezando na dianteira do placar, até que depois de estar perdendo por 12-11 Talita e Maria Elisa fizeram uma seqüência de quatro pontos. Em um contra-ataque de Maria Elisa, vitória das líderes do ranking mundial por 15-12.

“Estamos felizes em finalmente ter vencido Juliana/Larissa, especialmente em uma final de Grand Slam. Todos os jogos anteriores foram muito disputados, assim como hoje. Mas, conseguimos errar menos e acabamos vencendo”, comentou Talita

A dupla segue na liderança do ranking mundial, agora com 3.520 pontos. A diferença para a dupla que está em segundo lugar – Juliana/Larissa – agora é de quatrocentos pontos.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Talita e Maria Elisa vencem duelo caseiro e avançam à semifinal

Talita e Maria Elisa, medalhistas de bronze no Mundial de Vôlei de Praia - disputado semana passada - continuam na busca do pódio do Grand Slam de Gstaad. A dupla garantiu hoje (10.07) a vaga na oitava semifinal do ano, quinta consecutiva, ao vencer os dois jogos eliminatórios.

O primeiro desafio foi contra as alemãs Banck/Gunther. Em jogo válido pelas oitavas-de-final do torneio, as brasileiras precisaram de 39min para vencer por dois sets a zero, com parciais de 21-11 e 21-18. Depois, nas quartas-de-final, foi a vez de passar por um duelo caseiro. Jogando contras as veteranas Ana Paula/Shelda, Talita e Maria Elisa venceram novamente por dois sets a zero, 21-14 e 21-19, alcançando a semifinal da competição.

“No primeiro set tocamos em todas as bolas. Fizemos nove contra-ataques e viramos seis, o que acabou fazendo a diferença. Já no segundo set elas (Ana Paula/Shelda) forçaram o saque e conseguiram igualar mais a partida”, analisou o técnico Abel Martins.

Para tentar chegar à quarta decisão de etapa do Circuito Mundial no ano Talita e Maria Elisa precisarão vencer as americanas Branagh/Youngs (6hs no horário de Brasília – 11 de julho). Para Talita, que jogou contra esse time na despedida de Sandra, o duelo deverá ser bem equilibrado.

“As americanas são um time forte. Precisamos sacar bem para conseguir impor nosso ritmo na partida”, comentou a jogadora.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quinquagésima vitória assegura vaga nas oitavas em Gstaad

Com 100% de aproveitamento na fase de grupos – três vitórias em três jogos – Talita e Maria Elisa avançaram para as oitavas-de-final do Grand Slam de Gstaad. As líderes do ranking mundial esperam agora a definição de suas próximas adversárias em jogo que será realizado no fim de tarde na cidade Suíça.

Depois de terem vencido os dois primeiros jogos por 2x0, Talita/Maria Elisa precisaram de três sets para vencer as chinesas Zhang Xi/Huang. Em partida que teve cinquenta e sete minutos de duração, as brasileiras saíram na frente (21-14), mas acabaram cedendo o empate na parcial seguinte (21-17). Porém, no set decisivo, a experiência falou mais alto e a vitória foi confirmada com placar de 15-10.

“Os dois times jogaram bem. Erramos um pouco no início do segundo set, mas depois mantivemos a virada de bola. O técnico chinês me disse que esse foi o melhor jogo da sua dupla”, comentou o técnico Abel Martins.

O resultado foi o 50º positivo da dupla. Formada no início desse ano, a parceria soma agora 50 vitórias e 09 derrotas. Para continuar na briga pelo título do primeiro Grand Slam do ano, porém, a parceria espera alcançar uma marca maior ainda, já que agora todos os jogos são eliminatórios.

As outras duplas brasileiras na chave da competição passaram à segunda fase com duas vitórias e uma derrota. Ana Paula/Shelda, que foram surpreendidas hoje pelas irmãs austríacas Schwaiger (2x1 – 18-21/21-15/16-14), também se classificaram como primeiro do grupo e estão nas oitavas-de-final. Já Juliana/Larissa, que foram derrotadas nessa quinta-feira pelas norueguesas Nila/Ingrid (2x1 – 21-17/19-21/15-11), terão que disputar a primeira rodada da fase eliminatória. Mesma situação de Maria Clara/Carol, que apesar de terem vencido hoje as donas da casa Forrer/Schmocker (2x1 – 21-18/14-21/15-10) ficaram com o segundo lugar do grupo G.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Dupla “atropela” adversárias e garante vaga na segunda fase

Com duas vitórias fáceis no primeiro dia do Grand Slam de Gstaad, Talita e Maria Elisa garantiram a vaga na segunda fase da competição. Mas, para ficar com o primeiro lugar do Grupo B e avançar direto à segunda rodada da fase eliminatória, a dupla ainda precisa passar por mais uma dupla chinesa: Zhang Xi/Huang.

O dia de hoje (08.07) começou com a vitória sobre as espanholas Liliana e Baquerizo. Imprimindo um bom ritmo na partida, Talita e Maria Elisa, líderes do ranking mundial, fecharam a partida em 37 minutos, com parciais de 21-13 e 21-17. Na sequência, ocorreu o primeiro duelo contra as chinesas - Xue-Zhang (o grupo B tem duas duplas da China). Mais uma vez vitória por dois sets a zero, em 36 minutos, com parciais de 21-10 e 21-16 sobre.

Para assegurar a liderança do grupo e passar direto às oitavas-de-final da competição, as brasileiras precisam vencer as chinesas Zhang Xi/Huang, em partida que será disputada nessa quinta-feira. O jogo poderá render ainda a qüinquagésima vitória do time que foi formado apenas no inicio desse ano - até agora foram 49 vitórias e 09 derrotas.

“Não pensamos nesses números, mas é sempre bom e serve de estímulo. Vamos continuar trabalhando pra aumentar essa estatística, já que conquistamos tantas vitórias em tão pouco tempo”, comentou Talita.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Após bronze na Noruega, Talita e Maria Elisa querem manter liderança do Circuito Mundial

A medalha de bronze no Campeonato Mundial, em Stavanger (Noruega), conquistada no último sábado, foi muito importante, mas a comemoração de Talita e Maria Elisa será deixada de lado por um motivo nobre. Visando manter a liderança do Circuito Mundial, a dupla agora trabalha forte para a maratona de Grand Slams que terão pela frente a partir desta semana. Como oferecem premiação e pontuação superiores às demais etapas, os próximos torneios serão fundamentais para deixar uma conquista inédita bem encaminhada.

“O bronze foi ótimo, mas não temos tempo de comemorar muito. Essas próximas etapas são as mais importantes depois do Mundial, então temos que entrar muito concentradas para mantermos a liderança no ranking. Estamos sonhando com o título do Circuito Mundial no fim do ano e vamos atrás disso”, diz Talita Antunes.

A primeira parada de Talita e Maria Elisa nessa sequência de Grand Slams será em Gstaad, na Suíça, onde estreiam nesta quarta-feira (08/07), às 08h (de Brasília), contra as espanholas Liliana e Baquerizo. Depois da final, marcada para o próximo sábado (11/07), a maratona continua nas cidades de Moscou (Rússia), Marselha (França) e Klagenfurt (Áustria). Segundo Talita, além dos seguidos jogos, o frio europeu será outro fator a ser superado para evitar um desgaste.

“Está fazendo muito frio na Europa, e eu não gosto de jogar com temperaturas baixas, mas temos que encarar e buscar a superação. Temos que vencer tudo, saudades, desgastes físico, as adversárias e o frio, lógico”, afirma Talita Antunes.

sábado, 4 de julho de 2009

Talita e Maria Elisa são bronze no Mundial de Vôlei de Praia

Com sete vitórias e apenas uma derrota, Talita e Maria Elisa conquistaram a medalha de bronze do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia. No último dia de disputa feminina - em Stavanger (Noruega) -, a dupla teve de manter o equilíbrio para conseguir o lugar no pódio.

