terça-feira, 18 de agosto de 2009

Liderança do Circuito Mundial não ilude Talita e Maria Elisa

Quando resolveram formar uma nova dupla, Talita e Maria Elisa sabiam que teriam um desafio grande pela frente. Mesmo começando a parceria com resultados positivos - a conquista de duas etapas do Circuito Brasileiro -, as atletas tinham como objetivo para o Circuito Mundial se manter entre as três melhores duplas brasileiras (que garantem acesso direto à fase principal dos torneios). Onze etapas depois, a dupla soma sete pódios, sendo quatro ouros, uma prata e dois bronzes, e lidera o ranking mundial.

Mesmo assim, as jogadoras continuam mantendo o objetivo traçado no começo do ano. Por ser a primeira temporada em que atuam juntas, Talita e Maria Elisa acreditam que 2009 servirá para ajustar o jogo da dupla, e ainda que os resultados obtidos sirvam como estímulo, não podendo mascarar o que precisa ser melhorado.

“Lógico que estamos satisfeitas com os resultados. Porém, o mais importante agora é melhorar a cada jogo”, comenta Talita. A jogadora acredita que buscar esse aprimoramento é fundamental sempre: “O dia que acharmos que está tudo perfeito é quando precisaremos nos esforçar mais para melhorar. Esse é o segredo de quem quer atingir seus objetivos”.

Detectar onde melhorar é mais complicado ainda quando se atinge um resultado tão positivo em pouco tempo. Por isso, o técnico da dupla sempre prefere conversar com as atletas após uma vitória do que em uma derrota.

“Normalmente, quando se perde um jogo fica fácil ver onde erramos. O difícil é na euforia da vitória conseguir enxergar o que precisa ser melhorado. Além disso, depois de uma derrota, sempre se está com a estima baixa, por isso prefiro guardar o que observei e falar em um momento melhor”, explica Abel Martins.

Foi o que aconteceu no treino desta terça-feira (18/08). Depois do título da etapa de Kristiansand (Noruega), no último fim de semana, o técnico cobrou de suas jogadoras um melhor aproveitamento no passe. Para Abel, essa foi a principal falha do seu time, mesmo com a conquista.

“Nessas horas fica mais fácil elas assimilarem o que estou falando, porque não estão chateadas com o resultado”, afirma, fazendo questão de elogiar a compreensão de suas jogadoras: “É necessário ter maturidade para entender cobranças após um ouro”.

Com a estima em alta e as cobranças assimiladas, Talita e Maria Elisa prometem entrar em quadra nesta quarta-feira (19/08) lutando por mais um bom resultado. A dupla disputa nesta semana a etapa de Aland (Finlândia) do Circuito Mundial.

“Nossa dupla sempre entra em uma etapa com o objetivo de disputar as finais, mas sabemos o quanto o Circuito Mundial é disputado. Por isso, nos preocupamos com um jogo de cada vez, e em todos procuramos fazer o nosso melhor”, diz Maria Elisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário