Acompanhe no blog o anúncio das campeãs brasileiras
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Talita e Maria Elisa fecham ano com mais um ouro
Talita e Maria Elisa entraram em quadra hoje, dia 29, às 9h local, para disputar o lugar mais alto do pódio contra Cris e Andrezza. Com uma virada espetacular, a dupla que já havia garantido o título de campeã brasileira por antecipação, fez a torcida vibrar. No início do jogo, as adversárias deixaram Talita e Maria Elisa em uma situação não habitual, ficando atrás do placar por 2 x 0. Mas fazendo jus ao título de melhor sacadora, Maria Elisa comandou a virada fechando a parcial em 18 x 12.
Já no segundo set, Cris e Andrezza deram um susto ainda maior nas campeãs abrindo o placar em 6 x 0. Chegou, então, a vez de Talita mostrar seu melhor fundamento, o bloqueio, essencial para a vitória da 12ª etapa do Circuito Banco do Brasil, realizada em Salvador, Praia da Armação.
Talita e Maria Elisa fecharam o jogo com 19 x 17 contabilizando o oitavo ouro na temporada brasileira 2009. O resultado garantiu, ainda, o título de dupla feminina com mais vitórias – nacional e internacional.
“Estamos super felizes com o nosso ano, essa vitória é o resultado de muito trabalho durante todo o ano. Vamos ter férias agora, mas em janeiro já voltamos aos treinos. Apesar do ótimo balanço nosso foco é conseguir uma vaga para as Olimpíadas de Londres”, afirma Talita Antunes.
Já Maria Elisa é só sorriso. A atleta fez questão de agradecer à família, à comissão técnica e aos patrocinadores (Banco do Brasil e Chemtech) pelo sucesso obtido.
“O meu ano foi incrível, fui muito bem recebida por todo o time. Só tenho a agradecer, descansar e voltar ano que vem com muito disposição para melhorar ainda mais nosso jogo e seguir brigando por mais conquistas”, comemora Maria Elisa.
sábado, 28 de novembro de 2009
Talita e Maria Elisa buscam o ouro na última etapa do Brasileiro
A dupla, que já é a dona do título de Circuito Banco do Brasil desde a etapa de Recife, venceu por 2 x 0, com parciais de (18x12 – 18x10) as adversárias.
Maria Elisa, que concorre ao melhor saque do ano, mostrou o porque de ser uma das indicadas ao prêmio. Foram seis “aces” que ajudaram a dupla a avançar facilmente à sexta final consecutiva. Caso a dupla Talita e Maria Elisa vença amanhã a decisão contra Cris e Andrezza se tornam o time feminino com mais títulos na temporada 2009. As atletas já contabilizam 126 vitórias nas diversas competições do vôlei de praia.
“Não entramos em quadra pensando em números. Queremos sempre melhorar, superar nossas falhas e buscar mais conquistas, mas ficamos felizes quando vemos os dados que comprovam que nossa parceira já deu certo”, comenta Maria Elisa.
A final será amanhã, domingo, dia 30, às 10h, horário de Brasília.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Para fechar com chave de ouro
Caso vença a última etapa do Circuito Nacional - Salvador, Talita/Maria Elisa pode escrever mais um capítulo na promissora história da dupla, tornar-se o time feminino com o maior número de triunfos na temporada 2009. Seriam totalizados 12. A etapa de encerramento será disputada na Praia da Armação, entre os dias 26 e 29 de novembro. As campeãs brasileiras estrearão na sexta-feira, primeiro dia do torneio principal.
Além das conquistas do time, a lista de indicações de finalistas do prêmio Melhores do Ano do Circuito Brasileiro não pode deixar de ser mencionada. Talita concorre em quatro quesitos – melhor jogadora, melhor saque, melhor ataque e melhor bloqueio. Quanto à disputa pelo melhor ataque, Talita pode ser bi-campeã. Em 2006, a atleta foi a vencedora neste fundamento.
Maria Elisa, melhor saque da temporada 2008, concorre em cinco categorias – melhor jogadora, melhor saque, melhor recepção, melhor levantamento e melhor defesa. Abel Martins, técnico da dupla e um dos responsáveis pela considerável performance no ano, concorre a melhor técnico.
“Gostaria de conquistar o prêmio que de fato mereça. Tenho consciência que são excelentes jogadoras concorrendo e apenas uma pode ganhar. No que diz respeito à temporada, o desempenho foi muito proveitoso. Diria que o primeiro semestre foi de conhecimento entre mim, Talita e a comissão técnica. No segundo semestre, a equipe já estava 100% entrosada. Destaco o trabalho da comissão técnica. A preparação física, por exemplo, foi fundamental na arrancada para o título brasileiro”, analisa Maria Elisa.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Talita e Maria Elisa vencem em Maceió com marco histórico
Se Maria Elisa já havia experimentado o gosto de ser campeã na capital alagoana (a jogadora conquistou ano passado, na cidade, seu primeiro ouro no circuito brasileiro), dessa vez ela conheceu o sabor do bi-campeonato da etapa. Talita, que ainda não havia conseguido vencer na cidade onde começou a praticar vôlei de praia pode comemorar ao lado de sua torcida – ela joga representando o estado de Alagoas - o primeiro lugar no pódio.
“Eu estava devendo isso a essa torcida que sempre me apoiou. Fico feliz em ter conseguido finalmente retribuir esse carinho que recebo toda vez que volto a essa cidade”, comentou Talita.
Maria Elisa estava radiante por ganhar pela primeira vez uma etapa com a presença dos seus pais na torcida: “No começo do jogo eu fiquei tensa porque queria ganhar a etapa com eles aqui, mas depois fui relaxando e consegui mais essa vitória na temporada”.
A vitória foi a vigésima seguida da dupla. Assim como nas duas últimas etapas (João Pessoa e Recife), as campeãs brasileiras ganharam todos seus jogos por 2 sets a 0. Na final, pela segunda final seguida, venceram Ângela/Vivian - com as parciais de 18-14 e 18-12.
sábado, 14 de novembro de 2009
Nona final da temporada nacional promete emoções diferentes para Talita e Maria Elisa
Para isso, as atletas terão que vencer Vivian/Ângela (que se classificaram à semifinal ao derrotar Maria Clara/Carol por 2x0) na decisão da etapa de Maceió. Mas, Talita e Maria Elisa precisarão vencer também a ansiedade. Afinal a decisão que ocorre às 10h50m (horário de Brasília) é especial para as jogadoras. Talita busca o primeiro ouro na cidade onde começou a jogar vôlei de praia (a sul-matogrossense é, inclusive, federada por Alagoas), e Maria Elisa tenta o bi-campeonato do torneio – ano passado venceu em Maceió ao lado de sua ex-parceira Val.
“Maceió tem um clima especial pra mim. Foi aqui que ganhei minha primeira etapa de circuito brasileiro, e espero conquistar esse bi-campeonato amanhã”, comentou Maria Elisa. A jogadora quer retribuir à sua parceira o título conquistado na etapa anterior, em Recife.
Já Talita busca quebrar a escrita de nunca ter vencido na capital alagoana. Com grandes amigos na cidade, e uma torcida que a impulsiona dentro de quadra, a jogadora espera retribuir o carinho da cidade com o ouro nesse domingo: “Ganhar é sempre bom. Mas, sem dúvida ganhar aqui em Maceió vai ser especial”.
Para chegar à decisão, Talita e Maria Elisa venceram seus dois jogos nesse sábado. Nas quartas-de-final passaram por Izabel/Luiza Amélia (2x0 – 18x12 1 18-07) em jogo inspirado de Maria Elisa – foram nove pontos de saque no jogo, sete só no segundo set. E na semifinal venceram Virna/Taiana com o mesmo placar (parciais de 18-12 e 18-14).
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Talita e Maria Elisa vencem apenas um jogo e já estão nas quartas-de-final em Maceió
Depois da vitória por 2x0 (18-12 e 18-15) sobre Tati/Priscila na estréia na capital alagoana, Talita e Maria Elisa fariam o segundo jogo da rodada noturna, mas uma de suas adversárias acabou sentindo uma lesão e teve que abandonar a disputa. Izabel, que joga com Luiza Amélia, teve fortes dores nas costas e optou por não entrar em quadra. Com isso, a dupla campeã por antecipação do circuito brasileiro em 2009 se classificou automaticamente às quartas-de-final do torneio.