Talita e Maria Elisa tiveram poucas horas para se recuperar da perda da invencibilidade na competição. Depois de perderem para as compatriotas Juliana e Larissa por 2x1 (21-17/18-21/15-13), as atletas tiveram pela frente mais um time brasileiro, as experientes Ana Paula e Shelda na disputa pelo terceiro lugar.

“Tivemos que manter o foco após a derrota na semifinal. Foi isso que fizemos e conseguimos jogar bem a disputa do terceiro lugar”, comentou Maria Elisa.

O time – Talita e Maria Elisa - que se formou no início desse ano mostrou porque vêm obtendo resultados expressivos (foram oito pódios em dez competições na temporada). Com as adversárias estando à frente do placar apenas no início do primeiro set (2-0), Talita/Maria dominaram o restante do jogo e não deram chances pras adversárias – vitória por 2x0, com as parciais de 21-13 e 21-16.

“Não fizemos nenhuma tática especial pra elas. Nos preocupamos em fazer o nosso jogo e isso foi decisivo”, comentou Talita que fez 13 pontos diretos em 15 ataques durante o jogo.

O resultado garantiu à dupla oitocentos pontos. Com isso, Talita e Maria Elisa se mantém na liderança do ranking mundial. O próximo desafio será já na semana que vem no Grand Slam de Gstaad (Suíça).

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Vitória sobre belgas garante vaga nas quartas-de-final

O penúltimo dia do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia começou de forma positiva para a dupla Talita e Maria Elisa. Líderes do ranking mundial, as brasileiras conseguiram a quinta vitória consecutiva e avançaram as quartas-de-final da competição.

O jogo - realizado na quadra três do complexo montado em Stavanger (Noruega) - começou equilibrado, mas as brasileiras começaram a dominar o placar depois de abrirem três pontos (10-7). Maria Elisa inspirada - foram sete defesas no primeiro set – foi importante para a vitória por 21-15.

A parcial seguinte começou um pouco mais complicada. Mudando a estratégia, as belgas Van Breedam e Mouha começaram a forçar o saque em Talita. Apesar de ter dado certo no início – as européias começaram vencendo por 3-0 – a experiência da semifinalista em Pequim-08 fez a diferença. Com 11 viradas em 14 ataques, a sul-mato-grossense comandou a vitória brasileira no segundo set, novamente por 21-15.

O resultado garantiu a Talita uma posição melhor do que no Campeonato Mundial anterior, quando ficou em nono lugar. Maria Elisa estréia esse ano na competição. Mas, as brasileiras querem mais, e pra isso esperam terminar o dia com mais uma vitória, dessa vez pelas quartas-de-final em cima das irmãs austríacas Schwaiger.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Talita e Maria Elisa garantem vaga nas oitavas-de-final

O início da fase eliminatória do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia foi especial para a dupla Talita/Maria Elisa. Além de comemorar a vitória sobre as holandesas Mooren/Wesselink, a dupla pode oferecer a vitória como um presente ao seu técnico Abel Martins, aniversariante do dia.

“Comecei a trabalhar com o Abel em 2005, mas parece que tem muito mais tempo que isso. Ele é mais do que técnico. É um amigo, um companheiro”, elogiou Talita Antunes. Dirigida pelo técnico a jogadora foi semifinalista nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Para Maria Elisa a oportunidade do convívio com o treinador tem sido especial. “Entrei para essa equipe nesse ano e fui muito bem recebida. Eu admiro muito o Abel. Ele tem me ensinado muita coisa e tem sido fundamental para os nossos resultados”

A vitória, dedicada ao técnico, foi construída com alguma facilidade. Mesmo errando duas viradas de bola no início do jogo, Talita e Maria Elisa mostraram que iriam dominar o placar quando abriram 8-6. A partir daí souberam administrar a parcial e fechar o primeiro set em 21-16. Firmes no saque, as brasileiras abriram 2-0 logo no começo do segundo set e foram ampliando a vantagem até fechar o jogo em 21-13.