Apesar do descanso maior, Talita lamentou não poder fazer a rodada noturna: “Chamei todos meus amigos de Maceió pra assistir esse jogo, já que no horário do primeiro muitos estavam trabalhando. Se por um lado podemos descansar mais, por outro fico triste porque sei que o pessoal queria ver a partida”.
A dupla volta à quadra amanhã, em horário ainda indefinido, e pretende contar com a animação da torcida local para se classificar às finais do torneio. Apesar de ser federada por Alagoas, Talita nunca subiu ao pódio jogando em Maceió. A jogadora espera contar com a energia de sua parceira Maria Elisa, que busca o bi-campeonato da etapa, para quebrar essa escrita.
“Todo dia me perguntam o que eu espero que aconteça aqui por estar defendendo o estado. Eu sempre respondo que eu espero que no ano que vêm as pessoas me façam a mesma pergunta, mas acrescentando nela o que seria preciso pra tentar o bi da etapa”, disse a sorridente Talita.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Dez anos depois e com o título brasileiro, Talita volta ao lugar onde tudo começou
“Este título servirá de estímulo para o nosso maior objetivo, que é disputar as Olimpíadas de Londres. Nossa equipe está de parabéns. Para o primeiro ano de parceria, os resultados foram sensacionais. Voltar ao lugar onde tudo começou como campeã brasileira, sem dúvidas, tem um sabor muito especial”, declara a jogadora.
Talita mudou-se para Maceió em 1998, aos 16 anos, para jogar na quadra pelo CRB, tradicional clube da cidade. No ano seguinte, foi convidada por Válter Pitombo Laranjeiras, mais conhecido como Toroca, presidente da Federação Alagoana de Voleibol (FAV), para disputar a etapa local do Circuito Banco do Brasil. O resultado não foi dos melhores, mas a experiência fez Talita pensar em trocar o piso sintético pelas areias.
“Em 1999 eu entrei para jogar a etapa sem sequer ter treinado na praia. Foi uma experiência que o Toroca fez já pensando em me convencer a trocar a quadra pela areia. Gostei da experiência e, no ano seguinte, comecei a treinar nos dois lugares (quadra e praia)”, lembra.
Em 2001, também em Maceió, Talita despontou de vez para o vôlei de praia nacional. Ela voltou a disputar a etapa alagoana do Circuito Banco do Brasil, desta vez ao lado de Jackie Silva, iniciando ali uma parceria que a levou ao Rio de Janeiro e impulsionou sua carreira.
“Aprendi muito com a Jackie. Devo muito do que sou como jogadora de vôlei de praia à parceria que tive com ela. Claro que todas as outras parceiras também me ajudaram a crescer como atleta. Mas começar no esporte ao lado de uma campeã olímpica foi fundamental”, diz Talita.
Talita vive e treina no Rio de Janeiro até hoje, porém não esquece os amigos que fez nos três anos que morou em Maceió, e vai à cidade mesmo quando não é para compromissos profissionais.
“Os anos que morei em Maceió foram maravilhosos. Ainda tenho muitos amigos na cidade, que me acolheu muito bem. Sempre que posso, dou um ‘pulinho’ por lá”, garante.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
domingo, 1 de novembro de 2009
Com exibição de gala, Talita e Maria Elisa coroam título brasileiro com ouro no Recife
Em um fim-de-semana especial para a nova parceria, Talita/Maria Elisa chegou a uma invencibilidade de quinze jogos e como na etapa anterior – João Pessoa – conquistou a etapa pernambucana, sem perder um set.
Na final, Talita e Maria Elisa mediram forças com Ângela e Vivian pela sexta vez no ano. Debaixo de um calor escaldante, na arena montada na Praia de Boa Viagem, impuseram o placar de 2 sets a 0 sobre as adversárias. Forçando bem o saque e com um bom volume na defesa, não deram chances às rivais. Após vencer o primeiro set por 18-08, em uma diagonal de Maria Elisa, fecharam o segundo set em 18-10.
“Estou muito feliz em ter entrado para a história deste estado. Sou a primeira atleta federada por Pernambuco a conquistar uma medalha aqui no Recife. Chegar ao lugar mais alto do pódio e ganhar o título brasileiro jogando em casa foi sensacional”, disse emocionada Maria Elisa.
Para Talita, o ouro é resultado de muito empenho no primeiro ano com a nova parceira. “Esses ouros em etapas e o título brasileiro são frutos de um trabalho bem feito por toda nossa equipe. Agora sim, podemos comemorar o título brasileiro, mas por pouco tempo. Afinal, em quinze dias, é a minha vez de jogar em casa”, brincou a sul-mato-grossense que joga pelo estado de Alagoas – local da próxima etapa do Circuito Brasileiro.
sábado, 31 de outubro de 2009
Talita e Maria Elisa fazem a quinta final consecutiva
Para chegar à decisão, Talita/Maria Elisa venceu mais dois jogos por 2 sets a 0. Nas quartas-de-final, a dupla voltou a enfrentar Cida/Érica Freitas – dupla que foi adversária na segunda partida do dia anterior – e impôs a vitória com parciais de 18-11 e 18-13. A vaga na decisão foi conquistada ao superar Sandra Mathias/Elaine (18-16 e 18-12) - adversárias também derrotadas nas duas etapas anteriores.
“A Sandra e a Elaine jogaram muito. Defenderam muitas bolas e sacaram bem, o que nos complicou um pouco no início do confronto. Mas soubemos manter a calma e virar as bolas decisivas. Foi um jogo de defesa. Aproveitamos os contra-ataques”, analisou Talita.
A decisão da décima etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia será contra Ângela e Vivian. A partida, que terá início às 10h (horário de Brasília), será o sexto confronto entre os times. O histórico é favorável às campeãs brasileiras: foram quatro vitórias e apenas uma derrota.
“Estou feliz por ter chegado à final e garantido a primeira medalha, aqui em Pernambuco, para uma atleta que representa os pernambucanos. Entrei para a história do estado, entretanto quero o ouro amanhã. Será uma final disputada, e que vença o melhor, contou Maria Elisa.
Torcedor não agüenta esperar etapa seguinte e vem ao Recife de moto torcer por Talita
Uma força especial apoiou Talita/Maria Elisa na semifinal realizada nas areias da praia da Boa Viagem. Das arquibancadas, um torcedor vibrava a cada ponto de seu time favorito. Apesar da próxima etapa ser em Maceió, Claudistone Ramalho – oriundo de Alagoas - não controlou a ansiedade e veio de moto até Recife torcer por Talita.
“Sei que ela não nasceu em Alagoas, mas adotou nosso estado de coração. Acompanho a Talita desde 2007 e não agüentei esperar 15 dias para conferir de perto. Estou super feliz, a Talita é uma referência no vôlei de praia”, disse Claudistone.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Talita e Maria Elisa são campeãs brasileiras
O dia na capital pernambucana começou com a vitória por 2 sets a 0 sobre Carol/Mirlena (18-07 e 18-13). O segundo compromisso do dia, que valeu o título nacional, foi mais complicado. Mesmo assim, Talita e Maria Elisa impuseram um duplo 18-15 sobre Cida/Erica.
Visivelmente emocionada, Maria Elisa falou da importância da companheira Talita e da comissão técnica. “A segunda partida foi tensa. Até porque a ansiedade pelo título era natural. Quero agradecer a Talita que me escolheu como parceira e a comissão técnica que me recebeu de braços abertos. O título coroa todo nosso trabalho sério realizado ao longo de 2009”.
Talita ratificou as palavras de Maria Elisa em relação ao trabalho bem feito e fez questão de destacar que o título não irá desmotivar seu time para o restante da etapa Pernambucana, nem para as duas próximas etapas do Circuito Brasileiro.
“É maravilhoso ganhar o título, mas viemos aqui para subir no lugar mais alto do pódio. Sei que essa conquista é importante, mas a intenção é evoluir mais e mais. Portanto, quero usar esse triunfo como estimulo para novos desafios”.
As campeãs creditaram o título à comissão técnica, familiares, patrocinadores e torcedores.
“Nossos patrocinadores - Banco do Brasil e Chemtech - são campeões também. Acreditaram nesse time no começo do trabalho”, lembrou Maria Elisa.