“Jogamos bem. Acho até que ontem jogamos melhor. Mas é normal pois fomos mais exigidas contra as chinesas. O importante é que conseguimos outro resultado positivo”, comentou Talita.

Essa foi a quarta vitória consecutiva da dupla no torneio, e a segunda por dois sets a zero. Amanhã elas enfrentam as belgas Van Breedam/Mouha às 7h15min (horário de Brasília). As duas duplas já se enfrentaram, na etapa de Osaka, e o resultado foi favorável as brasileiras – 2x1 com parciais de 21-17/16-21/15-12.

“Elas tem um bloqueio alto. Por isso temos que tomar cuidado para conseguir virar as bolas. Mas estamos confiantes e vamos brigar muito por essa vaga nas quartas-de-final”, completou Talita.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Definidas as adversárias na fase eliminatória

As atletas Talita/Maria Elisa conheceram agora a pouco as suas primeiras adversárias da segunda fase do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia. A primeira partida eliminatória será contra as holandesas Mooren/Wesselink às 7h15min (horário de Brasília) na quadra quatro.

Para as brasileiras, o cruzamento foi considerado favorável. As adversárias formam uma dupla nova e venceram apenas um jogo até agora na competição. Mesmo assim, Talita ressalta a importância de manter o foco para conquistar a vitória:

“Independente do adversário temos que fazer a nossa parte. E sempre lembrar que por conta dos nossos resultados entramos com o peso de sermos favoritas. Por isso, precisamos manter o equilíbrio e conquistar a vitória ponto-a-ponto”, comentou a jogadora.

Merel Morren, a mais experiente das adversárias, inclusive já treinou no centro de treinamento das brasileiras. No início do ano passado, com sua antiga parceira, passou uma temporada de um mês treinando ao lado de Talita, e sua ex-parceira Renata.
Assista ao jogo ponto-a-ponto

Vitória contra chinesas garante primeiro lugar do grupo

Depois dos sustos nas duas primeiras partidas, Talita e Maria Elisa conseguiram a terceira vitória consecutiva no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia com mais facilidade. Jogando contra as adversárias que eram consideradas mais complicadas da fase de grupos, as brasileiras impuseram o placar de dois sets a zero sobre as chinesas Xue/Zhang e garantiram o primeiro lugar do grupo B.

“Conversamos muito depois da última partida (jogo contras as holandesas) e isso foi importante pra acertarmos os detalhes e construirmos essa vitória por dois a zero sobre as adversárias mais fortes dessa primeira fase”, analisou Maria Elisa.

A partida começou com as brasileiras se impondo – Talita e Maria Elisa abriram 5x2 – e numa arrancada final impressionante (foram cinco pontos seguidos) fecharam o primeiro set em 21-14. Na parcial seguinte, porém, as chinesas mostraram que dariam mais trabalho, e chegaram a abrir vantagem de 6-3. Só que mais uma vez, as brasileiras fizeram cinco pontos seguidos, virando o placar para 8-6. O jogo seguiu, então, equilibrado até o final, com a vitória por 21-19.

“Jogamos melhor do que nas últimas partidas. O saque da Maria Elisa, que é uma arma forte da nossa dupla, entrou mais e com isso dificultamos o jogo das chinesas. Essa vitória nos dá moral pra fase eliminatória”, comentou Talita Antunes.

O próximo desafio será amanhã, já na primeira rodada da fase eliminatória. As jogadoras terão que esperar até a noite, quando acabam todos os jogos da primeira fase, para conhecer suas próximas adversárias.