“Certamente nossa família, comissão técnica e torcedores em diferentes pontos do país estão comemorando muito essa conquista. Isso me faz muito feliz. Dedico essa vitória a eles”, disse Talita.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
"Em casa", Maria Elisa busca seu primeiro título brasileiro
“No início da minha carreira, jogava com uma atleta de Pernambuco que era minha amiga e, para participar de uma etapa importante, eu precisava me registrar em alguma federação. Pernambuco abriu as portas para mim e ainda me ajudou financeiramente em um período difícil da minha vida. Sou muito grata a este estado, que me traz sorte e me faz sentir em casa”, explica Maria Elisa.
Segundo a jogadora, o título brasileiro seria a coroação de um bom trabalho realizado logo na primeira temporada de dupla com Talita. Próxima da primeira conquista relevante como profissional, Maria, assim como a parceira, ainda procura controlar a ansiedade.
“Tivemos um ano muito bom, acima das expectativas, e essa conquista serviria de estímulo para mantermos o nível no próximo ano. Mas procuramos não pensar nisso com antecedência, para não criar ansiedade. A gente precisa conseguir manter o atual ritmo de jogo, entrar em quadra tranquila e jogar de forma alegre para comemorar no final”, declara Maria Elisa.
domingo, 18 de outubro de 2009
Talita e Maria Elisa conquistam a etapa de João Pessoa sem perder um set
A vitória por 2x0 foi a quinta na etapa sem perder um set. O bom aproveitamento da dupla foi evidenciado na decisão do título, quando dominaram a partida e impuseram as parciais 18-16 e 18-12 sobre Juliana/Larissa. Para Maria Elisa o entrosamento da dupla vem sendo o diferencial para esses últimos resultados.
“Apesar de sermos uma dupla formada no início do ano, jogamos muito ao longo dessa temporada e isso ajudou ao nosso entrosamento, o que é fundamental para que possamos alcançar essas vitórias. Além disso, Talita sacou muito bem, inspira confiança”, comentou Maria Elisa.
O resultado de hoje coloca Talita e Maria Elisa cada vez mais perto do título nacional. Mesmo assim, as atletas têm os pés no chão e preferem não pensar nisso por enquanto.
“Ainda faltam três etapas para acabar o ano. Temos que obter bons resultados pra conquistar o título. Nosso objetivo é sempre entrar em quadra pra chegar às decisões e conquistar o melhor o lugar mais alto do pódio. Se fizermos isso, o título será conseqüência”, analisou Talita.
O próximo desafio será a etapa de Recife, entre os dias 28/10 a 01/11. Maria Elisa joga representando o estado de Pernambuco e espera contar com a torcida local para mais uma conquista.
sábado, 17 de outubro de 2009
Invictas, Talita e Maria Elisa chegam a sétima final da temporada nacional
“Os jogos entre nossos times sempre são bem disputados. Ganhamos na última etapa, mas elas têm um retrospecto melhor. Por isso, é importante entrar super concentrada e errar o menos possível”, comentou Maria Elisa.
Para chegar à decisão, a dupla Talita/Maria Elisa não teve dificuldades. Sem perder um set ainda no torneio, as vencedoras da etapa anterior do circuito (em Fortaleza) conquistaram a vaga na final atropelando suas adversárias.
No primeiro jogo do dia a vitória foi fácil, 18-07 e 18-11 sobre Sandra Mathias/Elaine. Na partida noturna, mais uma vitória incontestável, dessa vez, com as parciais de 18-15 e 18-06 sobre Cris/Andrezza.
“A Maria jogou muito bem hoje. Especialmente na semifinal. Ela não deixava a bola cair. Defendeu muito”, elogiou Talita.
E os números comprovam essa exibição da atleta de Resende (RJ). Dos 72 pontos conquistados nos dois jogos de hoje (17/10), Maria Elisa fez 32 pontos, Talita 17 e os outros 23 foram em erros das adversárias.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Com duas vitórias, Talita e Maria Elisa se classificam em João Pessoa
O diferencial a favor de Talita/Maria Elisa foi o bom volume de saque. No primeiro jogo, contra Marcella/Aline, foram três aces que ajudaram a construir a vitória com parciais de 18-10 e 18-13. Porém, o melhor estava para vir na segunda partida, diante de Michelle Carvalho/Lívia. O primeiro set foi fechado com um ace de Maria Elisa, marcando o elástico placar de 18-06. Na parcial seguinte, com mais três pontos diretos de saque da jogadora, a dupla abriu 3-0 e administrou o placar até fechar o jogo em 18-15.
“Estava bem confiante no jogo e isso ajudou no saque. Mesmo assim, acabei cometendo alguns erros nesse fundamento no final e isso não é bom”, analisou a exigente Maria Elisa, que marcou, ao todo, nove aces nesta sexta-feira.
- Torcedor vai de Recife à João Pessoa para acompanhar sua dupla favorita.
Apesar de formada apenas no início desta temporada, os bons resultados e a simpatia da dupla Talita/Maria Elisa já vêm rendendo frutos. A cada etapa jogada, as atletas contam com o apoio de mais torcedores, e em João Pessoa não foi diferente.
Entre a primeira e a segunda partida desta sexta-feira, Talita e Maria Elisa conheceram Fernandes, um simpático torcedor que viajou 123 km de Recife (PE) à capital paraibana especialmente para acompanhar a sua dupla favorita. No encontro, as jogadoras foram presenteadas com um DVD de Luiz Gonzaga e puderam autografar a camisa especial feita pelo fã com uma foto da dupla.
“É muito legal esse carinho. Ele nos acompanha antes mesmo de nos tornarmos uma dupla, já que sabia tudo sobre nossos resultados nos anos anteriores. Mas agora disse que curte ainda mais porque estamos juntas”, comentou Talita, que considera essa admiração um estímulo fundamental para continuar buscando resultados cada vez melhores.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
No Dia do Mestre, Talita e Maria Elisa falam sobre a importância dos seus professores em suas carreiras
Desde cedo, Talita e Maria Elisa tinham um objetivo em comum: tornarem-se jogadoras de vôlei profissionais. Maria destaca a importância da professora Shirley Gastão para ter tornado o sonho em realidade. Foi através dela que a atleta teve a sua primeira oportunidade em um clube, no BCN/Osasco, aos 15 anos.
“A Shirley é muito mais que uma ex-professora de educação física. É uma grande amiga da minha família. Tive aula com ela dos 11 aos 17 anos, no Colégio Salesianos de Resende, e aprendi valores fundamentais para a vida, como humildade, acreditar no meu sonho, treinar muito e ter postura profissional desde cedo. Ela nunca mediu esforços para eu virar profissional. Passava treinos extras inúmeras vezes, mas sempre querendo o melhor para mim”, declara a atleta.
Apesar do talento acima da média, Shirley revela que Maria Elisa precisou ser advertida algumas vezes para não desperdiçar a chance de seguir carreira no vôlei.
“A Maria Elisa sempre teve técnica e estilo. Já no primário dava para notar a diferença dela para as demais alunas. Aos 14 anos, quando foi para a Seleção de Resende, ela relaxou e diminuiu o ritmo de treinos. Tive quer dar um puxão de orelha, mas valeu a pena. A Maria sempre foi muito persistente e merece o sucesso no vôlei”.
Assim como a companheira de time, Talita apontou um responsável por sua carreira ter se concretizado. Trata-se do professor de educação física e tio Luiz Alberto Antunes, mais conhecido no meio do vôlei como Melão. Luiz é técnico da seleção masculina do Mato Grosso do Sul há 20 anos.
“Meu tio me observou nos Intercolegiais e nas ‘peladas’ de vôlei e viu que eu tinha um diferencial em relação às outras meninas. Digo que ele teve o feeling. Pelo fato do Melão ser técnico, conseguiu ter um olhar crítico sobre minhas atuações desde nova”, lembra Talita, que teve a primeira experiência no vôlei aos 15 anos, defendo o CRB de Alagoas.
Melão via em Talita uma enorme determinação já em suas primeiras cortadas, saques, passes e manchetes. “Convivo com a Talita desde pequena. Quando ela estava com 12 anos, observei que ela poderia atuar em nível profissional. Tinha altura, talento e determinação de sobra. No colégio, ela não só treinava com as meninas, mas também com os meninos. Nunca teve medo da pancada deles”, revela Melão.
O atual técnico, Abel Martins, não poderia ser esquecido pelas jogadoras no Dia do Mestre. Apesar de trabalharem juntos há menos de um ano, Maria Elisa afirma que a relação entre eles parece ser de longa data.
“O interessante neste trabalho é que estou absorvendo uma nova forma de pensar o jogo em si, a vida, o dia-dia e o lado profissional. Uma característica bacana do Abel é saber ouvir o atleta e não ser aquele técnico que só faz mandar. Em algumas oportunidades, traçamos uma determinada tática para um jogo, mas pelo decorrer das jogadas eu e a Talita sentimos na quadra que a tática combinada poderia ser mudada. Se achar que é bom para o time, ele aceita numa boa”.
Talita vê Abel como técnico e amigo. “O Abel é uma peça fundamental para o time funcionar. Acredito cegamente nas orientações dele. Já vi na prática que dá certo. Uma prova disso foi minha classificação para a Olimpíada de Pequim. Quero muito estar com ele em Londres-2012 também. Posso dizer que o Abel é um amigo”, declara Talita
domingo, 4 de outubro de 2009
Talita e Maria Elisa vencem de virada e ficam com o ouro em Fortaleza
“O jogo foi estranho. No primeiro set não conseguimos acertar nosso jogo e acabamos perdendo por um placar elástico. Mas, depois entramos na partida mais concentradas e conseguimos manter um bom ritmo”, comentou Talita.
A jogadora ressaltou o bom saque de sua parceira como um dos pontos decisivos para a arrancada a partir do segundo set, vencido por 18-11. Já Maria Elisa elogiou a recuperação de Talita na partida.
“A Talita está de parabéns. Depois de ter passado por dificuldades no primeiro set soube reagir. O bloqueio dela foi perfeito nessa partida”, elogiou Maria Elisa. A jogadora fez questão de destacar que esse fundamento ajudou a conseguir as defesas no fundo de quadra.
Depois de duas parciais com placar atípico, o tie-break foi emocionante. As líderes do ranking brasileiro chegaram a abrir 11-07, mas Juliana e Larissa reagiram e empataram. Firmes no jogo, Talita e Maria Elisa conseguiram a vitória em um erro de ataque de Larissa (15-12).
“É muito bom ganhar uma final assim. Não pelo fato de estarmos na casa delas, mas sim por voltarmos a ganhar um jogo contra esse time, que é excelente”, comemorou Maria Elisa.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Talita e Maria Elisa terminaram primeiro dia em Fortaleza com sensação de vitória tripla
“Todos nós vivemos essa expectativa. Quando ainda estávamos aquecendo pro jogo – contra Sandra Mathias/Elaine – nossa equipe ficava informando as cidades que saíram da disputa. A expectativa foi crescendo, e quando no tempo técnico do segundo set ouvimos aquela gritaria era a certeza de que o Rio tinha sido escolhido”, lembrou Talita.
A jogadora que participou dos Jogos de Pequim-08, quando terminou na quarta colocação, não escondia a expectativa em receber a Olimpíada em seu país. A festa presenciada por ela no ano passado promete ser ainda mais bonita na “cidade maravilhosa”.
“Quem já foi a uma Olimpíada sabe que é especial aquele clima. Ter a oportunidade de presenciar isso no Rio vai ser maravilhoso. A cidade certamente vai estar em festa para receber os atletas do mundo inteiro”, completou.
Maria Elisa, que busca ao lado de Talita a vaga em sua primeira Olimpíada em Londres-2012, também comemorou o resultado. A jogadora, natural do Estado do Rio de Janeiro, não escondia sua expectativa em lutar para representar o Brasil em 2016.
“Foi até difícil, depois de perceber a festa, ter que voltar a se concentrar no jogo. Certamente essa vitória irá incentivar não só melhorias na cidade do Rio de Janeiro, como servirá de impulso para o esporte brasileiro”, analisou.
As duas atletas comemoraram e ressaltaram que saiam da arena com a sensação de vitória tripla: 2x0 (18-16/18-09) sobre Mirlena Santos/Mônica, 2x1 sobre Sandra Mathias/Elaine (18-16/20-22/15-08) e a vitória carioca na luta pelos Jogos de 2016.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Talita e Maria Elisa jogam de olho na disputa pelos Jogos de 2016
“Estaremos em quadra, focadas em nossos jogos. Mas nosso pensamento estará junto com os milhares de brasileiros que esperam que o Rio saia vencedor dessa disputa”, comentou Talita Antunes.
A jogadora que teve sua primeira experiência olímpica ano passado, quando terminou os Jogos de Pequim na quarta colocação, acredita que a cidade onde mora e treina tem total capacidade de realizar o evento. Natural do Mato Grosso do Sul, a atleta acredita que os benefícios da vinda dos Jogos Olímpicos irão se estender além das fronteiras da cidade maravilhosa.
“Será como no Pan, em 2007, quando o Brasil inteiro pode participar dessa festa esportiva”, completou. Talita acredita ainda que essa vitória será uma motivação a mais para os atletas brasileiros: “Ir a uma Olimpíada já move qualquer atleta, mas disputar em casa seria mais do que especial”.
Para sua parceira, Maria Elisa, a vitória brasileira traria ainda outros benefícios além dos já propagados pelos responsáveis pela candidatura carioca. A jogadora acredita que os Jogos serviriam de impulso para o esporte nacional como um todo.
“Certamente será um grande estímulo para o esporte brasileiro. Os investimentos irão aumentar e todos os atletas terão melhores condições em brigar por resultados internacionais”, analisou.
A dupla espera encerrar essa sexta-feira comemorando três grandes vitórias: dos dois primeiros jogos da etapa do Ceará e da eleição do Rio de Janeiro como cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Talita e Maria Elisa encerram maratona de torneios em Fortaleza
Com tantos torneios disputados, o cansaço pode marcar presença, mas Talita e Maria Elisa querem encerrar esse “ciclo” com o oitavo título da temporada. Vindas do desafio Brasil x Estados Unidos, no Arizona, onde ficaram com a quarta colocação no feminino, as jogadoras estão tendo apenas dois dias em casa antes de embarcar para a disputa nas areias da Praia de Iracema, em Fortaleza. No entanto, o que normalmente seria um contratempo, a chuva que cai a dois dias no Rio de Janeiro pode ter vindo em boa hora.
“O clima aqui no Rio não ajudou muito para os treinamentos, mas em compensação tivemos mais tempo livre para descansar. Isso é bom pra recuperar as energias e ir com tudo para a disputa do título da etapa de Fortaleza”, comenta Talita Antunes.
A jogadora ainda lembra que seu time foi o único a enfrentar esse calendário desgastante por completo, e ressalta a importância de ter participado de tantos torneios logo no primeiro ano de sua nova parceria.
“Eu e a Maria Elisa estamos no nosso primeiro ano juntas. Por isso, quanto mais partidas fizermos, melhor para ajustarmos o nosso jogo. Lógico que já deu tempo para nos conhecermos ao longo desses meses, mas sabemos que ainda temos muito que melhorar”, completou.
A dupla embarca nesta quinta-feira (01/10) para a capital cearense. A estreia na oitava etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia acontece no dia seguinte.
sábado, 26 de setembro de 2009
Talita e Maria Elisa vão disputar o bronze no desafio Brasil x Estados Unidos de Vôlei de Praia
Depois da estreia com vitória, sobre Davis/Johnson (2x1 – 12-21/21-12/15-12), as vice-campeãs do Circuito Mundial acabaram sendo derrotadas pelas outras três parcerias norte-americanas: na segunda rodada foram surpreendidas por Branagh/Youngs (1x2 – 17-21/21-17/12-15), e, hoje, perderam para Walsh/May (1x2 – 21-16/18-21/12-15) e Kessy/Ross (0x2 – 16-21/25-27).
Mesmo com esses resultados o time encerrou a fase como a segunda melhor dupla feminina do Brasil e, conforme o regulamento, enfrenta Kessy/Ross (segunda melhor dupla americana) na disputa pelo bronze. O jogo vale três pontos para a equipe vencedora e pode ser fundamental para o placar geral entre os países. Por isso, as jogadoras esperam conseguir amanhã ter um resultado melhor do que dos últimos jogos.
“Sabemos que o Brasil encerra essa primeira fase atrás do placar e por isso cada ponto amanhã será importante (o vencedor da disputa do terceiro lugar soma três pontos ao seu país, e a dupla vencedora da final soma cinco). Nosso jogo será o primeiro do dia, e vencer ajuda as outras duplas brasileiras que irão jogar depois. Espero que a gente consiga se apresentar melhor do que nos últimos jogos”, comentou Maria Elisa durante a transmissão da AVP TV – onde atuou como comentarista convidada.
A partida, disputada às 13h15m (horário de Brasília), será o sétimo confronto entre as duplas na temporada. Talita e Maria Elisa chegaram ao Arizona com vantagem de 3 vitórias contra 2 de Kessy/Ross, mas com a derrota na fase preliminar viram as atuais campeãs mundiais empatarem o confronto. Agora, esperam deixar o confronto novamente em vantagem e garantir três pontos para o Brasil no placar geral do desafio.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Talita/Maria Elisa garante primeiro ponto feminino do Brasil no Arizona
Jogando contra as americanas Annet/Davis e Jenny/Jonhson, as líderes do ranking brasileiro tiveram dificuldades no início, principalmente para se adaptar à bola, que por ser a da AVP (Circuito Norte-Americano) nunca foi utilizada pelas jogadoras. Com isso, as brasileiras foram derrotadas por 21-12 no primeiro set.
“Sentimos um pouco o cansaço. Estamos vindo de uma sequência grande de jogos e viagens e, além disso, está bastante quente aqui”, comentou Talita, que fez dois aces e quatro pontos de bloqueio no jogo.
Incorporando a responsabilidade de representar o Brasil, Talita e Maria Elisa melhoraram em quadra e garantiram a vitória com uma virada. Além de devolver o placar no segundo set (21-12), garantiram o terceiro ponto brasileiro no torneio – primeiro no feminino – com o placar de 15-12 no tie-break.
“Essa competição é totalmente diferente do Circuito Mundial. Aqui a responsabilidade da vitória é ainda maior, porque cada resultado não é só para a sua dupla, mas sim para o Brasil”, explicou o técnico Abel Martins, acreditando que essa motivação vai ser fundamental para os brasileiros buscarem cada vitória na competição.
Apesar do desgaste do jogo e com o forte calor da cidade de Phoenix, as jogadoras fizeram questão de assistir à estreia de suas próximas adversárias. Nicole Branagh e Elaine Youngs, que perderam a partida de estreia para Juliana/Larissa por dois sets a zero – parciais de 21-11 e 21-15 -, enfrentam o time brasileiro na madrugada deste sábado (26/06), às 0h45min (de Brasília).
As outras duas duplas femininas do Brasil, Ângela/Val e Ana Paula/Shaylyn, acabaram derrotadas, respectivamente, por Walsh/May (2x1 – 21-13/17-21/15-08) e Kessy/Ross ( 2x1 -20-22/21-14/19-17).
domingo, 20 de setembro de 2009
Talita e Maria Elisa conquistam a prata em Teresina
No primeiro set da disputa, Talita e Maria Elisa mantiveram um bom ritmo de jogo e fecharam a partida com 18 a 13. Já o segundo set foi disputado ponto a ponto e mesmo sem muito sucesso no saque, Larissa conseguiu ao lado de Juliana fazer 10 a 9 ficando a frente no placar pela primeira vez durante o jogo. Daí em diante, a dupla Campeã do Circuito Mundial sustentou uma pequena vantagem fechando o jogo a seu favor com 18 a 16.
Como esperado, a decisão da final aconteceu tie break. Juliana e Larissa forçaram o jogo em cima da Maria Elisa. O set foi marcado por boas disputas de rally. Vantagem para o time adversário, que fechou a disputa em 15 a 11.
“Juliana e Larissa são jogadores de alto nível. Qualquer deslize nosso pode ser determinante. Sabíamos que o jogo não seria fácil. Nunca é. Nos conhecemos muito bem, cada atleta sabe o ponto fraco e forte da outra. Duas viradas de bolas no tie break que nossa dupla não realizou nos prejudicou bastante. Não adianta pensar na derrota. Agora é focar na próxima etapa, analisar os erros, buscar mais acertos e seguir lutando pela conquista do título de campeãs da disputa nacional.”, afirma Maria Elisa.
“Cometemos algumas falhas, mas conseguimos manter nosso volume de jogo e estamos querendo acertar cada vez mais para levarmos o título de Campeã Brasileira. Não tenho o que reclamar dos resultados com minha dupla, mas é claro que o ouro teria sido bem vindo. Somos uma das duplas convidadas a representar o Brasil no desafio contra os Estados Unidos organizado pela AVP. Estou muito feliz com esse convite. É um reconhecimento ao trabalho desenvolvido desde janeiro.”, comenta Talita.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Talita e Maria Elisa não desanimam com título de Juliana e Larissa
“A Juliana e Larissa estão de parabéns, mas o título delas não vai tirar o nosso foco nessas partidas que restam. Procuramos fazer o melhor possível em qualquer etapa, e não será diferente em Barcelona”, afirma Maria Elisa.
Talita e Maria Elisa estão bastante satisfeitas com o vice-campeonato do Circuito Mundial - que também já está assegurado - logo no primeiro ano da dupla. As jogadoras lembram que o objetivo no início da temporada era bem mais modesto, e acreditam em voos ainda mais altos no futuro.
“Começamos a temporada querendo apenas ficar bem no ranking, mas as oportunidades foram aparecendo e, com isso, lógico que a gente queria mais. Como primeiro ano, acho que está de bom tamanho esse vice-campeonato. Nosso time ainda precisa melhorar em muitas coisas. Vamos acertar tudo isso com o tempo”, declara Talita.
A dupla começou o segundo dia de disputa da etapa de Barcelona vencendo as holandesas Van Iersel e Keizer, nas oitavas de-final, por dois sets a zero (21-18/21-12), em 35 minutos. No mesmo tempo, bateram as campeãs mundiais April Ross e Jennifer Kessy, dos Estados Unidos, também por 2 a 0 (21-17/21-8).
“Ficamos muito felizes com a nossa atuação, estamos em uma sequência muito boa. Sinceramente, não esperávamos esse resultado elástico contra Ross e Kessy, até porque havíamos perdido nas duas últimas vezes que nos enfrentamos”, revela Talita.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Talita e Maria Elisa estão nas oitavas-de-final em Barcelona
No primeiro jogo, as vice-líderes do ranking mundial derrotaram as espanholas Benigna Fernandez e Catalina Pol Borras por dois sets a zero (21/14 e 21/12), em 32 minutos. Em seguida, passaram pelas alemãs Katrin Holtwick e Ilka Semmler também em dois sets (21/16 e 21/13), com 35 minutos de partida.
"O cansaço pelo fim da temporada está sendo ainda maior em Barcelona por causa da areia fofa, mas conseguimos jogar bem mesmo assim. Nossa virada de bola foi muito boa e vamos procurar mantê-la contra as holandesas, que jogam em alta velocidade”, disse Talita.
sábado, 5 de setembro de 2009
Talita e Maria Elisa chegam à mais uma final
Depois de um longo caminho – devido à repescagem -, a dupla Talita e Maria Elisa chega à final da 6ª etapa do Circuito Banco do Brasil em Belém. Hoje (05.09), foram quatro jogos com quatro vitórias. A partida que levou Talita e Maria Elisa à briga ao ouro foi contra Ângela e Vivian com parciais de 18/16 e 18/14.
As vice-líderes do campeonato enfrentam amanhã, domingo, às 9h, Renata e Val. Essa será a quarta disputa por um título em etapa do Circuito Banco do Brasil 2009 entre as duplas. Talita e Maria Elisa venceram em Balneário Camboriu (SC) e em Santa Maria (RS) acumulando 1.720 pontos contra 1.800 da dupla adversária.
“O dia foi de superação para nossa equipe. Perdemos um jogo ontem (sexta-feira) o que complicou nossa vida, mas viramos a página e encaramos o desafio de frente. Entramos em quadra muito mais concentradas, focadas e determinadas a deixar o cansaço e desgaste do Mundial de lado. Nossa disposição em não cometer os mesmos erros de ontem fizeram a diferença. Foram jogos difíceis, mas mostramos o poder de superação da dupla”, comenta Talita.
Segundo Filipe Bertozzi - auxiliar técnico da dupla que acompanha as atletas na etapa de Belém –, o caminho foi longo até a disputa da final, mas serviu para ajustar detalhes e pegar mais contato com a bola nova, que é mais leve.
“Espero manter nosso bom saque, que funcionou bem hoje (sábado) e manter nosso ritmo de jogo. A partida não será fácil. Todas nós nos conhecemos muito bem, mas eu e Talita estamos bem focadas”, declara Maria Elisa.
O jogo será transmitido pela CBV no link - http://www.cbv.com.br/cbv2008/cbbvp/aovivo.asp a partir das 9h.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Talita e Maria Elisa vão disputar a repescagem em Belém (PA)
O dia começou para Talita e Maria Elisa com um jogo diante de Aline e Carol Aragão, vencido tranquilamente por 2 sets a 0 (18-15/18-8). Porém, contra Neide e Bárbara Seixas, o desgaste físico pelas seguidas etapas do Circuito Mundial acabou pesando, e as adversárias conseguiram a vitória por 2 a 0 (18-13/18-16).
“Entramos bem concentradas no primeiro jogo, mas sentimos o cansaço e não conseguimos repetir a dose no segundo. O time adversário sacou melhor e virou mais bolas. Elas também mudaram a estratégia, sacando mais na Talita”, declarou Maria Elisa.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Talita e Maria Elisa voltam as atenções para o Circuito Banco do Brasil
“Enquanto tivermos chances, não abandonaremos o Circuito Mundial. Mas abrimos o leque e agora vamos focar também no Circuito Banco do Brasil. Já ganhamos duas etapas e acredito que as chances de um título no fim do ano são muito boas”, diz Talita.
domingo, 30 de agosto de 2009
Talita e Maria Elisa voltam pra casa com a prata
No dia em que Talita completou 27 anos, sua dupla começou vencendo o duelo caseiro contra Ângela/Vivian. A semifinal, que teve 40 minutos de duração, foi vencida por Talita/Maria Elisa com parciais de 21-18 e 21-16. Porém, na decisão pelo ouro e outro duelo contra uma dupla brasileira não obtiveram o mesmo resultado: perderam para Juliana/Larissa por 2x0 (21-16/21-15).
Mesmo derrotadas e com a perda da liderança do ranking mundial para as campeãs na Holanda, Talita e Maria Elisa fizeram um balanço positivo dessa temporada fora de casa.
“Fomos pro Mundial pra ajustar nosso jogo e tentar nos manter entre as três duplas brasileiras que disputam direto o main draw. Depois de dois meses voltamos com resultados acima da nossa expectativa. Por isso, é óbvio, que estamos felizes com o que fizemos até aqui”, analisou a aniversariante Talita.
Mas, as vice-líderes do ranking mundial querem mais pras próximas semanas. Já a partir da próxima sexta-feira (04/09) Talita e Maria Elisa disputam a sexta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, em Belém (PA).
“Estamos em segundo lugar no ranking brasileiro e queremos brigar pelo título. Por isso, mesmo com essa etapa entre duas aqui na Europa – na semana seguinte à Belém a dupla disputa o Aberto de Barcelona - decidimos voltar para lutar por esses pontos importantes”, explicou Maria Elisa.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Talita e Maria Elisa vencem e terão duelo caseiro na semifinal em Haia
Debaixo de um forte vento, constante nesses dias de torneio na cidade holandesa, Talita e Maria Elisa tiveram a revanche frente às gregas Arvaniti/Tsiartsiani, suas algozes na etapa de Brasília, no último mês de abril. Em trinta e oito minutos, venceram o jogo por dois sets a zero (parciais de 21-18 e 21-17) e se classificaram à semifinal da competição.
“Tivemos um pouco melhor no saque do que elas, mas o que nos deu a vitória foi nosso controle de bola, que com esse vento é fundamental”, analisou o técnico da dupla brasileira, Abel Martins.
Neste sábado (29/08) - dia do aniversário de Talita -, as atuais líderes do ranking mundial terão uma jornada dupla. O primeiro desafio, às 6h (de Brasília), válido pela semifinal, será um duelo caseiro contra Renata/Val ou Ângela/Vivian, que se enfrentam três horas antes, em partida adiada por causa da forte chuva e dos raios que castigaram Haia na noite desta sexta. Superando as compatriotas, Talita espera, na sequência, comemorar os seus 27 anos conquistando o quinto título da temporada internacional.
“Com certeza fazer um jogo antes é ruim por causa do desgaste, mas elas também podem vir embaladas. De qualquer forma, nossa semifinal será muito difícil. Todos os times brasileiros jogam em alto nível e, por isso, precisamos estar 100% para garantir vaga em mais uma final.”, diz Talita.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Sem precisar jogar, Talita e Maria Elisa se classificam às quartas-de-final
Beneficiadas pela desistência do time norueguês Nila/Ingrid, as brasileiras enfrentam nessa sexta (28/08) as gregas Arvaniti/Tsiartisiani. O jogo, que vale vaga na semifinal da competição, poderá ser uma revanche para Talita/Maria Elisa, já que o único confronto entre as duplas até agora foi o que eliminou as brasileiras da etapa de Brasília.
“As gregas sacam muito bem e, como está ventando aqui, isso se torna uma arma poderosa. Assistimos o jogo contra a Ângela/Vivian e pude observar algumas jogadas”, comentou o técnico Abel Martins.
Por isso mesmo, Abel aproveitou o dia de folga para dar treino. O técnico lançou mão das observações feitas do jogo das adversárias e, durante o treino, focou em fundamentos específicos.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Estreia impecável coloca Talita/Maria Elisa nas oitavas na Holanda
O primeiro jogo foi um duelo caseiro. Estreando contra Neide/Bárbara Seixas, Talita e Maria Elisa precisaram de trinta e seis minutos para vencer as adversárias por 2 sets a 0 (parciais de 21-14 e 21-11), além do forte vento que chegou à arena no momento do jogo. Na sequência, conseguiram a quarta vitória na temporada sobre as belgas Van-Breedam/Mouha, também por 2 a 0 (21-18/21-15), mantendo a invencibilidade no confronto entre as duplas.
“Jogamos bem as duas partidas. Mesmo no início do segundo jogo, quando erramos algumas viradas de bola, mantivemos a calma e conseguimos virar o placar”, analisou Maria Elisa.
Para chegas às semifinais e seguir na disputa do título da etapa sem precisar da repescagem, Talita e Maria Elisa esperam terminar a próxima quinta-feira (27/08) com mais duas vitórias. O primeiro desafio será contra as norueguesas Nila/Ingrid, contra quem venceram os três jogos disputados até agora.
“Espero manter essa invencibilidade, assim como fizemos hoje. Mas todo jogo no Circuito Mundial é sempre um desafio, e precisamos nos manter focadas”, completa Maria Elisa.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Talita busca o ouro na Holanda como presente de aniversário
“Ganhar é sempre bom, não importa o dia. Mas é claro que se puder começar meu aniversário com um título será ainda mais especial”, comenta a jogadora.
No entanto, para alcançar a decisão e poder lutar pelo título, Talita e sua parceira, Maria Elisa, terão que vencer no mínimo cinco jogos. A estreia acontece nesta quarta-feira (26/08), contra as compatriotas Neide e Bárbara Seixas, às 10h (de Brasília). Apesar de o time adversário ter vindo do qualifying, e do histórico do confronto ser totalmente favorável (duas vitórias em dois confrontos), as líderes do ranking mundial esperam uma partida equilibrada.
“É uma dupla nova, mas que já tem bons resultados. Nesse torneio, venceram duas duplas brasileiras fortes no country-quota e passaram bem pelo qualifying. Certamente vai ser um jogo duro, como sempre é entre brasileiras”, completa Talita.
domingo, 23 de agosto de 2009
Talita e Maria Elisa se recuperam e conquistam o bronze em Aland
Dominando a partida, a dupla Talita/Maria Elisa não teve dificuldades em conquistar a terceira vitória no histórico do confronto contra as compatriotas. Mantendo a invencibilidade contra as atuais campeãs do circuito mundial, precisaram de quarenta e dois minutos para garantir o bronze com a vitória por dois sets a zero – parciais de 21-15 e 21-18.
“Ontem erramos muitas viradas de bola. Hoje, conseguimos manter o ritmo que estávamos tendo no torneio e vencemos”, analisou Talita Antunes. Para a jogadora a vitória sobre Ana Paula e Shelda foi um resultado positivo: “Ganhar de uma dupla brasileira é sempre complicado, porque nos conhecemos muito. E, além disso, essa vitória nos deu mais uma medalha”.
O resultado garantiu à dupla a 12ª semana na liderança do ranking mundial. Mesmo com o ouro conquistado por Juliana/Larissa – que venceram Ross/Kessy por 2x0 na final – Talita e Maria Elisa continuam na primeira posição do tour mundial com 6.600 pontos.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Talita e Maria Elisa vão brigar pelo bronze na Finlândia
Sem manter o mesmo ritmo que vinha apresentando no torneio – foram quatro vitórias sem perder um set até o jogo de hoje – a dupla Talita/Maria Elisa teve dificuldades contra as americanas. No primeiro set, apesar de empatar em diversos momentos, as brasileiras não conseguiram ficar a frente do placar sendo derrotadas por 21-16. Na parcial seguinte, mesmo com o começo desfavorável (0-6), Talita e Maria Elisa conseguiram reagir e chegaram a estar com apenas um ponto de desvantagem (18-19). Mas, no final nova vitória de Ross/Kessy por 21-18.
Apesar do resultado negativo, a dupla promete entrar amanhã (22/08, às 9h, horário de Brasília) em quadra com a mesma garra de uma disputa final. Para alcançar o terceiro bronze da temporada internacional, Talita e Maria Elisa terão de manter a invencibilidade no confronto contra as compatriotas Ana Paula/Shelda – foram três vitórias por 2x0 até agora.
“Dessa vez temos um dia para nos prepararmos para a disputa do bronze (nas etapas anteriores a semifinal e final foram no mesmo dia). Agora é esquecer esse jogo, corrigir os nossos erros e lutar por esse bronze que é muito importante para a nossa dupla”, analisou Talita.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Com mais duas vitórias, Talita e Maria Elisa estão na semifinal em Aland
O dia começou com um triunfo sobre as norte-americanas Akers/Turner por 2 sets a 0 (21-16/21-15), em 35 minutos. Depois, no jogo válido pelas quartas-de-final, Talita e Maria Elisa tiveram um duelo caseiro contra as veteranas Ana Paula e Shelda, e dominaram a partida. Aproveitando bem os contra-ataques, precisaram de 34 minutos para garantir vaga na semifinal com outra vitória por 2 sets a 0 (21-13/21-14).
“Jogamos bem as duas partidas. Conseguimos melhorar nosso aproveitamento de contra-ataque nessa etapa e isso vem nos ajudando muito a conquistar cada vitória”, afirmou Talita.
Prova disso é que Talita/Maria Elisa é a única dupla que não perdeu nenhum set no torneio finlandês. Mesmo assim, as jogadoras sabem que terão um duelo duro para garantir vaga na decisão da etapa, nesta sexta-feira (21/08), às 13h (de Brasília). As adversárias saem da repescagem, no jogo entre as alemãs Goller/Ludwig e a dupla vencedora do jogo entre as americanas Akers/Turner e Ross/Kessy.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Talita e Maria Elisa mantêm série invicta e estão nas oitavas na Finlândia
A primeira partida foi contra a dupla Blundell/Scarlett, da Nova Zelândia, e a vitória veio em 35 minutos com as parciais de 21-16 e 21-17. No jogo seguinte, uma vitória ainda mais fácil. Dominando o jogo com um bom aproveitamento de saque – foram sete aces – Talita e Maria Elisa conquistaram a segunda vitória, em 34 minutos, com as parciais de 21-11 e 21-17.
“É sempre bom começar com vitórias no primeiro dia. Ainda mais sobre o time suíço, que nos venceu na etapa do Brasil”, comentou Talita.
Com esse resultado, a dupla soma agora nove partidas invictas – a última derrota foi na semifinal da etapa de Stare Jablonki (Polônia). Para manter esse aproveitamento, as líderes do ranking mundial esperam passar às quartas-de-final vencendo, nesta quinta-feira (19/08), o confronto contra as norte-americanas Akers/Turners, às 6h (de Brasília).
“Elas são fortes e eficientes no ataque. Por isso, precisamos nos concentrar na nossa virada de bola”, analisou a sul-mato-grossense Talita. No único jogo entre as duas duplas, na semifinal da etapa de Osaka (Japão), vitória das brasileiras por 2 sets a 0, parciais de 21-15 e 21-11.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Liderança do Circuito Mundial não ilude Talita e Maria Elisa
Mesmo assim, as jogadoras continuam mantendo o objetivo traçado no começo do ano. Por ser a primeira temporada em que atuam juntas, Talita e Maria Elisa acreditam que 2009 servirá para ajustar o jogo da dupla, e ainda que os resultados obtidos sirvam como estímulo, não podendo mascarar o que precisa ser melhorado.
“Lógico que estamos satisfeitas com os resultados. Porém, o mais importante agora é melhorar a cada jogo”, comenta Talita. A jogadora acredita que buscar esse aprimoramento é fundamental sempre: “O dia que acharmos que está tudo perfeito é quando precisaremos nos esforçar mais para melhorar. Esse é o segredo de quem quer atingir seus objetivos”.
Detectar onde melhorar é mais complicado ainda quando se atinge um resultado tão positivo em pouco tempo. Por isso, o técnico da dupla sempre prefere conversar com as atletas após uma vitória do que em uma derrota.
“Normalmente, quando se perde um jogo fica fácil ver onde erramos. O difícil é na euforia da vitória conseguir enxergar o que precisa ser melhorado. Além disso, depois de uma derrota, sempre se está com a estima baixa, por isso prefiro guardar o que observei e falar em um momento melhor”, explica Abel Martins.
Foi o que aconteceu no treino desta terça-feira (18/08). Depois do título da etapa de Kristiansand (Noruega), no último fim de semana, o técnico cobrou de suas jogadoras um melhor aproveitamento no passe. Para Abel, essa foi a principal falha do seu time, mesmo com a conquista.
“Nessas horas fica mais fácil elas assimilarem o que estou falando, porque não estão chateadas com o resultado”, afirma, fazendo questão de elogiar a compreensão de suas jogadoras: “É necessário ter maturidade para entender cobranças após um ouro”.
Com a estima em alta e as cobranças assimiladas, Talita e Maria Elisa prometem entrar em quadra nesta quarta-feira (19/08) lutando por mais um bom resultado. A dupla disputa nesta semana a etapa de Aland (Finlândia) do Circuito Mundial.
“Nossa dupla sempre entra em uma etapa com o objetivo de disputar as finais, mas sabemos o quanto o Circuito Mundial é disputado. Por isso, nos preocupamos com um jogo de cada vez, e em todos procuramos fazer o nosso melhor”, diz Maria Elisa.
sábado, 15 de agosto de 2009
Talita e Maria Elisa vencem em Kristiansand e ampliam vantagem no ranking mundial
“Eu gosto muito daqui. Me sinto bem e isso traz uma energia boa”, comemorava a bi-campeã Maria Elisa. Para a jogadora a cidade sempre será um lugar especial.
Para chegar ao título, Talita e Maria Elisa precisaram vencer seus dois jogos de hoje. No primeiro, debaixo de chuva, as brasileiras venceram as donas da casa Nila/Ingrid. Com a primeira parcial impecável (Talita/Maria Elisa abriu 04-01 logo no início), as líderes do ranking mundial não tiveram dificuldades em fechar com 21-14. Já no segundo set, depois de estar perdendo por 07-10, as campeãs da etapa norueguesa viraram o placar e fecharam o jogo em um contra-ataque de Maria Elisa (21-19).
Na disputa pelo ouro, o jogo parecia que seria tranqüilo novamente. Mas, depois do primeiro set – quando venceram por 21-14 – Talita e Maria Elisa acabaram perdendo seu primeiro set na competição para as irmãs Schwaiger (21-18). Em um tie-break emocionante, com as duas duplas se alternando a frente do placar, melhor para as brasileiras que fecharam o jogo com 15-12, em um erro de ataque das austríacas.
A conquista solidificou ainda a dupla como líder do ranking mundial. Com os seiscentos pontos conquistados, Talita e Maria Elisa somam agora 6.120 e se mantêm a onze semanas no primeiro lugar do ranking.
“É bom saber que estamos tanto tempo nessa posição, ainda mais no primeiro ano da dupla. Isso serve como motivação, mas nosso principal objetivo essa temporada é ajustar nosso jogo”, comentou Talita.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Talita e Maria Elisa vencem ex-parceiras e estão na semifinal em Kristiansand
Disputada em trinta e oito minutos, a partida foi bastante equilibrada. Com as parciais de 21-19 e 24-22, as líderes do ranking mundial Talita e Maria Elisa mantiveram o retrospecto na competição e conquistaram a quarta vitória consecutiva sem perder um set.
“O jogo foi bastante disputado. Nos conhecemos muito bem (as adversárias são as ex-parceiras de Talita/Maria Elisa) e isso torna o jogo tenso. Além disso, era uma partida que valia muito: vaga na semifinal e, ainda, escapar do jogo da repescagem contra as vencedoras de Montagnolli/Hansel e Juliana/Larissa”, comentou Maria Elisa.
Satisfeita com o resultado, a jogadora enfrenta amanhã, às 6h30min de Brasília, as donas da casa Nila/Ingrid. Para conquistar o bi-campeonato em Kristiansand, Maria Elisa, ao lado de Talita, precisará vencer os dois jogos desse sábado (15/08). E a jogadora promete brigar pelo título.
“Gosto muito desse lugar. Ganhei aqui minha primeira etapa de Circuito Mundial e isso me traz uma energia boa. O clima da cidade é ótimo e a torcida é animada. Tudo isso me faz crescer em quadra. Espero que amanhã isso também me ajude”, completou.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Kristiansand assistirá duelo entre campeãs de 2008
Por isso mesmo, o jogo desta sexta-feira promete muitas emoções. Será a sexta vez que as ex-parceiras se enfrentam, e apesar de estar com o histórico do confronto a seu favor (quatro vitórias e uma derrota), Maria Elisa acredita em uma partida bastante equilibrada.
“Qualquer jogo entre brasileiras é sempre complicado porque nos conhecemos muito bem. Esse jogo, então, os dois times se conhecem em detalhes. Temos que entrar concentradas e errar o menos possível”, comentou.
Para chegar às quartas-de-final da etapa de Kristiansand, Maria Elisa e sua atual parceira, Talita, venceram os três jogos anteriores sem perder um set. O último, hoje, foi contra as britânicas Mullin/Dampney (21-17/21-13). Já Renata/Val, apesar da invencibilidade em jogos, acabaram perdendo um set na segunda rodada. Mesmo assim, chegaram à quarta rodada com uma vitória por 2 sets a 0 (21-18/21-17) sobre as italianas Gioria/Momoli.
Quem vencer o duelo brasileiro assegura vaga na semifinal da competição. A dupla derrotada ainda poderá chegar ao final four através da repescagem. Mesmo caso de Juliana/Larissa, que perderam por 2 sets 0 (21-17/21-13) para as irmãs austríacas Schwaiger, e Ângela/Vivian, que avançaram na chave dos perdedores vencendo as holandesas Mooren/Wesselink (2x0 – 21-17/21-13) e as suíças Kuhn/Zumkehr (2x0 – 21-19/21-16).
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Talita e Maria Elisa não dão chance às adversárias e estão nas oitavas-de-final
A estreia foi contra as donas da casa Aas/Bjorkesett. Dominando o jogo desde o início, Talita e Maria Elisa atropelaram as norueguesas com o placar de dois sets a zero, parciais de 21-13 e 21-12. Na sequência, outra vitória sem grandes dificuldades, desta vez sobre as suíças Forrer/Schmocker, também por dois a zero – 21/17 e 21-14.
“Jogamos muito bem hoje (quarta-feira). Teoricamente, esses primeiros jogos são fáceis, mas é preciso entrar em quadra e confirmar isso. Já vimos muito time bom sendo surpreendido. Não se ganha jogo antes do apito do juiz”, comentou Talita.
É com esse pensamento que a dupla parte para mais dois jogos nesta quinta-feira (13/08). Só que desta vez as adversárias prometem dar mais trabalho. Nas oitavas-de-final, Talita e Maria Elisa terão pela frente as britânicas Mullin/Dampney, que bateram as brasileiras Vivian/Ângela na segunda rodada. Se vencerem, há a possibilidade de enfrentarem Renata e Val, suas antigas parceiras. Se isso ocorrer, Kristiansand irá ver frente a frente as duas campeãs da etapa em 2008: Maria Elisa e Val.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Maria Elisa busca o bi-campeonato em Kristiansand
“É muito bom chegar a Kristiansand e lembrar o ano passado. Aquela conquista foi emocionante e com certeza servirá de estímulo para esse ano. Gosto da cidade, gosto da torcida, e o evento promete ser muito bacana. Quero sair com outro título, desta vez com outra parceira”, declara a atleta.
Com três etapas do Circuito Mundial conquistadas e na liderança do ranking, Maria Elisa chega a Kristiansand este ano de uma maneira bem diferente de 2008. Se naquela época o principal objetivo era adquirir experiência internacional, agora ela almeja conquistar mais um bom resultado na temporada.
“O meu objetivo mudou. No ano passado, cheguei a Kristiansand apenas para aprender e descobrir como funcionava o Circuito Mundial. Hoje eu quero firmar o que aprendi e continuar tendo bons resultados com a Talita. Isso não quer dizer que eu já saiba tudo, ainda estou aprendendo muito, mas com certeza estou mais madura”, afirma a jogadora.
Sua dupla estreia na etapa de Kristiansand do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2009 nesta quarta-feira (12/08), às 7h (de Brasília), contra as norueguesas Aas/Bjørkesett.
sábado, 8 de agosto de 2009
Talita e Maria Elisa ficam com o bronze em Stare Jablonki
Foi justamente um confronto entre as duas primeiras duplas do ranking que abriu o dia na cidade polonesa. Em jogo válido pela semifinal, Talita e Maria Elisa venceram o primeiro set por 21-14, e estavam vencendo o segundo por 12-08, mas sofreram a virada. Com 21-19 no segundo set e 15-09 no tie-break, Juliana e Larissa venceram o duelo brasileiro e se classificaram à final.
“Ainda não absorvemos o que aconteceu. Um jogo entre as duas duplas é sempre disputado, mas perdemos um jogo que estava em nossas mãos”, comentou Talita.
Mesmo com a derrota, Talita e Maria Elisa souberam reagir para buscar o bronze. Em novo duelo entre brasileiras, as líderes do ranking mundial devolveram a derrota sofrida nas quartas-de-final frente Ânegla/Vivian. Dominando o jogo, a dupla Talita/Maria Elisa não teve dificuldade em fazer 2x0, com parciais de 21-18 e 21-13.
“Tivemos que em menos de uma hora esquecer a semifinal, esquecer a derrota pra elas (Ângela/Vivian) ontem e entrar em quadra pra brigar por essa medalha. Se podemos tirar algo de positivo nesse dia, certamente foi esse nosso poder de recuperação”, destacou a sul-mato-grossense.
O próximo desafio será a partir de quarta-feira em Kristiansand. Essa será a segunda vez que o Circuito Mundial passa pela Noruega. Na primeira, quando Stavanger recebeu a Copa do Mundo, Talita e Maria Elisa ficaram com o bronze. A cidade traz ainda boas lembranças para Maria Elisa, que conquistou lá, no ano passado, o seu primeiro título do Circuito Mundial, ao lado de sua ex-parceira Val.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Talita e Maria Elisa estão na semifinal da etapa da Polônia
Na primeira partida do dia, pelas quartas-de-final, Talita e Maria Elisa foram surpreendidas pelas compatriotas Ângela e Vivian. Em 41 minutos, as brasileiras que vieram do qualifying venceram por 2 sets a 0, parciais de 21-18 e 21-17, e asseguraram antecipadamente uma vaga na semifinal.
“Não conseguimos manter o nosso padrão de virada de bola. Elas fizeram um bom jogo e acabamos não conseguindo reverter essa situação desfavorável”, analisou o técnico Abel Martins após o jogo.
Para Talita e Maria Elisa restava, então, disputar a repescagem. E no confronto que definiu outra vaga nas semifinais da etapa polonesa, as brasileiras tiveram pela frente as austríacas Montagnolli e Hansel, suas algozes no Grand Slam de Klagenfurt (Áustria), na semana passada. Porém, desta vez, Talita e Maria Elisa conseguiram impor seu ritmo de jogo, e com duplo 21-15 asseguraram a permanência no torneio.
“As duas duplas jogaram bem, mas estávamos bem ligados na defesa e tivemos maior volume de contra-ataques. Nesse jogo, não erramos as viradas de bola, com isso construímos o placar”, completou o técnico Abel Martins.
Para alcançar a decisão, as atuais líderes do Circuito Mundial terão que vencer o duelo caseiro contra Juliana e Larissa, neste sábado (08/08). No último confronto entre as duplas, na final do Grand Slam de Gstaad (Suíça), vitória de Talita e Maria Elisa por 2 sets a 1.